Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Guerra dos Tronos vs O Senhor dos Anéis.

+13
Santodeus Omnipotente
Hitsugaya
Targaryen
Obamex
Silver Ghost
Morty
Lobo solitário
Nicouchiha
Tsuna-Kun
henrique madara
Hidan
Dave
Rikudou Madara
17 participantes

pollGuerra dos Tronos ou Senhor dos Anéis?

Guerra dos Tronos
13
50%
Senhor dos Anéis
10
38%
Não li nenhum dos dois.
3
12%
Total de votos:
26
Votação encerrada

descriptionGuerra dos Tronos vs O Senhor dos Anéis. EmptyGuerra dos Tronos vs O Senhor dos Anéis.

more_horiz
10 Motivos na qual Guerra dos Tronos é superior a Senhor dos Anéis:

1. Os personagens transam, escarram, defecam e ficam de ressaca
Ante de tudo, Crônicas de Gelo e Fogo é uma fábula para adultos. Martin não dá espaço para elfas recatadas como Arwen. No primeiro volume, Guerra dos Tronos, fica estabelecido que todo mundo vai ao banheiro, transa, escarra e fica de ressaca – até as ladies. Enquanto Tolkien parece viver um platonismo cego, Martin leva o realismo às últimas consequências. As páginas transbordam de descrições vívidas de sexo e violência. Nas batalhas, há estupros e infanticídios. Nos castelos, prostitutas luxuriosas e banquetes cheios de gula. “Já era tempo de a fantasia crescer e se tornar adulta”, declarou o autor em entrevista a VEJA. “Sempre soube que um personagem sem dimensão sexual não é completo. O mesmo se dá em relação à violência. As guerras não têm nada de limpo: são feitas de sangue e vísceras expostas. Que credibilidade eu teria se não mostrasse o que ocorre quando a lâmina da espada atinge um pescoço?”.

2. A linha entre bem e mal é muito mais tênue – se é que existe
O antagonismo vilão-mocinho em Crônicas muda diversas vezes em cada livro, ao contrário de O Senhor dos Anéis que, no máximo, permite a Boromir e Faramir um momento de fraqueza cada. As Crônicas provocam uma confusão deliciosa: é possível vibrar para que os dois lados de uma batalha vençam, ou amar a filha do rei deposto e o homem que o depôs na mesma página. Em Tolkien, Frodo nunca se sentaria para dividir um pedaço de lemba e uma caneca de cerveja com orcs. Mas em Crônicas, Jon Snow e Tyrion Lannister, de clãs inimigos, compartilham traumas e conversas regadas a vinho. Enquanto o digno e honrado Aragorn, de Tolkien, luta contra inimigos distantes, os personagens das Crônicas têm, muitas vezes, o pior inimigo morando dentro de casa.

3. Martin não abusa das descrições como Tolkien
A Guerra dos Tronos não agradará aos mais objetivos. Martin, porém, pega mais leve nas descrições do que Tolkien. Claro que o continente Westeros é tão bem imaginado e descrito quanto a Terra Média e o leitor poderá saborear detalhes das capas de cavaleiros e dos bosques sagrados - há até um mapa do território dos Sete Reinos nas primeiras páginas. As descrições de Martin, no entanto, são melhor dissolvidas na narrativa e por isso muito mais dinâmicas. Um capítulo de Crônicas jamais será tão enfadonho e cansativo quanto a passagem sobre Tom Bombadil, o irritante e misterioso personagem cantador de A Sociedade do Anel, ou páginas de descrições dos diminutos detalhes das folhas da floresta de Lothlórien ou Valfenda.

4. Martin não tem nenhum princípio
O autor de Crônicas não está preocupado com leitores de estômago fraco. Tudo que é sujo e já existiu na humanidade está presente na trama: traição, incesto, prostituição, roubo, estupro, violência, crueldade, infanticídio, eutanásia, aborto. Pode pensar no que quiser de sórdido e moralmente questionável, estará lá. Mais uma vez essa característica serve muito bem ao leitor, que tem nas mãos uma obra muito mais verossímil que O Senhor dos Anéis. “Toda fantasia requer um pouco de mágica. Mas o exagero é como errar a mão no sal”, argumenta Martin. “Elfos e duendes ficaram tão batidos que, com toda a razão, hoje muita gente quer esmurrar esses personagens”.

