Vi essa discussão no reddit. Queria ler a opinião da galerinha daqui.
ShinobinoKami escreveu:existe na geração z a idéia geral de que outras pessoas (ou instituições) são responsaveis pelas responsabilidades da vida deles.
ShinobinoKami escreveu:Impossivel saber, já que não há informação, mas com certeza é a geração mais infantilizada (seria esse o termo correto?).
Já vi mais de uma vez, no local onde eu faço estágio, outros estágiarios chamarem os pais para resolverem os problema deles, na maioria das vezes problemas que podiam ser resolvidos simplesmente falando com um superior e explicando a situação ou pedindo desculpas.
E essa infantalização não se resume a relação com os pais, existe na geração z a idéia geral de que outras pessoas (ou instituições) são responsaveis pelas responsabilidades da vida deles. Isso é algo constantemente comentando pelos mais velhos.
Spectrum escreveu:Acho que a insegurança sempre existiu, mas era algo mais abafado, antigamente o bullying era normalizado e as pessoas oprimidas praticamente não tinham voz.
Jony escreveu:Eu não entendo de onde tiram que somos a mais infantilizada, que temos um QI inferior as demais e não acredito muito nas fontes.
Somos sem dúvida, a geração com maior concorrência e maiores desafios que todas as outras juntas, mesmo a Y não teve os mesmos desafios do que nós, pois entre os anos 2000 até 2014, um curso técnico ou competência no diploma ainda lhe garantiam algo e, é claro, o poder de compra em geral era maior.
Coloca qualquer geração anterior a geração Y com os desafios que temos hoje, a dificuldade dos concursos públicos que temos hoje... Em 94, minha tia que tinha 18 anos, passou em um concurso de nível médio, ela só tinha terminado o ensino médio, não estudou uma hora sequer. O nível de dificuldade dos concursos de nível médio daquela época eram inferiores ao nível fundamental de hoje em dia..
Um operário de fábrica aos 24 anos nos anos 80, somente com o salário da fábrica conseguia pagar aluguel/comprar uma casa, e sustentar perfeitamente sozinho uma família de 3 filhos. E ainda por cima tendo mais folgas que os operários de fábrica hoje. Poder de compra muito maior!!! Por vezes, bastava invadir um terreno abandonado em algum bairro, construir ali e fouda-se, viver por 4 anos e pronto, era registrado como seu oficial. Aqui em BH várias excelentes casas em lotes de 400m² tem essa história.
Na geração Z, se um casal quiser viver bem, com veículo, móveis, laser e boa dieta, tem que ter uma renda de no mínimo 6 mil por mês e ainda assim pode passar perrengues. E olha que 90% da população brasileira não ganha 3 mil por mês, isso sem contar os descontos.
Dizem que Tiktok e vídeos curtos faz mal, concordo plenamente com isso, porém tem que levar em conta os conteúdos que a pessoa consome nessas plataformas. Eu comecei usar Tiktok só esse ano, não sigo nenhuma conta inútil, só me ajuda com minhas áreas de serviços, muito conhecimento útil de vários canais, várias dicas de aparência, livros, métodos de lidar com pessoas e leitura corporal. Só me trouxe benefício. Pegam como base adolescentes EM GERAL,, sendo que adolescentes em todas as eras sempre foram pessoas despreocupadas que buscam excesso de dopamina.
Também faz cada vez mais pessoas frequentam academias, cada vez mais jovens procuram a melhor versão de si mesmos. Cada vez menos consomem álcool, cada vez mais se preocupam com dieta. Conheço inúmeros jovens que trabalham, fazem curso, academia e ainda estudam nas folgas, com uma rotina intensa entre 14 a 16 horas entre trabalho/exercícios/estudos. Mente e corpo no seu máximo. Não existia essa cultura nas gerações anteriores a Y. Não é comum encontrar idosos com essa mentalidade, não idosos de classe média para baixo.
Os feitos da gerações anteriores em guerras não me diz nada. Foram obrigados a dar sua vidas nelas, para matar pessoas que não conhecem e nem odeiam, por causa de uma briga de interesses de velhos gordos. NOSSA geração hoje do ocidente, não iria participar de uma terceira guerra mundial, porque nos recusariamos, justamente isso nos torna mais fortes.
