Vendo vocês discutirem, lembro das discussões sobre times de futebol, onde os jogadores jogam, ganham um monte de grana, e os pobres dos torcedores se matam pelos times, que nem ao menos têm mais identidade, já que trocam os jogadores o tempo todo.
Se vocês prestarem atenção, os mangás e animes em geral usam como protagonistas sempre personagens que não são naturalmente gênios ou poderosos, e dão a eles "corações" imbatíveis, que acabam superando qualquer destreza do inimigo. Isso, de cara, já é fantasioso (como o Shikamaru disse uma vez sobre Nartuto, ou foi o Kiba, que ele nunca poderia ser protagonista de uma história...), e provavelmente vem de algum complexo de inferioridade dos japoneses em relação aos ocidentais, tipo se eles se acham baixinhos ou magrelos em relação aos ocidentais, sendo que a sua maior força é a determinação. Mas isso funciona melhor enquanto povo, sociedade inteira. No individual, geralmente uma pessoa treinada desde a infância, que vêm de uma família de guerreiros e é "gênio" muito dificilmente é batido por alguém que conta, como maior arma, com a determinação. Como diria Rock Lee, a determinação e o trabalho duro pode vencer o gênio, é verdade, e Naruto não deixa de ser um ninja que treinou desde criança, não é qualquer um, mas o que quero dizer é que há certas ilusões criadas pela estrutura dos animes, que, como os livros de auto-ajuda, fazem as pessoas acreditar que qualquer um pode ter sucesso. O grande ridículo disso, que só se vê nos desenhos japoneses, são lutas sendo vencidas por personagens que já tiveram todos os ossos do seu corpo quebrados, feridos mortalmente, com cortes de espada de profundidades abissais no corpo...
A questão é, como eu disse antes, Naruto é um ninja poderoso, mas incompleto. Lembrem-se que todos os Hokages tinham uma grande versatilidade, sabiam manipular vários elementos e geralmente tinham um ou outro trunfo na manga, técnicas e invocações exclusivas e poderosas. Apesar de estar gostando muito da fase nova do Naruto, tenho que reconhecer que ele é limitado diante do Sasuke, afinal, ele têm apenas força e velocidade no modo sennin, e ataques letais que podem ser quase sempre evitados por ninjas rápidos e experientes, como o Sasuke e o Pein. O Sasuke, desde cedo, domina uma natureza básica de chakra, depois dominou a segunda, manipula à vontade a forma do raiton (e aprendeu isso sozinho, já que o Orochimaru se surpreendeu com a sua "espada de raio"), é um mestre em genjutsus (já nessa idade), tem um taijutsu fortíssimo, equiparando-se ao do Rock Lee, habilidade com armas, e isso tudo é o básico, pra não falar dos doujutsus quase imbatíveis na manga. A única desvantagem dele em relação ao Naruto é a resistência e a quantidade de chakra, mas lembrem-se como Naruto, com todo este chakra, se saiu contra Orochimaru quando transformado em Kyubi de 4 caudas: passou vergonha. A coisa mais extrema que Orochimaru precisou fazer (além do Sanjou Rashomon) foi lançar mão do kawarimi louco dele, coisa que ele quase (foi um kawarimi de barro) precisou fazer com Sasuke na floresta da primeira fase do exame chuunin!
Sasuke quase perde pro Hachibi (se não esqueci do nome) porque estava confiante demais, foi seu batismo depois de sair da tutela do Orochimaru. Não esperava achar um Jinchuuriki que usasse não-sei-quantas espadas pelo corpo, além de manipular o raiton, ser imune ao tsukyomi (o que contradisse o que Kakashi falou pra aquela velhinha da vila da areia, que seria um genjutsu onde se sente a totalidade do golpe imediatamente, não funcionando a história de ser ajudado por um parceiro), e que pudesse se transformar livremente no seu bijuu sem dano nenhum a si mesmo (aliás, parece que Naruto é o único deles que sofre com essa transformação, mesmo parcial...). Com certeza ele nunca mais cairá de cara assim num ninja desconhecido, pura falta de experiência, verossímil e aceitável num ninja muito forte e confiante, porém jovem, como o Sasuke.
Com isso, digo que, a menos que Naruto continue treinando muito mais e técnicas diversas, em vez de ser infantil e querer sempre achar um único jutsu imbatível, ele perderia pro Sasuke, nas condições atuais. Eu, pessoalmente, sempre torço pro Naruto, e esperaria que eles nem se enfrentassem, e sim se unissem contra a Akatsuki, ou contra outras vilas, fosse o caso, mas não me iludo, afinal, Naruto é apenas uma história japonesa, e como tal, sofre das distorções próprias de onde surgiu... No geral, acho que o Kishimoto está fazendo um bom trabalho e não vai usar uma reviravolta louca (Deus ex machina) para dar a vitória de bandeja pro Naruto, já que hoje os autores recebem muito mais retorno do impacto das suas loucuras de roteiro nos fãs através de coisas como este fórum do que acontecia antes.