5. O autor de Crônicas não se ofende se você encontrar alegorias nos livros
Em entrevista a VEJA, Martin fez a comparação: “Tolkien odiava quando falavam que seus livros continham alegorias. Não sou tão radical. Espero estar dizendo coisas relevantes dos nossos tempos. O escritor americano William Faulkner dizia que a única coisa a respeito da qual vale a pena escrever é sobre os conflitos do homem consigo próprio. Não tenho a pretensão de passar mensagens, mas acredito que a luta pelo poder é um tema universal”.

6. Ao terminar os capítulos de Crônicas o leitor está sem ar
Um dos defeitos de O Senhor dos Anéis é que em alguns momentos a narrativa torna-se lenta. Isso raramente acontece em Crônicas. O final de cada capítulo é quase sempre surpreendente, chocante ou cheio de suspense. A maioria dos leitores se obriga a começar o capítulo seguinte. É muito mais fácil largar O Senhor dos Anéis para uma pausa do que deixar Crônicas por um momento sequer.

7. Há mais reviravoltas na trama em um livro de Martin do que em todas as obras do Tolkien juntas
Em Tolkien, era previsível imaginar que Aragorn ganharia a guerra no final e que Frodo sairia vivo da jornada. Já Martin não tem nenhum amor exagerado por seus personagens, que são tão mortais quanto qualquer um de nós. Um pequeno erro de estratégia ou um momento de fraqueza e o personagem já era. Morre vítima de um assassinato inesperado, uma traição surpreendente ou um golpe aleatório. Vilões se tornam mocinhos e perdedores campeões. Personagens vêm e vão, se aliam e desaliam a cada capítulo. A trama é imprevisível e por isso tão atraente.

8. O leitor troca de olhos a cada capítulo
Cada capítulo da obra de Martin é narrado sob o ponto de vista de um dos personagens. Ou seja: muito mais difícil falar em mocinhos e bandidos quando você experimenta a cada vinte ou trinta páginas os medos e amores de uma pessoa diferente. O melhor exemplo dos méritos da troca de perspectiva é Tyrion Lannister. O anão é membro do clã mais sórdido dos Sete Reinos e defende a família acima de qualquer pudor. No entanto, quando o leitor mergulha na sua história, suas atitudes ganham explicações e justificativas e ele passa a ser um dos personagens mais cativantes da trama. Uma estratégia muito mais intrigante que a narração onisciente de Tolkien.

9. Há personagens para todos os gostos
É bem difícil que alguém termine de ler Crônicas sem se identificar com um único personagem. Nos quatro livros já escritos – a série prevê sete -, Martin criou mais de mil personalidades distintas e, em algumas dezenas de casos, bastante complexas. Os personagens vivem todo tipo de drama: da deficiência física à paixão incestuosa entre irmãos. Enquanto as criaturas de O Senhor dos Anéis são movidas por honra ou ódio, os moradores de Westeros respondem à chantagem, rancor, paixão, amor, luxúria, fidelidade, ambição e confusão – motivações muito mais próximas da realidade.

10. As Crônicas de Gelo e Fogo duram mais
Só em número de livros já escritos As Crônicas de Gelo e Fogo já superam O Senhor dos Anéis. As páginas também são abundantes: mais de 550 por livro (versões em inglês chegam a 1.000 páginas). E a promessa é que a série some sete títulos. A melhor parte? Martin ainda está vivo, então pode aumentar esse número nos próximos anos – se quiser. Coisa que Tolkien só conseguiria se arrumasse um médium para psicografá-lo...

descriptionGuerra dos Tronos vs O Senhor dos Anéis. EmptyRe: Guerra dos Tronos vs O Senhor dos Anéis.