Shinobinokami escreveu:Voltemos mais uma geração, quando não havia sequer escolas ou hospitais. Eu tenho uma única tia-avó alfabetizada, isso só ocorreu porque quando ela era criança trabalhava na cidade (área urbana) para uma família rica que acabou por gostar muito dela. Minha avó e todas as minhas tia-avós foram empregadas domésticas quando eram pequena, isso quando não estavam trabalhando na roça.
Assim era a vida nas gerações anteriores, as pessoas começavam a trabalhar cedo (crianças) e trabalhavam pesado, sem qualquer expectativa de ascenção social, enquanto viviam em péssimas condições de vida. Se tu acha que a vida atual de ficar vendo video no TikTok no ar-condicionado é mais dificil do que isso, você está completamente maluco.
Morghul escreveu:Shinobinokami escreveu:Voltemos mais uma geração, quando não havia sequer escolas ou hospitais. Eu tenho uma única tia-avó alfabetizada, isso só ocorreu porque quando ela era criança trabalhava na cidade (área urbana) para uma família rica que acabou por gostar muito dela. Minha avó e todas as minhas tia-avós foram empregadas domésticas quando eram pequena, isso quando não estavam trabalhando na roça.
Assim era a vida nas gerações anteriores, as pessoas começavam a trabalhar cedo (crianças) e trabalhavam pesado, sem qualquer expectativa de ascenção social, enquanto viviam em péssimas condições de vida. Se tu acha que a vida atual de ficar vendo video no TikTok no ar-condicionado é mais dificil do que isso, você está completamente maluco.
Minha mãe conta que na sua infância a casa dela era cheia de goteiras e a mãe dela e o pai ralavam muito para poder alimentar os filhos. Mas ela também me disse que o avô dela (meu bisavô) um dia, simplesmente invadiu um terreno abandonado e se apossou dele. Todos os meus parentes e minha família vivem nele até hoje. Fazer algo assim atualmente é impensável. Na adolescência ela conheceu meu pai quando ele tinha carro, depois do casamento ele teve que vender.
A geração Z vive mais confortável, é verdade. Mas me parece que esses bens de grande valor como imóveis e carros já foram beeeem mais acessíveis do que são hoje.
Se você se formasse numa faculdade ou mesmo num cursinho tecnólogo, você era foda, já garantia o sustento pelo resto da vida.
Hoje em dia sabemos como é, estão exigindo bacharel para receber pouco mais que salário mínimo.
Seus amigos que recebem mais de 10k desde o início de carreira, devem ser cheios de contatos, não são a realidade da maioria, com certeza.
Morghul escreveu:Shinobinokami escreveu:Voltemos mais uma geração, quando não havia sequer escolas ou hospitais. Eu tenho uma única tia-avó alfabetizada, isso só ocorreu porque quando ela era criança trabalhava na cidade (área urbana) para uma família rica que acabou por gostar muito dela. Minha avó e todas as minhas tia-avós foram empregadas domésticas quando eram pequena, isso quando não estavam trabalhando na roça.
Minha mãe conta que na sua infância a casa dela era cheia de goteiras e a mãe dela e o pai ralavam muito para poder alimentar os filhos. Mas ela também me disse que o avô dela (meu bisavô) um dia, simplesmente invadiu um terreno abandonado e se apossou dele. Todos os meus parentes e minha família vivem nele até hoje. Fazer algo assim atualmente é impensável. Na adolescência ela conheceu meu pai quando ele tinha carro, depois do casamento ele teve que vender.
A geração Z vive mais confortável, é verdade. Mas me parece que esses bens de grande valor como imóveis e carros já foram beeeem mais acessíveis do que são hoje.
Se você se formasse numa faculdade ou mesmo num cursinho tecnólogo, você era foda, já garantia o sustento pelo resto da vida.
Hoje em dia sabemos como é, estão exigindo bacharel para receber pouco mais que salário mínimo.
Seus amigos que recebem mais de 10k desde o início de carreira, devem ser cheios de contatos, não são a realidade da maioria, com certeza.