Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

A Geração Z é Mais Insegura que as Anteriores?

+2
Spectrum
Morghul
6 participantes

descriptionA Geração Z é Mais Insegura que as Anteriores? EmptyA Geração Z é Mais Insegura que as Anteriores?

more_horiz
Vi essa discussão no reddit. Queria ler a opinião da galerinha daqui.

descriptionA Geração Z é Mais Insegura que as Anteriores? EmptyRe: A Geração Z é Mais Insegura que as Anteriores?

more_horiz
Acho que a insegurança sempre existiu, mas era algo mais abafado, antigamente o bullying era normalizado e as pessoas oprimidas praticamente não tinham voz. Isso sem falar que as gerações passadas lidaram com guerras ou ditaduras, e nessas situações houveram pessoas que foram obrigadas a serem confiantes e lutar ou aquelas que passaram esse período completamente inseguras e se escondendo pra não serem perseguidas. Isso sempre existiu, inclusive a depressão e problemas relacionados são algumas das principais causas de mortes desde os tempos antigos, quando poetas escreviam sobre suas dores e inseguranças, desejos suicidas e afins.

O que acontece hoje é que temos uma quantidade muito maior de habitantes na Terra do que possivelmente em qualquer outra geração, e igualmente temos uma rede de contato e circulação de conversas muito mais bem articulada, o que passa essa sensação de que essa geração é mais “insegura” por isso ser mais falado hoje.

descriptionA Geração Z é Mais Insegura que as Anteriores? EmptyRe: A Geração Z é Mais Insegura que as Anteriores?

more_horiz
estamos expostos constantemente a redes sociais com pessoas mostrando o melhor de si, então eu diria que provavelmente sim.

more_horiz
Impossivel saber, já que não há informação, mas com certeza é a geração mais infantilizada (seria esse o termo correto?).

Já vi mais de uma vez, no local onde eu faço estágio, outros estágiarios chamarem os pais para resolverem os problema deles, na maioria das vezes problemas que podiam ser resolvidos simplesmente falando com um superior e explicando a situação ou pedindo desculpas.

E essa infantalização não se resume a relação com os pais, existe na geração z a idéia geral de que outras pessoas (ou instituições) são responsaveis pelas responsabilidades da vida deles. Isso é algo constantemente comentando pelos mais velhos.

more_horiz
Sim. A exposição da geração Z às redes naturalmente os torna mais inseguros em todos os aspectos, pelo simples fato de que eles nasceram na época da internet.

É só dar um toque na tela no celular e verão pessoas dezenas de vezes mais bonitas, ricas e habilidosas do que elas em qualquer nicho imaginável. O resultado disso é óbvio.

Existem outras razões, mas essa é a geração mais mimizenta de todas. Provavelmente é a geração com maior quantidade de inseguranças, mas definitivamente é a geração que mais as dramatiza e que se vitimiza mediante elas.
ShinobinoKami escreveu:
existe na geração z a idéia geral de que outras pessoas (ou instituições) são responsaveis pelas responsabilidades da vida deles.

Essa provavelmente é a descrição mais precisa que existe da geração Z. Decerto é a geração que mais terceiriza suas incumbências e, principalmente, falhas. A culpa é sempre e integralmente da família, do governo, da faculdade, do professor, do patrão, da empresa... jamais do indivíduo.

E pode até não ser, mas o cerne fundamental do problema não é esse, é o fato de que essa "terceirização da culpa" apenas é usada como escada para a nutrição de uma mentalidade de inércia: "A responsabilidade não é minha, logo não posso e nem devo tentar fazer nada para reverter essa situação".

O professor é ruim, logo devo aceitar que não posso aprender.
Minha família não me ajuda, logo devo aceitar meu fracasso.
O governo é ineficiente, logo vou continuar em decadência.

more_horiz
ShinobinoKami escreveu:
Impossivel saber, já que não há informação, mas com certeza é a geração mais infantilizada (seria esse o termo correto?).

Já vi mais de uma vez, no local onde eu faço estágio, outros estágiarios chamarem os pais para resolverem os problema deles, na maioria das vezes problemas que podiam ser resolvidos simplesmente falando com um superior e explicando a situação ou pedindo desculpas.

E essa infantalização não se resume a relação com os pais, existe na geração z a idéia geral de que outras pessoas (ou instituições) são responsaveis pelas responsabilidades da vida deles. Isso é algo constantemente comentando pelos mais velhos.