more_horiz
Deus, como eu não vi este tópico antes?
Então, eu não cheguei a ler os livros da saga do Senhor dos Anéis, mas já assisti até a metade do segundo filme (não tive paciência para ir até o fim) e atualmente estou lendo o terceiro livro de Crônicas de Gelo e Fogo (popularmente conhecido como Guerra dos Tronos).
A partir disso, não seria muito justo que eu criticasse muito os livros do Tolkien, considerando que eu não li suas obras. Mas o farei mesmo assim :B

Acho que GdT é o livro que tem me cativado até hoje, de todos os que eu li (farei um tópico sobre a série de livros depois). A capacidade de Martin te prender a cada capítulo é incrível. Eu acho que isso se deve, não só pela sua habilidade de criar histórias incríveis, mas também do truque de mudar de personagem a cada capítulo. Você sempre se prende, querendo saber o que vai acontecer.

A comparação que você foi postada aqui já diz basicamente tudo, e tenho que concordar em todos os pontos. Principalmente no fato de que GdT não é um livro para jovens, necessariamente. É algo que atinge mesmo um público adulto, já que, como foi dito, no livro os personagens fazem de tudo que é nojento. Eu gosto disso porque fica mais próximo da realidade, fugindo daquela fantasia toda que as vezes chega a ser meio besta. É claro que GdT, como toda história medieval, tem seus momentos "mágicos", mas o autor soube muito bem como equilibrar isso.

Outra coisa que me impressionou muito é a caracteristica de cada personagem. Realmente, é praticamente impossível você ler e não se identificar com pelo menos um dos personagens apresentados. Cada um com uma perspectiva diferente sobre as coisas, cada um com um problema diferente, cada um com modo de pensar diferente.

E realmente em GdT não há exatamente protagonistas. É meio que cada um por si (leva um tempo pra poder se acostumar depois de alguns eventos, mas você se acostuma) o que faz do livro uma nova surpresa a cada página. Você nunca tem ideia do que está por vir.

Comprei o primeiro livro só por comprar, não tive nenhuma recomendação. Apenas queria ler algo e fui a procura de algo que pudesse parecer ser interessante, então escolhi GdT e me surpreendi. Agora sou fissurado pela série *-* rs

Uma ótima recomendação de livro, e é claro que eu voto em Guerra dos Tronos o/

descriptionGuerra dos Tronos vs O Senhor dos Anéis. EmptyRe: Guerra dos Tronos vs O Senhor dos Anéis.

more_horiz
Cara...são 2 livros muito distintos...um foi escrito antes de 1960, e outro escrito de 1995 em diante. São duas gerações distintos. Cada um tem sua forma. Comparar um livro com outro não é válido (nesse caso, porque pra mim, são diferentes, apesar do Martin ter uma certa inspiração em Tolkien). Gosto dos 2, apesar de não ter lido muito o livro do Crônicas de fogo e gelo. Mas eu vi o seriado do Guerra dos Tronos, e me interessei muito pelos livros...quando eu tiver dinheiro, vou comprar com certeza.

Mas não acho que dê pra comparar os livros, e os autores! E aliás, melhor livro que o Tolkien escreveu, é o Hobbit...Senhor dos anéis só é mais conhecido por causa do filme, mas o Hobbit OWNA!

E Tecnicamente, "Senhor dos Anéis" tem 5 livros, porque o Hobbit e Silmarillion fazem parte também. Hobbit e Silmarillion são antes do senhor dos anéis. Hobbit conta a história do Bilbo e o anel, e o Silmarillion mostra a criação da terra média na primeira era, que é explorada mais em senhor dos anéis também.

more_horiz
Como eu tenho O Silmarillion, O Hobbit e os três SdA, meu voto vai para LotR

Silmarillion =perfeição

more_horiz
Ah, não tinha a opção: Só li Senhor dos Anéis, então votei nele mesmo. Mas fica dito que não li Guerra dos Tronos. Por isso, nem vou comentar. Quem conhece Senhor dos Anéis sabe, é um grande livro, num livro grande.
^^
Mas eu quero ler o Guerra dos Tronos, pelos comentários, parece ser muito bom O.O'

more_horiz
Então, aqui tenho tanto a guerra dos tronos quanto o senhor dos aneis, ainda não comecei a ler a guerra dos tronos nem senhor dos aneis, qual leio, qual e melhor?

more_horiz
Eu ja li o senhor dos aneis e tenho que dizer que é uma obra prima da fantasia,porem eu nunca li o guerra dos tronos,mas ouvi otimas criticas sobre a obra.

