@JoeNão se esqueça que o Gaara salvou o Rock Lee de um Sawarabi no Mai lançado por um Kimimaro que não possuía qualquer visão dos seus adversários.
Quando o Kimimaro lançou um ataque sabendo da posição exata dos seus adversários, o próprio Gaara admitiu que teria sido derrotado:
E sim, o Kakashi pode imaginar que o adversário irá lançar um ataque sob os pés dele, assim como fez contra o Itachi. Porém, como pode ver no próprio exemplo da Sakura, os ninjas vão procurar por ataques ao seu redor primeiro, com a opção do subterrâneo sendo a última, já que é a mais improvável.
Do mais, eu até entendo que evitar um ataque lançado sob os pés, pelo subterrâneo, com um “super salto” seja uma opção muito clara para nós, que conhecemos cada habilidade dos personagens de antemão. Mas e para os personagens? Será que é um pensamento tão intuitivo?
Zabuza:
Shizune:
Itachi:
Sasuke:
Jiraiya:
Pain:
Obito:
Madara:
Enfim, são vários exemplos. E não é que os ninjas não podem saltar para evitar ataques lançados pelo subterrâneo. Tsunade fez isso contra o Kabuto e lembro de outros ninjas fazerem algo parecido, mas:
Isso não é um “super salto”. Esse recurso é incomum contra esse tipo de jutsu como é possível perceber. A altura de um salto depende da força que o saltador coloca em suas pernas, requer impulso, então não é tão simples. E seria muito conveniente se qualquer ninja resolvesse dar um “super salto” para evitar um Sawarabi no Mai da vida sem sequer conhecer a técnica (e há diversas técnicas onde o usuário ativa por colocar as mãos no solo, nem todas atacam o oponente pelo subterrâneo).
Além disso, pode notar que todas essas situações são ataques bem menos agressivos e abrangentes do que o Sawarabi no Mai (inclusive, provável que todos seriam atingidos se fosse o Sawarabi no Mai) ainda assim, muitos deles foram úteis, e até sei que cada uma teve seu contexto, mas eu realmente não espero que o Kakashi, ou qualquer ninja, seja capaz de evitar essa técnica com um simples “super salto” na base do susto. Não que seja impossível, mas convenhamos que, se fosse tão simples, até o Gaara teria feito isso.