Isso é bem real mesmo. Eu diria que não é só a infantilidade, mas é uma geração acomodada que acredita que os outros tem que fazer as coisas por ela sem qualquer motivo.

Inclusive falando do campo profissional, a maioria dos jovens hoje não tem as mesmas preocupações de antigamente de trabalhar para conquistar a independência, casa própria, estabilidade financeira e afins. Se acomodam na casa dos pais, ganham o salário, gastam com besteiras e não esquentam a cabeça com preocupações do mundo adulto.

more_horiz
pra ser justo, as outras gerações não precisavam juntar 100 salários mínimos pra comprar uma casa decente no início de carreira deles.

more_horiz
Eu não entendo de onde tiram que somos a mais infantilizada, que temos um QI inferior as demais e não acredito muito nas fontes.

Somos sem dúvida, a geração com maior concorrência e maiores desafios que todas as outras juntas, mesmo a Y não teve os mesmos desafios do que nós, pois entre os anos 2000 até 2014, um curso técnico ou competência no diploma ainda lhe garantiam algo e, é claro, o poder de compra em geral era maior.

Coloca qualquer geração anterior a geração Y com os desafios que temos hoje, a dificuldade dos concursos públicos que temos hoje... Em 94, minha tia que tinha 18 anos, passou em um concurso de nível médio, ela só tinha terminado o ensino médio, não estudou uma hora sequer. O nível de dificuldade dos concursos de nível médio daquela época eram inferiores ao nível fundamental de hoje em dia..

Um operário de fábrica aos 24 anos nos anos 80, somente com o salário da fábrica conseguia pagar aluguel/comprar uma casa, e sustentar perfeitamente sozinho uma família de 3 filhos. E ainda por cima tendo mais folgas que os operários de fábrica hoje. Poder de compra muito maior!!! Por vezes, bastava invadir um terreno abandonado em algum bairro, construir ali e fouda-se, viver por 4 anos e pronto, era registrado como seu oficial. Aqui em BH várias excelentes casas em lotes de 400m² tem essa história.

Na geração Z, se um casal quiser viver bem, com veículo, móveis, laser e boa dieta, tem que ter uma renda de no mínimo 6 mil por mês e ainda assim pode passar perrengues. E olha que 90% da população brasileira não ganha 3 mil por mês, isso sem contar os descontos.

Dizem que Tiktok e vídeos curtos faz mal, concordo plenamente com isso, porém tem que levar em conta os conteúdos que a pessoa consome nessas plataformas. Eu comecei usar Tiktok só esse ano, não sigo nenhuma conta inútil, só me ajuda com minhas áreas de serviços, muito conhecimento útil de vários canais, várias dicas de aparência, livros, métodos de lidar com pessoas e leitura corporal. Só me trouxe benefício. Pegam como base adolescentes EM GERAL,, sendo que adolescentes em todas as eras sempre foram pessoas despreocupadas que buscam excesso de dopamina.

Também faz cada vez mais pessoas frequentam academias, cada vez mais jovens procuram a melhor versão de si mesmos. Cada vez menos consomem álcool, cada vez mais se preocupam com dieta. Conheço inúmeros jovens que trabalham, fazem curso, academia e ainda estudam nas folgas, com uma rotina intensa entre 14 a 16 horas entre trabalho/exercícios/estudos. Mente e corpo no seu máximo. Não existia essa cultura nas gerações anteriores a Y. Não é comum encontrar idosos com essa mentalidade, não idosos de classe média para baixo.

Os feitos da gerações anteriores em guerras não me diz nada. Foram obrigados a dar sua vidas nelas, para matar pessoas que não conhecem e nem odeiam, por causa de uma briga de interesses de velhos gordos. NOSSA geração hoje do ocidente, não iria participar de uma terceira guerra mundial, porque nos recusariamos, justamente isso nos torna mais fortes.

Última edição por Jony em Qui 24 Out 2024, 19:42, editado 1 vez(es)

more_horiz
Spectrum escreveu:
Acho que a insegurança sempre existiu, mas era algo mais abafado, antigamente o bullying era normalizado e as pessoas oprimidas praticamente não tinham voz.

Também acredito que seja isso.