Acabei de comprar o livro,vou começa-lo logo apos acabar Brisingr(Sou viciado em historias fantasticas.

more_horiz
Eu prefiro Guerra dos Tronos, apesar de achar as duas sagas bem diferentes uma das outras. Não consegui gostar de Senhor dos Anéis :x

descriptionGuerra dos Tronos vs O Senhor dos Anéis. EmptyA Guerra dos Tronos vs Senhor dos Anéis

more_horiz
Ambas são sagas grandiosas,mas qualquer semelhança entre elas termina aí,dada a enorme diferença de estilo entre Tolkien e Martin.
Sim,A Guerra dos Tronos está repleta de reviravoltas e tem muito mais ação que O Senhor dos Anéis.Mas só por causa disso dizer que Game of Thrones é superior a Lord of the Rings me parece uma declaração um tanto precipitada,pois a saga do Martin ainda não chegou ao fim,e nem passou pelo teste definitivo de qualquer grande obra literária:o do tempo. :hehe1:
O grande problema é que os Martim abusa das cenas violentas e escatológicas.Descreve assassinatos brutais,com detalhes nauseantes.Fala de escrementos,torturas,massacre de civis,prisioneiros confinados em gaiolas minúsculas onde literalmente apodrecem ainda em vida,e o pior é que não para por aí!Crianças também são vítimas de atrocidades horrendas e alvo de violências sexuais. :chorando: Num dos livros ao chegar num porto Arya,uma pirralha que nem completou 10 aninhos,é alvo dos comentários indecorosos de marinheiros que mesmo com o capitão bem ao lado,não se acanham em dizer que gostariam de levá-la para a cama!Pois é,nessa o Martin extrapolou... :hehe1:
Por sua vez,Tolkein é bem mais contido e isso talvez se deva a sua própria experiência de vida.Enquanto J.R.R.Martin nunca pegou o touro a unha(Ou seja,jamais esteve numa frente de batalha),Tolkien foi tenente do Exército inglês,e participou de um dos mais sangentos confrontos da 1ª Guerra Mundial:a Batalha do Somme,onde 1,2 milhão de homens dos exércitos da França,Inglaterra e Alemanha morreram a troco de nada! Com certeza,nela Tolkien deve ter visto coisas horrendas(Que deixariam o Martin com os cabelos em pé),e é bem provável que tenha sido forçado a fazer coisas terríveis,apenas para continuar vivo.Talvez por isso mesmo,ele não transformou O Hobbit ou O Senhor dos Anéis no festival de violência e atrocidades que A Guerra dos Tronos é.
Eu já li O Hobbit e O Senhor dos Anéis duas vezes cada um.Creio que voltarei a lê-los de novo no futuro.Já no caso de A Guerra dos Tronos,pretendo acompanhar a saga até o fim,mas não consigo me imaginar relendo qualquer um de seus volumes pela segunda vez... :hehe1:

more_horiz
GoT nem é tão violento assim, martin está muito longe de um cornwell da vida, mas mesmo a violencia sendo tosca ele tem muitas reviravoltas e os personagens importantes morrem como figurantes, é realmente genial, e o estilo de escrita impede que tenham muitas partes monotonas, já que sempre tá acontecendo algo com alguem '-'

descriptionGuerra dos Tronos vs O Senhor dos Anéis. EmptyA Guerra dos Tronos vs O Senhor dos Anéis

more_horiz
Obamex disse
GoT nem é tão violento assim,Martin está muito longe de um Cornwell da vida

