Com todos os ninjas tendo se reunido no local indicado por Kirigakure e Iwagakure, finalmente o exame chunnin conjunto entre os dois vilarejos poderia começar. As expectativas eram altas, já que existiam vários genins promissores e aquele evento marcava a estabilidade da aliança ninja entre as duas nações, e tal clima parecia refletir nos participantes. O número de participantes era relativamente alto, cerca de 100 ninjas estavam tentando a promoção. Embora os ninjas de Iwagakure fossem claramente os mais empolgados, dado que estavam também turistando em outro país, os que realmente chamavam a atenção eram os genins da outra nação, que pareciam ter sede de sangue nos olhos. Contudo, antes do exame começar, algumas aves invadem o local e trazem as encomendas feitas por um dos times de Iwagakure.
- Eu não aguento mais esperar...cadê esses Kages malditos ? - Um dos genins de Iwa reclamou enquanto fazia malabarismo com uma kunai. Os que prestassem atenção no garoto, poderiam perceber que se tratava de Ryota Kamizuru, um genin reconhecido por suas habilidades com seu Hijutsu de abelhas e que havia conseguido realizar uma missão de Rank A. Ao seu lado uma garota parecia implorar para que ele fizesse silêncio, enquanto um outro menino do mesmo time ficava admirado com a ousadia do amigo.
O ambiente em que estavam era uma sala simples, mas espaçosa, capaz de comportar todos os times com tranquilidade. O local era bastante parecido com uma sala de aula comum, embora não contasse com carteiras e nem uma louça.
- Você nasceu de sete meses ? Se eles estão demorando, é porque estão fazendo algo de importante. Não precisa ter pressa para reprovar no exame. - Um jovem portando uma bandana de Kiri e de expressão apática respondeu ao estrangeiro, claramente incomodado com aquela barulheira tremenda. Em reação, o garoto ameaçou socá-lo, mas um outro menino com aparência de tubarão defendeu o ataque com as costas da mão, evitando que um conflito maior surgisse.
O real problema foi que aquele conflito pareceu desencadear uma rivalidade entre os genins, que começaram a gritar e a realizar ameaças um contra os outros sucessivamente. Felizmente, antes do clima piorar ainda mais, Oonoki e Yagura surgiram no centro da confusão, fazendo com que a baderna cessasse devido ao medo de represálias.
- Fico feliz que estejam tão animados com o evento, mas guardem as suas energias para o momento da prova. Eu garanto, vocês vão precisar, já que terão que me enfrentar. - O Mizukage sugeriu enquanto batia seu cajado no chão para chamar a atenção. Apesar de ser claramente responsável, sua idade contrastava claramente com Oonoki, que era tremendamente velho, e parecia desconfortável com a presença do garoto. A notícia pareceu chocar as crianças, que se calaram de imediato.
- Achei que o povo de Kirigakure tinha bons modos...receio que procurar confusão à toa seja um hábito de moleques. Que seja ! Escutem bem seus pirralhos ! - Adotando uma postura diferente do outro Kage para chamar a atenção, o Tsuchikage criou um pilar de Doton para ergue-se e ficar mais alto do que todos. Depois, ele desenrolou um pergaminho na frente das crianças, que mostrava a imagem de um grandioso castelo situado no meio de uma ilha.
- É aqui que a prova ocorrerá, no Castelo Funato, a sede abandonada do clã Funato. O teste será simples : vocês todos terão que resgatar uma refém capturada pelo inimigo, o Mizukage Yagura. A prova será encerrada assim que o tempo se esgotar, ou assim que conseguirem retirar a refém da ilha. - Oonoki concluiu sua parte da explicação enquanto Yagura parecia ressentido com a fala do velho sobre pessoas jovens.
- Também tem outros detalhes importantes. Existe um número limitado de participantes autorizado a passar no teste. Não relevaremos o número certo, pois ninjas tem que lidar com incertezas, mas garanto que não são muitas vagas. Além disso, a nota de vocês será avaliada com base no quanto auxiliaram no resgate e também no quanto fizeram para garantir que estarão dentro do número de vagas, então pensem bem em qual caminho escolherão. Quem quiser desistir durante a prova poderá, bastando levantar as duas mãos para o alto e Ao, que estará supervisionando a prova, irá resgatar vocês.- Após falar esse último critério, o Mizukage sorriu cinicamente, como se houvesse alguma pegadinha em sua fala. Depois, o tal Ao surgiu, com seu característico tapa olho.
- Ah, e mais uma coisa. Matar e torturar será permitido durante a prova, caso vejam necessidade disso. - Ao término daquela revelação, a confusão voltou a se instaurar entre os genins, principalmente de Iwagakure. Oonoki também parecia estar chocado com aquilo, como se aquela regra tivesse fugido do acordo entre os dois, mas o senhor mal teve chance de reclamar, já que o outro Kage não demorou a sair da sala. Claramente irritado, mas percebendo que a situação agora estava fora de controle, o Tsuchikage também saiu.
Todavia, diferente de antes, alguns combates irradiaram entre os participantes, e cerca de cinco deles acabaram se ferindo, e por consequência abandonando a prova. De um lado, os ninjas de Iwagakure pareciam estar revoltados com aquela regra, e alguns até chegaram a abandonar o exame, temendo a reputação da Névoa Sangrenta. Os ninjas de Kirigakure, ao contrário desses, pareciam felizes com aquela novidade, provavelmente devido a sua educação sanguinolenta.
Minutos depois, Ao, chamou os genins até um porto próximo, aonde os jovens entraram em quatro pequenos navios antes de seguirem viagem até o seu destino. O trajeto até lá demoraria um pouco, dando a chance aos jovens que estivessem dispostos a se comunicar de traçar planos, interagir, formar alianças e inimizades naquele momento, caso desejassem. Na embarcação do time Han e de Agemo, estavam o ninja malabarista de Iwa, seu companheiro, o reclamão de Kiri e seu amigo Hoshikage, além de outros ninjas de pouco destaque. Por outro lado, eles só podiam imaginar que tipo de situação estava se passando nas outras embarcações.
Ao longe, eles conseguiam enxergar a figura do imponente Castelo Funato se erguendo.