Hunter escreveu:Tanto Brasil como os EUA tem artistas ruins.
Mas geralmente, aqui só chegam, os artistas "bons".
Enfim, acho que fugiram muito do assunto do tópico. UASHUSAHUAS
Bem, expressarei minha opinião. Atualmente, estou começando a montar uma banda com alguns amigos e tenho pensando muito nesse assunto de inglês x português. Na minha opinião, o inglês é mais fácil pra quando você vai escrever. Se você tem uma noção de inglês, no mínimo intermediária, você pode perceber que é uma língua muito "flexível". Se você quer fazer música (principalmente com rimas), há uma facilidade maior (pelo menos pra mim) e um vocabulário simples e ao mesmo tempo, extenso. Já o português, eu acho que ele é um pouco mais complexo pra fazer músicas. Não é impossível fazer algo bom, tem muitas bandas boas ai que já foram citadas, e que fizeram letras incríveis, em português. Mas ai é algo mais trabalhoso, e que varia muito de como vai ficar a melodia da música. Uma letra em inglês é mais "cabível" em diversos estilos. Já em português, nem tanto, é algo que deve ser trabalhado com mais cautela.
E tem outros fatores. Inglês é uma língua mundial. Se você faz uma banda e quer realmente levar a sério, o bom de cantar em inglês é que fica mais fácil de "alcançar o mundo". Em português, nem tanto. Quero dizer, é MUITO raro ver alguém cantando em português lá fora. Mas você fazer músicas em inglês aqui, fica muito "paga-pau de gringo". E isso tudo é muito complicado '-'
Eu particularmente, prefiro fazer música nos dois idiomas. Assim fica bem dividido, apesar de ser estranho.