Devo confessar que ignoro que seja esse tal de tal de Corwell,a quem você se refere.Mas acho que o Martin está demorando demais para concluir a sua saga!Veja só:na sua edição em volume único,O Senhor dos Anéis tem 1092 páginas de história propriamente dita,mais 110 de apêndice,num total de 1202 páginas.Se incluirmos O Hobbit,são 1498 páginas. Enquanto isso,o Martin já escreveu mais de 5000 páginas,e ainda não acabou de contar tudo!
Outra coisa chata é a obsessão por genealogia que o Martin parece ter.Umas 30 páginas antes do fim de A Fúria dos Reis,a história acaba e aí vem uma extensa lista dos membros de todas as famílias nobres da saga:pais,mães,filhos,filhas,tios,tias,sobrinhos,avós,bisavós,etc.Em A Dança dos Dragões,a coisa se repete.Ora,quem esse sujeito está pensando que é?O Homero?
Citei o autor da Ilíada por um bom motivo:no meio da saga,com o pau comendo solto entre homens e deuses o Homero faz uma pausa prá falar da frota grega.Mas nada de batalhas navais.Ao invés disso,ele cita os nomes dos navios.De seus capitães.Nos imediatos.Dos guerreiros a bordo de cada barco.Até os dos remadores!Todos são citados nominalmente,como se fosse um inventário da frota,ou algo assim.Na época do Homero,tal coisa podia ser considerada de grande importância e interesse.Hoje em dia,mataria 99% dos leitores de tédio... :hihi:
Ora,será que o Martin acha mesmo que todo mundo quer tanto assim discutir sobre quem é parente de quem?Ele faria muito melhor fazendo um livro para explicar melhor como é o mundo onde se passa a saga de GoT,com informações sobre coisas como:
- Os vários povos.Quem são,de onde vieram,quais são seus costumes e crenças.
- Um mapa-mundi global.Os divulgados até agora foram parciais.
- As organizações.Guidas de mercadores,marinheiros,escravocratas.Os Homens Pesarosos,os Homens Sem Rosto,As Irmãs Silenciosas.Como são,como agem,recrutam seus membros,que tipo de regulamentos seguem.
- As divindades.Em muitas ocasiões,os personagens falam no "Pai",na "Mãe",na "Velha",no "Ferreiro",etc.E não podemos esquecer do misterioso "Outro",cujo nome é considerado tão agourento,que ninguém se atreve a dizê-lo.Quais são seus nomes oficiais?Quem é deus(Ou deusa)do que?Por isso entenda-se:Deus da Justiça,da Vida,da Morte,Da Fertilidade e dos Casamentos,etc.Explicar quais são as crenças a respeito da vida além-tumulo etc.
- Dragões.Quais são seus poderes?Até que ponto são inteligentes?Quanto tempo vivem?Que ligação existe entre eles e a existência da magia?
Como se pode ver,muitas perguntas e bem menos respostas do que seria desejável.Seria péssimo o Martin ir pro túmulo levando todas essas informações junto com ele... :hehe1:

more_horiz
Acho que você menosprezou demais o Tolkien, se não fosse por ele, As Crônicas de Gelo e Fogo talvez nem existissem (há clara inspiração de Tolkien ali), e, definitivamente, os livros de Martin não têm mais reviravoltas do que TODAS AS OBRAS DE TOLKIEN (Filhos de Húrin, O Hobbit, Silmarillion, dentre outros). A diferença é que Tolkien era um gênio "fechado ao próprio mundo", digamos assim... Parece que suas obras são mais para si próprio do que para os outros, ele pouco se preocupa em interagir, em fazer uma história boa para O LEITOR, se bem que, na época, acho que não levavam bem isso em consideração.

Ainda que Tolkien seja um gênio master, o Rei da fantasia literária, George Martin é a Mão desse rei, digamos assim, tem todos os poderes que Tolkien tem, uma genialidade quase igual, a vantagem de Martin é que ele soube entreter o público de um modo fantástico e neutro (adultos, idosos, crianças e adolescentes curtem ASOIAF).

