Sam escreveu:01. a desgraça na vida do Shisui e Itachi ser responsabilizada ao Hiruzen é algo justo, por ser consequências das suas escolhas na estrutura de Konoha ou na forma como aproveitava seus ninjas.
Releia meu comentário.
Nada é dito sobre os motivos dessa aliança ter sido feita, se ambas as aldeias estavam em conflito ou se era uma época das guerras.
Aliança de paz.
03. Isso que você citou sobre as Guerras Ninja está cheio de headcanon, nem sabemos o contexto da morte do Hashirama, apenas que ele foi a peça principal para o encaminhamento da conclusão da primeira. E sim, Konoha nunca perdeu uma guerra, do contrário não seria conhecida como a Vila Oculta mais forte.
Você literalmente disse que a primeira guerra acabou na reunião dos Gokage e eu estou fazendo uso de headcanon?
Konoha só venceu guerras sob a tutela do Sarutobi. Não tem nenhuma informação (NÃO QUE EU ME LEMBRE) sobre quem ganhou a primeira (ou a terceira?). É sabido que ela começou durante o mandato do Tobirama, e que antes disso o Hashirama segurou o quanto pôde - um dos seus atos conhecidos foi distribuir os Bijuus com as demais vilas.
Naruto só não virou um gangster pq ele é o protagonista da obra mesmo
Já que você apelou pra esse tipo de argumentação, eu simplesmente vou dizer que 90% do que você pontuou sobre o mandato do Hiruzen é continuidade retroativa - e realmente é.
Primeiro capítulo do mangá pontua que o Hiruzen aplica sanções a quem julga o Naruto por ser jinchuuriki (palavra inexistente à época).
Bee é protagonista?
Guy é protagonista?
Lee é protagonista?
Todos foram julgados, mas só o bundão "ui ui palavras machucam" cometeu suicídio.
Outras vilas, mesmo que retroativamente, mostraram controle sobre Bijuus, mas só Konoha tem:
- usuários dos oito portões, um nível de poder que excede os Bijuus
- usuários do Modo Sábio
- Clone das Sombra
etc.
Dois pesos, duas medidas.
A verdade é que a maioria dos pontos levantados por você não tornam nem de longe o mandato do Hiruzen ruim. Talvez você esteja projetando a moralidade de outros universos em um mundo nojento como o de Naruto.