Ser um Hokage, mais do que tudo, é proteger a maioria da vila, os inofensivos, inocentes.
no seu prime, Hiruzen governou soberano no mundo ninja. mesmo com Guerras e tudo mais, mesmo assim Konoha se mantinha a mais poderosa.
Claro, como eu disse, quando ocorreu a rebelião Uchiha, Hiruzen NÃO TINHA ESCOLHA, realmente. por isso que ele teve de "fechar os olhos" para o que aconteceria com Itachi, Hizashi, e etc.
Hiruzen, mais do que tudo, foi um lider Sábio; principalmente, na época de minato pra frente, que é quando se tem noticia.
Hiruzen não iria guentar 368741345,4 uchihas sozinho, e correndo o risco de ser atrativo para uma grande guerra ninja, um verdadeiro free4all. Seriam as 4 nações, contra Konoha, e na época, Hiruzen já tinha perdido seu brilho.
Sim, concordo sobre Orochiaru. não digo que Hiruzen foi perfeito, sem cometer erros. mas se até mesmo Hashirama cometeu erros, não poderiamos cobrar perfeição de um "humano". tipo, Orochimaru era como se fosse um filho pro Hiruzen, isso é algo complicado. se formos julgar assim, Naruto seria um PÉSSIMO HoKAGE, porque ele está fazendo a mesma coisa que Hiruzen.
alguém aqui condena Naruto, por querer poupar a vida dos outros, preferindo "muda-las" do que mata-las ? Já pararam pra pensar que Naruto pensa como Hiruzen? (ou o contrario, com o porém de que Naruto é alguém que "convence", nas primeiras conversas que tem.)
Claro que manter a paz eé complicado. a história "quando um não quer o outro insiste" é verdadeira, ainda mais quando é por "egoismo coletivo", ocmo no caso do sistema de vilas ninja.
A paz pode ser montada de quatro maneiras básicas: por sacrificios, por submissão, através da força, ou através do diálogo, do companheirismo.
Hiruzen nao conseguiria manter a paz por nenhuma das outras três maneiras, a não ser através dos sacrificios. ser submisso, ser conquistador, ou tentar dialogar, não levaria em mais nada além de uma guerra. e friso, novamente, que num periodo perigoso para a vila, onde ela ficou mais vulneravel. não existiam ninjas fortes o suficiente para serem Hokages, ainda mais, na época que Hiruzen estava velho.
Concordo, como eu disse, eunão digo que Itachi não fez nada por Konoha, eu realmente admiro esse Uchiha, por tudo. ele é um dos personagens com mais senso de personalidade, o admiro por isso. mas eu sempre disse, que os Hokages não são hokages só por serem fortes. existe toda uma existe toda uma sequencia, para eles terem sido hokages;
enfim;
Sobre hiruzen manter a Paz, sim ele manteve, mais como estou dizendo, foi tudo por causa do sacrificio de outros ninjas.
O Minato quando enfrentou o Tobi e a Kyuubi, ele colocou a vida de alguem em risco? sim, a dele mesmo.
Quando Pein ataca Konoha, Tsunade sacrificou algum ninja? sim, ela mesma.
Quando Kin-Gin atacou seu esquadrão, O tobirama não sacrificou ninguem do seu time, so ele mesmo, prova disso, que todos estão vivos até hoje.
E o Hiruzen? Hyuugas, Itachi, Ninjas inocentes, e um monte de outros ninjas.
Entendeu? agora sobre o Naruto, e muito diferente, ele não e Hokage, e muito menos esta fazendo algo errado, ele tentou salvar o Sasuke, mais se isso não der certo, ele pretende lutar com ele, e quando Sasuke decidiu sair vila, o Naruto lutou com ele(Hiruzen não), quando se encontram com Sasuke, eles lutaram com ele, diferente do Hiruzen com o Orochimaru.
Hiruzen foi um Kage forte, sem duvidas, mais em feitos, o Itachi esta acima dele sim, principalmente dele, e na minha opnião, seus feitos, são comparados com os do Minato.