A insegurança (medo) é inerente ao ser humano, sempre existiu. Acontece que hoje as pessoas se sentem mais a vontade para serem vulneráveis e não veem razões para aguentar certas coisas como um chefe que oprime, ou um casamento de fachada, elas encerram logo.

Por um lado é bom, as pessoas não se submetem mais a certas coisas. O ruim, é que as pessoas não querem mais enfrentar os problemas, que é o que contribui muito para o nosso desenvolvimento pessoal, em qualquer área da vida.

more_horiz
Jony escreveu:
Eu não entendo de onde tiram que somos a mais infantilizada, que temos um QI inferior as demais e não acredito muito nas fontes.

Somos sem dúvida, a geração com maior concorrência e maiores desafios que todas as outras juntas, mesmo a Y não teve os mesmos desafios do que nós, pois entre os anos 2000 até 2014, um curso técnico ou competência no diploma ainda lhe garantiam algo e, é claro, o poder de compra em geral era maior.

Coloca qualquer geração anterior a geração Y com os desafios que temos hoje, a dificuldade dos concursos públicos que temos hoje... Em 94, minha tia que tinha 18 anos, passou em um concurso de nível médio, ela só tinha terminado o ensino médio, não estudou uma hora sequer. O nível de dificuldade dos concursos de nível médio daquela época eram inferiores ao nível fundamental de hoje em dia..

Um operário de fábrica aos 24 anos nos anos 80, somente com o salário da fábrica conseguia pagar aluguel/comprar uma casa, e sustentar perfeitamente sozinho uma família de 3 filhos. E ainda por cima tendo mais folgas que os operários de fábrica hoje. Poder de compra muito maior!!! Por vezes, bastava invadir um terreno abandonado em algum bairro, construir ali e fouda-se, viver por 4 anos e pronto, era registrado como seu oficial. Aqui em BH várias excelentes casas em lotes de 400m² tem essa história.

Na geração Z, se um casal quiser viver bem, com veículo, móveis, laser e boa dieta, tem que ter uma renda de no mínimo 6 mil por mês e ainda assim pode passar perrengues. E olha que 90% da população brasileira não ganha 3 mil por mês, isso sem contar os descontos.

@Jony você está delirante ou é completamente e absurdamente alienado sobre a história desse país. 

Um pouco antes do começo dessa século, antes do Plano Real, a inflamação no Brasil era de quase 2000% ao ano. Você consegue entender o que isso significa? Que dê um ano para o outro a comida, a água, a luz, a gasolina ficavam 20x mais caras. O Brasil batia recorde de desemprego no mundo. Na geração anterior a maiorias das crianças não completo o segundo grau (atual Ensino Médio) e quase 30% eram analfabetas. 

Na parte do Brasil não existia sequer água encanada e esgoto nas cidades, nem luz, nem transporte público. Meus pais são as únicas pessoas realmente alfabetizadas das famílias deles, que são imensas. Minha mãe estudava sob luz de lamparina, tomava banho de poço e o vizinho levava ela e as outras crianças de charete até a escola (hoje, eu passo literalmente do lado dessa escola, chego lá me menos de 10 minutos de bicicleta). Meu pai só aprendeu a ler porque uma das madastras dele era professora de português. Ele começou a trabalhar com 12 anos como vendedor de picolé. 

Voltemos mais uma geração, quando não havia sequer escolas ou hospitais. Eu tenho uma única tia-avó alfabetizada, isso só ocorreu porque quando ela era criança trabalhava na cidade (área urbana) para uma família rica que acabou por gostar muito dela. Minha avó e todas as minhas tia-avós foram empregadas domésticas quando eram pequena, isso quando não estavam trabalhando na roça.   

Assim era a vida nas gerações anteriores, as pessoas começavam a trabalhar cedo (crianças) e trabalhavam pesado, sem qualquer expectativa de ascenção social, enquanto viviam em péssimas condições de vida. Se tu acha que a vida atual de ficar vendo video no TikTok no ar-condicionado é mais dificil do que isso, você está completamente maluco.

Essa é a geração mais fácil de todas para se ter algum tipo de ascensão social e viver bem. Eu tenho formação técnica, todos os meus amigos que se formaram comigo, que tinham interesse na área e estudavam, hoje estão empregados e ganham mais de R$10k ainda no inicio da carreira, eu tenho amigos que trabalham para empresas estrangeiras e recebem em dólar, todos eles vieram de famílias pobres e de cidades pequenas. Receberam auxilio financeiro do governo federal e estadual para financiar os estudos, receberam transporte gratuito da prefeitura, receberam todo tipo de beneficio para ascender socialmente.  

Dizem que Tiktok e vídeos curtos faz mal, concordo plenamente com isso, porém tem que levar em conta os conteúdos que a pessoa consome nessas plataformas. Eu comecei usar Tiktok só esse ano, não sigo nenhuma conta inútil, só me ajuda com minhas áreas de serviços, muito conhecimento útil de vários canais, várias dicas de aparência, livros, métodos de lidar com pessoas e leitura corporal. Só me trouxe benefício. Pegam como base adolescentes EM GERAL,, sendo que adolescentes em todas as eras sempre foram pessoas despreocupadas que buscam excesso de dopamina.

Também faz cada vez mais pessoas frequentam academias, cada vez mais jovens procuram a melhor versão de si mesmos. Cada vez menos consomem álcool, cada vez mais se preocupam com dieta. Conheço inúmeros jovens que trabalham, fazem curso, academia e ainda estudam nas folgas, com uma rotina intensa entre 14 a 16 horas entre trabalho/exercícios/estudos. Mente e corpo no seu máximo. Não existia essa cultura nas gerações anteriores a Y. Não é comum encontrar idosos com essa mentalidade, não idosos de classe média para baixo.

Mesmo que isso fosse verdade, não importa pois consumir conteúdo no formato que o TikTok entrega emburrece o individuo, ele perde a capacide de retenção de atenção. 

A cocaína aumenta exponencialmente as capacidades físicas e mentais de um individuo, mas veja só, o que importa não são os beneficios dela, mas sim os maleficios. 

Os feitos da gerações anteriores em guerras não me diz nada. Foram obrigados a dar sua vidas nelas, para matar pessoas que não conhecem e nem odeiam, por causa de uma briga de interesses de velhos gordos. NOSSA geração hoje do ocidente, não iria participar de uma terceira guerra mundial, porque nos recusariamos, justamente isso nos torna mais fortes.

A Geração Z é Mais Insegura que as Anteriores? NAVJKqF

more_horiz
Shinobinokami escreveu:
Voltemos mais uma geração, quando não havia sequer escolas ou hospitais. Eu tenho uma única tia-avó alfabetizada, isso só ocorreu porque quando ela era criança trabalhava na cidade (área urbana) para uma família rica que acabou por gostar muito dela. Minha avó e todas as minhas tia-avós foram empregadas domésticas quando eram pequena, isso quando não estavam trabalhando na roça.

Assim era a vida nas gerações anteriores, as pessoas começavam a trabalhar cedo (crianças) e trabalhavam pesado, sem qualquer expectativa de ascenção social, enquanto viviam em péssimas condições de vida. Se tu acha que a vida atual de ficar vendo video no TikTok no ar-condicionado é mais dificil do que isso, você está completamente maluco.

Minha mãe conta que na sua infância a casa dela era cheia de goteiras e a mãe dela e o pai ralavam muito para poder alimentar os filhos. Mas ela também me disse que o avô dela (meu bisavô) um dia, simplesmente invadiu um terreno abandonado e se apossou dele. Todos os meus parentes e minha família vivem nele até hoje. Fazer algo assim atualmente é impensável. Na adolescência ela conheceu meu pai quando ele tinha carro, depois do casamento ele teve que vender.

A geração Z vive mais confortável, é verdade. Mas me parece que esses bens de grande valor como imóveis e carros já foram beeeem mais acessíveis do que são hoje.

Se você se formasse numa faculdade ou mesmo num cursinho tecnólogo, você era foda, já garantia o sustento pelo resto da vida.
Hoje em dia sabemos como é, estão exigindo bacharel para receber pouco mais que salário mínimo.

Seus amigos que recebem mais de 10k desde o início de carreira, devem ser cheios de contatos, não são a realidade da maioria, com certeza.

more_horiz
Morghul escreveu:
Shinobinokami escreveu:

Minha mãe conta que na sua infância a casa dela era cheia de goteiras e a mãe dela e o pai ralavam muito para poder alimentar os filhos. Mas ela também me disse que o avô dela (meu bisavô) um dia, simplesmente invadiu um terreno abandonado e se apossou dele. Todos os meus parentes e minha família vivem nele até hoje. Fazer algo assim atualmente é impensável. Na adolescência ela conheceu meu pai quando ele tinha carro, depois do casamento ele teve que vender.

A geração Z vive mais confortável, é verdade. Mas me parece que esses bens de grande valor como imóveis e carros já foram beeeem mais acessíveis do que são hoje.

Se você se formasse numa faculdade ou mesmo num cursinho tecnólogo, você era foda, já garantia o sustento pelo resto da vida.
Hoje em dia sabemos como é, estão exigindo bacharel para receber pouco mais que salário mínimo.

Seus amigos que recebem mais de 10k desde o início de carreira, devem ser cheios de contatos, não são a realidade da maioria, com certeza.

era mais comum do que se imagina

more_horiz
Vou responder o comentário do ShinobinoKami mais tarde. E rapaz, ou o RJ é muito merda, ou as vivências das pessoas da época que conhecemos são totalmente diferentes.E ainda me pareceu completamente maluco usar seus amigos como base, quando se existem diversos e diversos exemplos de pessoas que terminam faculdades e não conseguem emprego.

Eu me formei em eletrotécnica. Na primeira semana de aula haviam 40 alunos na sala, apenas 5 de toda a turma conseguiram a graduação ao longo dos 4 módulos, 2 anos de curso. Sabe qual é a taxa de aprovação? Inferior a 10%.

Não são todos que terminam um curso que saem com emprego garantido. Se a pessoa não conseguir vaga no Senai e a família não tiver condição de pagar curso, a pessoa tem que encarar curso/faculdade+ CLT 6x1.

Última edição por Jony em Sáb 26 Out 2024, 19:48, editado 1 vez(es)

more_horiz
Morghul escreveu:
Shinobinokami escreveu:

Não, não é. Eu moro perto de uma área que foi um canavial e hoje é abandonada, está em disputa judicial há décadas. Há alguns anos simplesmente começaram a invadí-la e loteá-la, inclusive com pessoas invadindo, cercando e vendendo lotes. Hoje é um bairro, tem até linha de ônibus. O que ocorre é que ninguém aqui faria isso pelo mesmo motivo que meu pai, a quem ofereceram lotes, não entrou no esquema: a gente tem conhecimento.

Todo mundo aqui sabe que é arriscado fazer algo assim, ninguém vai gastar dinheiro construindo uma casa que pode ser tomada a qualquer momento, ninguém exceto as pessoas que não sabem disso. Da mesma forma, meu primo que ganha um salário minimo tem um carro. Nenhum dos meus amigos que ganham muito mais do que ele tem carro. Por que? Porque ele financiou esse carro em umas 100 parcelas e pode perder o emprego a qualquer momento, inclusive isso já aconteceu. O que ele fez? Simplesmente deixou de pagar as parcelas.

Muito provavelmente os pais ensinaram a eles, ou eles mesmo aprenderam, que é péssimo ter qualquer tipo de divida. 

Seus amigos que recebem mais de 10k desde o início de carreira, devem ser cheios de contatos, não são a realidade da maioria, com certeza.

Bem, nós aparentemente vivemos em realidades muito diferentes. Eu não conheço nenhum bacharel, formado em um curso sério obviamente, que ganha pouco mais de um salário mínimo, nem alguém formado em um bom curso técnico.

Nenhum dos meus amigos tem contatos na área, a gente é formado no curso técnico em mecânica industrial e moramos na região da bacia petrolifera, todos eles trabalham para empresas multinacionais de petróleo, ganham mais porque tem direito a adicionais e participação nos lucros, as empresas abrem processos seletivos periodicamente eles entraram através da instituição em que a gente estudou (Instituto Federal). 

Obviamente não é a realidade da maioria das pessoas, não é a realidade nem sequer entre as pessoas que estudaram comigo, eu estou falando do meu grupo pessoal de amigos (obviamente nerds) de uma turma de uns 40 alunos. A questão é, você acredita que uma ou duas gerações atrás seria possível garotos pobres, mas inteligentes, se tornarem petroleiros de multinacionais sem dificuldades? Com bolsa, transporte gratuito, etc. 

