Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Paradoxo da Onisciência e do Livre arbítrio

+6
Nemu Kurotsuchi
LendaKage
Lobo solitário
Uchiha Røze
Harumi
Santodeus Omnipotente
10 participantes

descriptionParadoxo da Onisciência e do Livre arbítrio  EmptyParadoxo da Onisciência e do Livre arbítrio

more_horiz
Se Deus é Onisciente como nós seres humanos podemos ter livre arbítrio?

Se ele sabe tudo logo sabe o que vou fazer daqui a 5 minutos sem ao menos eu ter pensado nisso.Mas como?

Como se eu posso fazer o que quiser a hora que eu quiser? ( tudo que me é possível)

É tudo pré destinado?

Ou Onisciência é algo impossível?

descriptionParadoxo da Onisciência e do Livre arbítrio  EmptyRe: Paradoxo da Onisciência e do Livre arbítrio

more_horiz
Dentro de um contexto bíblico é possível. Onisciência não é a mesma coisa que controlar tudo simultanealmente. Como você mesmo disse, Deus é Onipotente, portanto, se ele quiser deixar a gente escolher as nossas ações, ele pode. Assim como também pode castigar, abençoar mas somos nós que escolhemos abrir a porta para ele e receber a sua benção ou não ter nenhum tipo de relacionamento com ele.

Mas isso tendo a bíblia como base, é claro.

descriptionParadoxo da Onisciência e do Livre arbítrio  EmptyRe: Paradoxo da Onisciência e do Livre arbítrio

more_horiz
Não vamos usar a bíblia como base.

Vamos usar fatos concretos,realidade,provas.

Será que existe destino? Ele intervir em nossas vidas é diferente de ele as controlar.

Ele sabe,mas como,se nem eu sei o que vou fazer?

more_horiz
Uchiha Sasukemo escreveu:
Não vamos usar a bíblia como base.

Vamos usar fatos concretos,realidade,provas.

Será que existe destino? Ele intervir em nossas vidas é diferente de ele as controlar.

Ele sabe,mas como,se nem eu sei o que vou fazer?

Não tenho nada a ver com a conversa, mas uma resposta simples pra um pergunta simples eu posso dar.
Com uma pergunta dessas, você entra numa questão de fé meu amigo.
Nós simplesmente nos entregamos a um poder superior. Algo que nos faz lembrar que não controlamos o mundo, como certos tolos gostam de brincar...

more_horiz
Mas você tem certeza do que é real para você? Se a sua realidade for bíblica, os fatos são totalmente lógicos. Por outro lado, se a sua realidade for lógica, matemática ou científica, é inútil discutir isso pelo simples fato de que na bíblia, "algo pode ser e não ser simultaneamente" e nas ciências 2+2=4

Como o amigo disse, a sua pergunta envolve fé portanto não tem como não abordar a bíblia.

more_horiz
O mais insano disso tudo e que e possível as duas coisas acontecem ao mesmo tempo,como em um segundo 2+2=4 no outro 2+2=5,se existir alguma força superior ela pode mudar a visão de tudo,mesmo da nossa realidade que achamos a correta.

Como nesse caso,Deus sendo Onisciente ele sabe de tudo,mas como ele nos da livre arbítrio?

E loucura,mas acredito que mesmo nos dando livre arbítrio ele sabe o que nos faremos,ele sabe o que queremos fazer daqui a dez segundos,mesmo nos dando o poder de mudar isso,e incompreensível,mas se ele quiser que seja assim,de fato é.

more_horiz
Existe um físico que não lembro o nome que disse que:

Nada pode existir simultaneamente.Ou seja se 2+2=4 não tem como 2+2=5

Sim envolve fé essa pergunta,pois envolve Deus logo envolve fé

more_horiz
Isso na visão física. É por isso que temos que analisar as coisas com visões isoladas porque estas se contrariam, embora haja pessoas que aceitam várias visões ao mesmo tempo.

more_horiz
Só que existe um pequeno detalhe.

Mesmo eu acreditando em Deus,a Física é provada,a fé,Deus,religiões,não são.

more_horiz
A física é provada através de experiências, Deus se manifesta através de milagres. São bem diferentes.

Mas pergunte para sí mesmo: Você realmente acredita em Deus ou só quer e não quer acreditar?

more_horiz
Eu considero Deus o criador, mas aí é que está, o segredo de Deus não pode ser descoberto, nós não podemos atravessar esse ponto, por isso Deus criou pessoas pra fazerem outra lógica.

more_horiz
Pra mim a Física,e as outras ciências apenas evidenciam a existência de deus,pois explicam coisas que apenas elas podem explicar,pois se bem lembrarmos a Ciência foi construída pelos homens,e os homens foram feitos por deus,logo a ciência e deus e a ciência um ramo da religião.

more_horiz
Puxa, eu penso exatamente a mesma coisa, eu acredito sim que a vida na terra se deu por fatores muito específicos e por muita "sorte", pois bem, utilizemos a matemática, qual é a chance de um coacervado aleatoriamente adquirir a forma perfeita de uma célula? E qual a chance da terra ficar na posição perfeita para condicionar a vida?

Eu amo ciência, e cada vez que eu vejo o quanto as coisas são perfeitas mas eu percebo que tem alguma coisa por trás.

Mas isso é a minha visão apenas.

more_horiz
Harumi escreveu:
Puxa, eu penso exatamente a mesma coisa, eu acredito sim que a vida na terra se deu por fatores muito específicos e por muita "sorte", pois bem, utilizemos a matemática, qual é a chance de um coacervado aleatoriamente adquirir a forma perfeita de uma célula? E qual a chance da terra ficar na posição perfeita para condicionar a vida?

Eu amo ciência, e cada vez que eu vejo o quanto as coisas são perfeitas mas eu percebo que tem alguma coisa por trás.

As chances são minimamente imensuráveis concordo,esse é outro ponto que me faz acreditar em Deus.

Mas se realmente existir outros universos,infinitos deles,e cada vez mais e mais forem sendo formados outros universos,nós,a terra,tudo que conhecemos,podem ser apenas os resultados dessa infinitude.

Como jogar na megasena.Se só você jogar,você provavelmente nunca irá ganhar.
Mas como são milhões de pessoas jogando ao mesmo tempo,uma hora o resultado vai sair.
Pode ser assim que nós surgimos,vários universos sendo criados ao mesmo tempo,e nós fomos os ''vencedores''.

more_horiz
Harumi escreveu:

Exato,A Ciência nos mostra o qual perfeito e imaculado TUDO é,sendo que um segundo ou uma formação errada poderia por em risco a existência de tudo.

A ciência nos deixa ver a evidencia de "algo maior" por trás de tudo,Alguns dizem que as sucessão de fatos que desencadearam,por exemplo a terra foi mero acaso da Natureza,Acho esse ponto de vista equivocado,Algo tão perfeito só pode ter surgido de algo,muito,mas muito maior.

Deus está ai,em todos os lugares,em cada calculo matemático ou em um simples sorriso,basta querermos ve-lo.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos