o tobi que invadiu konoha atras da kyubi concerteza é o obito, basta lembrar q apesar da mascara e das roupas serem diferentes, o porte fisico desse e do tobi recente é igual, fora o fato de ambos usarem kamui.
o velho uchiha que aparece é sim madara mas uma coisa interessante é o que ele fala para obito: vc esta entre esse mundo e o outro.
podemos intrerpetrar simplesmente como obito esta a beira da morte, mas kishi coloca no final:encontro nas trevas.
acho que a sobrevivencia de madara e a de obito tem haver com rinnegan, madara diz que o setimo pain tem o poder do gedou, que o da vida e da morte, o setimo pain era o proprio nagato,quer dizer, o poder do gedou esta no usuario verdadeiro do rinnegan, se nao me engano( e me corrigam se estou errado) obito ao contar sobre madara, fala que ele despertou o rinnegan durante a luta ou ateh depois da luta entre hashirama, assim ele teria o poder sobre a vida e a morte,seria um dos motivos de que ele tenha revivido e continuado vivo depois do termino do edo tensei, tambem seria um dos motivos que ele tenha sobrevivido na luta contra hashirama e tbm seria um motivo da sobrevivencia de obito.
mas fica em questao o tobi que fala com itachi e o ajuda no massacre dos uchihas. acho q pod ser o que o darkon falo que ele tenha absolvido chakra de algum ninja e tenha voltado a fikar jovem novamente, mas acho q nao pois assim ele nao teria morrido, era soh absorver chakra d varios ninjas.