Acredito que isso seja mais da má escrita do Kishimoto do que algo da ''personalidade do char''. O que eu entendi foi que no universo de Naruto eles criam jinchuurikis para que se tenha equilíbrio no poder, algo que é comum lá e Minato queria que Naruto tivesse aquele poder para enfrentar um mal futuro e que este não caísse em mãos inimigas. Não consigo colocar minha moral do mundo real num universo que leva pré-adolescentes para guerra.
A lógica dele pode fazer sentido com as informações que ele tem enquanto para nós leitores que estamos vendo tudo por fora, não tem sentido algum. Minato queria selar a raposa em Naruto e morrer, enquanto Kushina queria selar a Kurama nela novamente e morrer.
Então temos essas cenas e iremos nelas por partes.
Spoiler :
I'm going to seal the rest of your chakra inside Naruto. It'll be part of an eight-signed seal.Vou selar o resto do seu chakra dentro de Naruto. Fará parte de um selo de oito trigramas.And the i'll take nine tails with me...E eu vou levar a nove caudas comigo...with the sealing jutsu that i can do, not being a jinchuuriki...
The shikifujin reaper death seal.Com o jutsu de selamento que eu posso fazer, não sendo um jinchuuriki...
O selo do ceifador da morte shikifujin.Furthermore... i'm only going to seal away half of nine tailsAlém disso, só vou selar metade das nove caudas
Partly because it's physically impossible to seal away such a large volume of power......but also because it's not strategically wise...Em parte porque é fisicamente impossível selar um volume tão grande de energia...
...mas também porque não é estrategicamente sábio...If you take nine tails with you, there will be no jinchuuriki ultin he reemerges and the biju balance will be upset which isn't good.Se você levar nove caudas com você, não haverá jinchuuriki até que ela reapareça e o equilíbrio das bijus será perturbado, o que não é bom.With the reaper death seal, we can at least seal away halg of nine tails forever and the other half...Com o selo do ceifador da morte, podemos pelo menos selar metade da nove caudas para sempre e a outra metade...-Flashback-
Perhaps.. you're the child of prophecy.. Talvez .. você seja o filho da profecia ..In the future terrible thins are likely to bef all the shinobi world
and the savior that shall emerge is this child of prophecy...No futuro, coisas terríveis provavelmente afetarão todo o mundo shinobi.
e o salvador que surgirá é este filho da profecia...-Fim do Flashback-
Spoiler :
I'm going to seal inside Naruto! using the eight-signed sealVou selar dentro de Naruto! usando o selo de oito assinaturas
I know what you're going to say... but remember what master Jiraiya said about world upheaval...Eu sei o que você vai dizer... mas lembre-se do que o mestre Jiraiya disse sobre a revolta mundial...And the calamities that will accompany that!E as calamidades que acompanharão isso!There are two things... that i've become convinced of today... that masked man who attacked you...Há duas coisas... das quais me convenci hoje... aquele homem mascarado que te atacou...
He will bring catastrophe to this world!Ele trará catástrofe a este mundo!And this child will be the one to stop him!E será esta criança quem o impedirá!He will open up the future as a jinchuuriki... I don't know how but im sure of itEle abrirá o futuro como Jinchuuriki... Não sei como, mas tenho certeza disso Com isso podemos concluir que não tinha outra opção além de transformar Naruto em um jinchuuriki e não para ser uma ''arma'' e sim para se tornar um herói, o salvador que traria paz ao mundo ao se tornar um jinchuuriki e foi exatamente o que aconteceu, mas isso é narrativa do Kishimoto que fez Minato acreditar que um bebê recém nascido seria a criança da profecia.
Em Naruto é normal jinchuurikis serem escolhidos desde criança (Kushina, Bee, Gaara). O vilão mascarado já tinha sido mostrado e essas cenas foram apenas para exemplificar os motivos de Naruto aprender a controlar os poderes da Kurama e ter sua nova evolução como protagonista e personagem.
''Naruto, eu e seu pai acreditamos em você desde que nasceu'' é para ser como um raio de esperança e acalentar o coração dele. Minato não quis deixar Naruto em um mundo como esses sem defesas, um mundo em que o mascarado poderia atacar novamente e destruir toda a vila ou começar um guerra mundial. Adendo que foi por ser jinchuuriki que Naruto salvou Konoha e o mundo ninja inúmeras vezes.
Pelo menos foi o que eu entendi com o que o Kishimoto quis passar detalhadamente nessas cenas, que Minato em um mundo turbulento e perigoso deu ao seu filho a arma mais poderosa que ele poderia ter, mas se você pensa de um jeito diferente é muito mais da escrita do autor não ter te convencido.
Sobre o Itachi, ele mesmo assumiu que estava errado e que falhou com o Sasuke quando ressuscitou e lembrando que Minato se sacrificou pensando no bem estar de todos e Itachi também, mas Itachi mentiu e enganou, enquanto Minato não. Mas não julgo o Itachi também já que o mundo de Naruto é extremo e ele pensou que fez o que era melhor aquela ocasião.