Apesar do tópico ser sobre o Hiruzen, vou aproveitar pra falar sobre a questão de melhor kage e abordar o Hiruzen no processo.
Pra começar é preciso saber que quando os kages assumiram, os tempos e a vila eram diferentes.
Hashirama foi o primeiro kage dentro do sistema de vilas, tudo que ele fazia e testava era novo, a vila era composta por outros clãs, basicamente um grande aglomerado de imigrantes, portanto liderar e criar um sistema nunca antes visto tinha uma dificuldade diferente se comparado com o Tobirama.
A facilidade do tempo do Hashirama foi o grande poder militar de Konoha, com os Uchihas e os Senjus no ápice, a primeira vila sendo criada e portanto os clãs devem ter se juntado lá primeiro e também com Hashirama e Madara como principais nomes.
Tobirama conseguiu ver tudo sendo criado, ter algum tempo até virar hokage, conhecer o funcionamento da vila pra então poder liderar de forma mais consistente que o Hashirama. A diferença é que nos tempos do Tobirama a vila já não contava mais com Hashirama e Madara, e as outras, que haviam copiado o sistema, já estavam em pé de igualdade ou muito próximas.
Hiruzen é o exato mesmo caso do Tobirama, a diferença é que ele provavelmente era bem jovem quando a vila foi construída, então pôde viver nela como um cidadão padrão mais do que os kages anteriores, portanto conhecendo a vida comum na vila de forma mais íntima, dando a ele a capacidade de se conectar melhor com os aldeões.
Hiruzen não teve a capacidade de lidar com toda a responsabilidade e cargo da vila, portanto dividiu seu poder como kage e conseguiu, por meio de alguns custos, manter a vila relativamente em paz durante mais tempo do que os kages anteriores.
Contudo é difícil dar créditos somente ao Hiruzen por isso, pois o poder de decisão dele estava muito mais dividido do que nos kages anteriores e também tem o fato de que pode ser uma coincidência os tempos de guerra se estabilizarem por tanto tempo.
Minato nem esquentou a cadeira, então não vou contar ele, mas acredito que seria um ótimo kage.
Tsunade foi outra que mal esquentou a cadeira, mas ao meu ver conseguiu ser melhor que o Hiruzen.
Ela conseguiu fazer com que a maioria das pessoas em konoha saíssem vivos em meio a invasão do Pain, não entregou um aliado e enfrentou o sistema que o Hiruzen tinha deixado muito forte influenciando a posição de kage. Além disso ela fez parte da quarta guerra ninja, porém sem uma participação que eu destaque muito, para a posição de kage.
Kakashi pegou Konoha no melhor momento possível, tendo o conhecimento de tudo que já passou até então, o que funciona e o que não funciona, conhecendo até a história do rikudou sennin e em uma época de paz. Mas mesmo se a época não fosse pacífica, com Naruto e Sasuke na vila ele se encontra em semelhante posição que o Tobirama, mas ainda mais confortável, pois com o Tobirama as vilas não eram amigáveis, o sistema de vila ainda tinha muito a aprender com erros e acertos, nem tinha tanto poder militar quanto o Kakashi. Na época do Kakashi também tinha mais tecnologia que na época do Tobirama e portanto os avanços da vila tendiam a acontecer mais rápido. Assim sendo, quem olha de fora o Kakashi foi o melhor hokage.
Naruto é como o Minato, passou pouco tempo como kage. Ele era, em teoria, muito bem aconselhado pelo Shikamaru, tinha a melhor médica do mundo na vila, era o kage mais forte, o ninja mais forte trabalhava pra ele, tinha boas relações com todas as vilas, tinha dois kages vivos aos quais poderia consultar, o bijuu da vila não era instável, Kakashi havia deixado a vila economicamente próspera, mas parece que a vida dele era um caos, onde ele mal conseguia conciliar o trabalho com a vida, portanto coloco ele como, pelo menos, um dos piores.
Acho bem difícil apontar quem foi o melhor kage, mas pra facilitar, começaria descartando Naruto e Minato.
Kakashi estava em uma posição extremamente privilegiada, então seria fácil demais apontar ele e na minha opinião ele peca um pouco no quesito batalha e/ou auxílio à vila (como o que a Tsunade ou o Minato fizeram). Kakashi sem Naruto e Sasuke passaria sufoco nessa posição em um possível ataque de nível Pain.
Com isso me sobram Hiruzen, Tobirama e Hashirama.
Hashirama era um grande idealista, o que era seu grande ponto fraco. Ele capturou as bijuus e depois entregou esse poder militar gigante pras outras vilas pensando que eles só iriam agradecer e ficar em paz...
Tobirama era o oposto, sendo cético demais acabava ofendendo/frustrando algumas pessoas, iniciando a escuridão na vila que resultaria nos Uchihas.
Hiruzen não conseguiu lidar sozinho com a patente, o que ao meu ver desqualifica ele para o cargo de "melhor kage", é tipo se quando alguém perguntar quem é o ninja mais forte do mundo eu responder "Naruto e Sasuke" como um só.
Na minha opinião, pelo grande poder e pela façanha de criar a vila e conciliação entre os dois clãs rivais, o melhor kage é o Hashirama.
Extra: Também dou créditos pro Hashirama, que depois de ser idealista e ter alguns erros por isso, quando supostamente matou o Madara ele admitiu que mataria até o próprio filho pra proteger a vila, assim se mantendo como alguém amável, mas assumindo de fato a responsabilidade do cargo de forma mais realista.