Bom, em vários rankings eu vejo USP, Unicamp, Unesp, UFRGS, UFMG e UFRJ, acho meio difícil selecionar qual é melhor, porque sempre tem uma universidade que se destaca mais que a outra em certa área, eu diria que na área de pesquisa, Unicamp é disparada, logo depois a Unesp que atua em várias partes do Estado de São Paulo, principalmente na área de Meio Ambiente.
Acho que a principal forma de avaliar o nível de uma universidade, é observando as oportunidades que esta oferece ao aluno, estágios, bolsas, pesquisa, formação e capacitação dos professores e tantas outras portas para a formação do profissional, independente de ranking.
Eu voto na Unesp, pelo fato de ser destaque na minha área (e porque só posso votar em 1 e sou partidarista mesmo
), sempre que vejo sobre as melhores universidades para o curso de Engenharia Agronômica, pelo menos três campus da Unesp são citados (aliás, o Guia do Estudante está completamente equivocado, de acordo com o MEC, o campus de Registro está melhor que o de Botucatu, só perdendo pro de Ilha Solteira), mas no geral, USP ainda segue dominando os rankings.
E pra não perder o costume:
A USP NÃO TEM INTERUNESP!