Por isso eu estou dizendo que essa história de que a geração Z enfrenta mais dificuldades que as gerações anteriores para ascender socialmente do @Jony é completamente absurda. Eu espero ser mais bem sucedido financeiramente do que os meus pais, mas se não for, obviamente não é porque na verdade a minha vida de procastinandor é mais dificil do que a vida que eles levaram de que ter que trabalhar desde a adolescência.

more_horiz
@ShinobinoKami

Quando eu disse que um operário de fábrica conseguia sustentar uma família de 3 filhos sozinho nos anos 80, eu estava me referindo ao meu avô materno. Nasceu em 59, teve o primeiro filho aos 24 anos, três em sequência de anos. Os mesmos amigos dele, da mesma industria/fábrica, do Vale do Aço, sustentavam suas famílias plenissimos.

Realmente começavam a trabalhar mais cedo, provavelmente porque era algo cultural. Minha vó foi contratada para trabalhar em um hospital aos 13 anos, sem curso nenhum, como enfermeira, em 1966, com poucos meses já tinha o salário de uma enfermeira!!! Não continuou no hospital, pois se apaixonou e fugiu com meu avô. Esse avô era um mero vendedor ambulante, mas daqueles que vendem enxovais por picapes. Este é meu avô paterno. Sabe qual a condição financeira que ele conseguiria prover para essa minha vó e sua família de 4 filhos e ainda criando 2 sobrinhos? Uma casa de dois andares, em um lote enorme, vários quartos, cômodos, dois carros, filhos estudando em escolas particulares. Tendo somente sua garagem como depósito de mercadorias para ele e outros dois vendedores que vendiam para ele sobre comissão, mais como uma parceria... Também tem um amigo que começou vendendo picolé, hoje um magnata do ramo imobiliário do Vale do Aço.

Realmente teve um período que a moeda estava desvalorizada, mas não durou tanto.

Meu avô paterno nasceu em 1940, sendo o caçula da família. Todos os seus irmãos já sabiam ler, havia uma escola onde viviam na roça. Haviam sim escolas, realmente distantes, mas haviam. Quem quisesse aprender a ler, mesmo naquela época, conseguia.
Conseguir lotes e casa própria era imensamente mais fácil. Trocavam lotes enormes de até 600m² por carros e vícios.

Caralho filho, ou eu estou REALMENTE COMPLETAMENTE ALIENADO E SÓ LI E RECEBI MENTIRAS, ou você conheceu pessoas que realmente tinham extrema dificuldade na época. Pois por tudo que eu pesquisei, sempre li informações de que a geração Boomer teve tudo de mão beijada, tudo, simplesmente tudo era mais fácil, em todos os aspectos.

Só quero dizer mais uma coisa: 90 DA POPULAÇÃO BRASILEIRA RECEBE MENOS DE 3 MIL POR MÊS.

- Não é todo mundo que consegue vaga no Senai na adolescência.
- Não é todo mundo que os pais tem condições de pagar cursos profissionalizantes na adolescência, muito menos faculdade ao terminar o ensino médio.

Muitas pessoas se quiserem uma carreira melhor, tem que trabalhar de CLT no comércio ou fábrica/industrial (esse para homens, e é muito pior que o comércio), enfrentar transporte público, para as poucas horas de tempo livre que sobra dedicar a algum curso profissionalizante. Tem pessoas com rotinas de 16 horas entre trabalho+curso+transporte público, chegam em casa só pra comer, cagar e então dormir só 7 horas e muitas vezes APENAS 4 (o que conseguir).

Concursos públicos e vários outros extremamente disputados, tendo que estudar pra caramba concorrendo com que tem o dia inteiro livre. Hoje em dia tem que estudar pra caralho por meses, as vezes anos, horas por dia. 30 anos atrás em 1994 uma adolescente só precisou concluir o ensino médio, sem estudar 1 minuto sequer a mais além da escola, passou em um concurso que oferece um cargo do mesmo nível.

E essa a facilidade em progredir na vida que você pensa que todos os brasileiros hoje em dia tem? Acha que é atoa que desde 2000 cresce de forma acelerada o número de adultos que vivem com os pais, você realmente crê que a queda do poder de compra não diminui nem um pouco?

As dificuldades dessa geração são imensas e muitas pessoas estão estudando, estão progredindo, encarando esses desafios.

Última edição por Jony em Sáb 26 Out 2024, 20:43, editado 1 vez(es)
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos