TyeYona escreveu: Vc só esqueceu que existem adolescentes que precisam trabalhar para compor renda para casa. É difícil trabalhar e estudar ao mesmo tempo.
1) Existem pessoas menos abastadas que não vivem bem, mas que conseguem ter o "luxo" de não colocar o filho pra trabalhar pra compor a renda da casa. Essas famílias então possuem mobilidade social? Você admite isso?
2) Sempre tem um espaço de tempo que a pessoa pode usar para estudar, e tem os finais de semana que podem ser usados com esse fim. Não estou dizendo que é um mundo maravilhoso e que ele tem chances iguais ao garoto que ao invés de trabalhar está fazendo um pré-vestibular, apenas que é possível.
Eu devo conhecer umas 5 pessoas que trabalham durante a escola e que conseguiram estudar pro Enem do ano passado, mulher. Algumas com condições melhoras q outras, porque vai de trabalho pra trabalho.
3) MESMO sendo possível, eu não acho que isso está certo. Justamente por isso eu disse que o dever do Estado é ampliar o piso de oportunidade.
Se a educação pública for boa, de qualidade: será que esse garoto não vai ter melhores condições de passar numa bolsa pra entrar num colégio público/particular de qualidade? De estudar pra vestibular no futuro?
E, obviamente, o poder de compra do brasileiro precisa crescer, pra minimizar o caso onde adolescentes são forçados a trabalhar (muitos não são forçados, por sinal) pra ajudar em casa.
Não é como se isso não tivesse precedentes. Existem diversos países que são bons nesses aspectos: Singapura, Dinamarca, Suécia, até os próprios EUA.
Vc teria razão se existisse meritocracia.
Existe meritocracia, porém você não sabe o que é meritocracia. Justamente por não saber o que é meritocracia, você acha que a existência de "ricos" e "heranças" contradizem a concepção meritocrática.
Elas não contradizem. A meritocracia se trata de um sistema político onde há a possibilidade de evolução com base em conquistas individuais. Porém, se a meritocracia te permite ter sucesso e você enriquecer graças a ela, logicamente a sua família gozará das suas conquistas.
NUNCA a meritocracia se propôs a ser um sistema político onde todos possui chances e vantagens iguais com base puramente no mérito. O problema de vocês é que vocês acham que o mundo é um morango.
Tudo tem que ser do jeito que vocês querem, do jeito que vocês idealizam, do jeito perfeito. O mundo não funciona assim, não vai funcionar, e nunca funcionou.