Itachi Uchiha escreveu: O seu texto ficou muito bom, talvez valesse os 700, mas sua letra não permitiu. IASHIUAHSUIAS Brinks, talvez foi pela conclusão mesmo.
Na verdade, eu não sei como você conseguiu fazer um texto bom em tão pouco tempo (mesmo que você tivesse deixado reservado bastante do tempo de prova). Quando eu fiz o Enem em 2011, minha redação ficou uma vergonha, deixei apenas a ultima hora pra fazer e achando que seria o suficiente, o que no fim não foi, me rendendo um 400.
E de qualquer maneira, você disse que fez a conclusão "de ultima hora e sem planejamento", então como você pensa que ela deveria ter ficado? e.e
Aah mano
Minha redação teve falhas...
... mas acho que merecia uma nota um
pouquinho maior
Vi alunos do cursinho que nem sabiam escrever bem tirando mais de 700
O Enem é uma ZONA. kkkkkk
Infelizmente, está longe de ser um exame nacional sério
Garcia escreveu: Sinceramente Léo, acho que você mereceu sua nota '-'
Garcia escreveu: Você exagerou muito nos "falsos pressupostos", por exemplo nessas partes:
"Bolívia, Haiti e Peru continuarão no 3º mundo" (...)
"sim, nós seremos um país desenvolvido" (...)
Ao mesmo tempo, creio que você tenha usado muito espaço da sua redação apenas para exemplificar os tipos de imigração ilegal que ocorrem nos EUA e Espanha, ao invés de comentar sobre a situação no Brasil.
Você também pecou na hora de dar soluções para o problema, não vi nenhuma no seu texto (no meu, por exemplo, citei sobre política imigratória rígida, que cabe bem nesse contexto).
Também, como disseram, pecou na finalização do texto.
São alguns pontos que vi rapidamente aqui, depois posto a minha, tirei 800.
PS: Onde você viu a sua? LOL
PS 2: Meu rascunho é totalmente rasurado tbm UHAUHUHAUHAHUA
Bem, na verdade eu quis resumir o máximo de conhecimentos geográficos e explicá-los através de um bom texto
Minha intenção citando as fronteiras Américo-mexicanas e o Estreito de Gibraltar foi mostrar que
se NEM os EUA e NEM a Europa conseguem dar conta de parar o fluxo migratório de sequer 1 país/ 1 estreito marítimo...
imagina nós, (Brasil) que fazemos fronteira com TODOS os países da América do Sul
(excepto por Chile, Equador e Trinidad&Tobago)... enfim ...
De tanto tempo explicando e tagalerando sobre esses fatos geográficos, fiquei sem muito espaço na folha pra fazer uma conclusão bem elaborada
Mas a intenção foi mostrar que eu SABIA SOBRE O ASSUNTO (e sabia mesmo...
sou expert em geografia)
Tanto que mostrei uma conclusão plausível, dizendo que não teremos condições de conter tal fluxo migratório em nosso território, e o melhor a se fazer seria que os governos desses países (Bolívia, Haiti ...) investissem internamente para que eles não precisassem migrar pra cá
Mostrei muitos conhecimentos geográficos... respeitei direitos humanos... fiz um texto bem diagramado...
tudo isso é levado muito em contaPode ter tido seus erros, com toda a certeza. Mas houveram textos bem piores com notas bem maiores ¬¬
Fiquei meio indignado ¬¬
Um primo meu tirou mais de 700 falando que devíamos vigiar as fronteiras para impedir os migrantes ilegais de entrarem
--------@ Edit @---------
Veja a sua redação escaneada no site oficial do Enem
Poste-a aqui também para que possamos lê-la e comentá-la
Mas não se esqueça de borrar o seu CPF no paint... senão pode dar m#rd@