L⍱scivi⍱ escreveu: É um debate bastante complexo e, por vezes, inconclusivo. Começa que as técnicas ilusórias são, e continuarão sendo, um campo muito nublado e desconhecido, a qual até hoje não se têm um concesso sobre a sua real mecânica de funcionamento e as características que o fazem menos ou mais efetivo contra X ou Y: [Genjutsus - Uma discussão sobre sua aplicação, funcionamento e quebra]. A maioria das discussões em relação ao ramo de Genjutsu partem de achismos pessoais, como um bom controle de chakra ou alta estamina lhe dando algum tipo de resistência a técnicas ilusórias, o que carece de bases sólidas dentro da própria obra.
Faz todo sentido isso que você disse, até porque é como se o Kishimoto tivesse criado as 3 categorias(ninjutsu, taijutsu e genjutsu) porém ele só explorou Ninjutsu e Taijutsu enquanto Genjutsu ficou com diversas brechas e incógnitas, onde não temos situações e acontecimentos suficientes para comprovar a eficácia ou ineficácia do mesmo.
Foi como se taijutsu e ninjutsu fossem coisas "anuláveis" ou que podem ser "evitadas" por outros da mesma categoria, entretanto genjutsu possui uma grande série de critérios que
não são 100% definidos como verdade(
podendo mudar de situação para situação) e quando colocamos o sharingan e Itachi em jogo isso fica muito mais complexo ainda, já que genjutsus geralmente já são "enigmáticos", com ele sendo o maior usuário e com a maioria dos usuários sendo "fracos" e "sem feitos" contra esse poder, ficam simplesmente a mercê de argumentos a favor dele.
Não que seja errado, mas sendo assim não tem sentido criar comparações, se ao primeiro relance de olhar os argumentos irão ser invalidados, se não tem como enfrentar, se não tem como lidar, porque o autor não deixou isso mais claro na prática, algum dos lados está errado, por isso criei o tópico.
L⍱scivi⍱ escreveu: Ok...! Mas o que se define como "poder superior" na concepção do Kishimoto?! O Orochimaru detém um dos chakra mais poderosos da série [1], sendo o principal responsável por restringir a alma de múltiplos Edo Tensei de níveis altíssimos. As Bijū são massas de chakra, poder e ódio [2]. O Sennin Mōdo preenche o corpo do usuário com um chakra altamente qualitativo lhe trazendo um aumento drástico em todas as suas estatísticas, o que combinado com o chakra já altamente qualitativo do Orochimaru, tornou o Kabuto um dos personagen mais poderosos em termos de qualidade de chakra e ninjutsu. O Deidara possuía uma qualidade de chakra superior e mais elevada que se transformou no despertar de uma Kekkei Genkai. Todavia, nenhum deles apresentou imunidade ou alta resistência a técnicas ilusórias.
Na verdade pode ter relação com o controle de chakra, ninjas como os Hyuugas são excelentes no controle de chakra justamente porque conseguem controlar perfeitamente o seu fluxo de chakra, inclusive influenciar o fluxo de chakra inimigo, até mesmo ninjas com habilidades de nascença como a Sakura e Tsunade que nasceram com esse controle perfeito poderiam ser exemplos de ninjas que podem interromper esse fluxo de chakra(não necessariamente de um sharingan).
Mas pode ser uma teoria.
PesteNoire000 escreveu: Muito bem dito. Mas depois de uma decada de debate sobre a mecanica do Genjutsu, todos os grandes analistas que ja encontrei ate hoje - incluso Heimdall e até eu hahahaha - chegam em tres pontos chaves: 1) nao tem envio de chakra [Yin bruto] ao alvo; 2) alguma coisa é liberada no cerebro e no sistema nervoso (tabu) no processo de interpretaçao do estimulo sensorial; 3) o alvo nao fica necessariamente conectado com o usuario. Mas uma outra coisa ultra interessante, é que ninguem consegue encaixar o fator "poder" ou "qualidade do chakra" na mecanica do Genjutsu. Ninguem sabe exatamente qual o papel desse fator no Genjutsu. Mas é fato que é uma palavra chave no funcionamento dessas tecnicas.
Isso me cheira a algo feito propositalmente pelo autor ou simplesmente uma falha de roteiro onde ele não conseguiu transparecer corretamente para o público como fez com ninjutsu e taijutsu, com isso fica um desbalanceamento significativo em comparações, pelo menos eu acho isso.
ShinobinoKami escreveu: O que qualquer ninja inteligente faria contra o Genjutsu Sharingan é exatamente o que o Zabuza fez assim que entendeu a técnica: desenvolver um método para não ser pego. Até o "idiota" Naruto pensou em um método para evitar o Doujutsu. O problema é que o oponente, se for inteligente, vai simplesmente desenvolver um jeito de usar esse método contra o próprio adversário, a grande ameaça do Itachi é exatamente essa, ele é muito inteligente.
Mas isso acaba não se tornando algo GERAL entre os uchihas, até porque o Sasuke nunca acabou uma luta com o Naruto com um genjutsu, sendo que ele poderia pelos motivos:
Naruto sempre foi péssimo em genjutsu e
Não tinha controle da biju, era genjutsu e finalizar.
Porém essa tática sempre é imposta quando se tem uma comparação com o Itachi, que sim é MUITO inteligente, inclusive deve ser top 3 facilmente(
se não for top1), entretanto NEM MESMO ele fez isso na maioria das vezes, em alguns momentos ele simplesmente podia se livrar de tudo simplesmente com genjutsus do sharingan, inutilizar Kurenai e Asuma, genjutsu no Jiraiya, principalmente porque o intuito era
não chamar a atenção.
Orochilherme escreveu: "Experiência contra Uchiha" não é um argumento válido na minha visão.
Sei que isso não é o melhor argumento, mas não é simplesmente uma experiência é quase uma vida toda lidando com uchihas no caso do Tobirama, e ainda assim os maiores uchihas e com magekyou, não é simplesmente algo a se ignorar, fora que ele é o único personagem da obra que descobriu e desvendou vários segredos e funcionalidades do doujutsu sem ser do clã uchiha.
Eu acho que é um argumento válido
até certo ponto, até porque experiência é um atributo tão importante quanto inteligência no mangá, isso se não for o maior atributo:
Experiência foi essencial em vários momentos da obra:
-
Sakura e Chiyo Vs. Sasori (conhecimento da Chiyo)
-
Naruto Vs. Kakuzu (experiência que o Naruto adquiriu com clones)
-
Sasuke Vs. Deidara (Deidara lidando com genjutsu por ter experiência com Itachi, porém ele teve
apenas 1 experiência nada vida.)
-
Kakashi Vs. Itachi(clone 30%) (lidando com o genjutsu do Itachi após ter sido pego no clássico)
-
Konan Vs. Obito (Konan com toda a experiência e conhecimento que adquiriu quase matando o Obito)
Em fim, eu poderia citar dezenas e dezenas de lutas e momentos onde a experiência foi quase que essencial para o desfecho ou rumo de uma batalha, então realmente não acho que a experiência e conhecimento seja algo que possa ser ignorado, porém respeito sua opinião.