Num todo, em genialidade, Tolkien supera Martin, em criatividade também, mas como aqui não se refere aos autores, mas às obras, meu voto vai para A Guerra dos Tronos, uma leitura gostosa e viciante, ao contrário dos livros da saga O Senhor dos Anéis que dão vontade de dormir na maior parte do livro (nos livros de As Crônicas de Gelo e Fogo, só os capítulos do Bran dão sono mesmo, o resto é sinistro!!).

more_horiz
É muito interessante, ver um tópico sobre "As Crônicas do Gelo e Fogo" por aqui (: Tendo livros semelhantes ou não,
a grande questão é que pessoas corajosas leem essa série, pelo fato de sabermos que o conteúdo de cada livro por si
só é gigantesco, mas nem por isso deixa de ser fascinante. Ainda estou no segundo livro da série, mas já tenho como
dizer, que séries desse gênero, tal como "Senhor dos Anéis", exigem um grande envolvimento do autor com a obra. tudo
bem que muito vem de suas ideias, mas as pesquisas e referências, são tão importantes quanto isso. o detalhismo de
descrição de cada cena nos livros foi uma coisa que me impressionou muito desde "A Guerra dos Tronos". às vezes uma
simples descrição da vestimenta do personagem, ocupa mais da metade de um parágrafo! Para alguns isso pode parecer
cansativo, mas para mim que costumo "viajar" imaginando os cenários e os personagens em ação enquanto leio, possui
uma diferença enorme. Outro fator importante, foi o de cada capítulo mostrar os diferentes pontos de vista de cada
personagem, tornando ainda mais difícil as definições de "mocinho" e "vilão", e apenas criando pseudônimos que se adequam
as ideias de cada um. Em diferentes momentos do livro, no meu caso, as perspectivas dos personagens mudaram quase
drasticamente várias vezes. É como se o autor, fosse um espectador, assim como nós.

Sobre Senhor dos Anéis, acho que apenas com os filmes, eu não poso fazer uma grande comparação, mas ainda assim
dou meus créditos a série das "Crônicas do Gelo e Fogo", por apresentar um mundo que conhecemos das histórias, de uma
maneira totalmente diferente, e por nos oferecer o desafio, de escolhermos o lado de quem quisermos na série. Eu acredito
mesmo, que cada leitor, tenha opiniões bem diferentes nesse livro, e isso é intrigante!

:aceito:

more_horiz
Ao Targaryen quero dizer que eu não "subestimei o Tolkein",mesmo porque eu o considero superior ao Martin! :adorável: Os motivos,eu já disse:excesso de violência,escatologia,intrigas demais e magia de menos e por aí vai. :hehe1:
Dito isso,faço uma pergunta que também é um apelo:alguém sabe de um modo de mandar uma mensagem ao George Martin?Claro,eu sei que ele deve ter um batalhão de secretárias para se resguardar do assédio dos fãs,e receber uma resposta pessoal dele deve ser tão difícil quanto ganhar a quina da Loto.Mesmo assim,eu gostaria de tentar.
Finalizo protestando contra a diminuição de smiles coma raposinha.Eram seis e agora são apenas cinco!Retiraram aquele onde ela aparecia com o punho erguido e cerrado,indicando raiva.No lugar,puzeram o gato de Alice no País das Maravilhas e agora o asideia.
Pelo amor de Deus,removam essas porcarias a tragam a rapozinha irada de volta!Ou melhor ainda:aumentem o número de emoticons com ela para uns 12 no mínimo! xau

more_horiz
SdA foi escrito nos anos 60.Era tudo muito censurado e restrito,não tem nem o que comparar.
Sem contar o estilo literário daquela época era bastante diferente da de hoje.

Ainda não li as crônicas do gelo e do fogo,mas quando tiver tempo irei.
Alguém que puder me responder: O seriado é tão bom quanto os livros?
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos