phisikys escreveu: Pessoal, para se medir o quanto uma Universidade é boa ou ruim, os critérios são vários.
Quanto maior o número de professores-pesquisadores, mais conceituada se torna a universidade em questão.
Quanto maior o número de artigos publicados pelos professores-pesquisadores em revistas científicas nacionais e internacionais, mais conceituada é a universidade.
Quanto maior for a nota dos universitários no ENADE, mais conceituada se torna a universidade.
Agora o melhor é analisar por áreas e cursos. Por exemplo, o curso de física da UFPB é considerado um dos melhores do Brasil, pois possui nota 6 segundo a CAPES, sendo que a nota máxima é 7. Essa nota dada pela CAPES é a forma oficial de julgar o conceito das universidades a nível nacional e internacional. É uma nota padrão.
A USP não é mais a melhor do Brasil! É uma universidade tradicional que vive mais de nome e a culpa é do PSDB, que nos últimos anos vem depreciando e politizando-a. A USP hoje tem uma dívida pública gigantesca. A UNICAMP também contraiu uma grande dívida. Se continuar assim, essas duas importantes universidades poderão ser privatizadas pelo PSDB ou fechadas.
A USP esta sim afundada em dividas, tanto quanto a Unesp e a Unicamp, mas ela não vive só de nome, nela existe grande professores doutores que tem publicações em diversas revistas cientificas tanto nacionais quanto internacionais, professores com filiação a instituto de grande prestigio internacional e com otima formação.
Ela já não é melhor universidade da America Latina, perdeu para um Chilena, mas continua sendo uma das melhores se não a melhor do Brasil.
O problema da USP é em grande parte má administração e repasse de dinheiro pelo PSDB, mas não vejo as federais muito melhores, tenho pessoas na minha classe que abandonaram o curso na federal por culpa de sucateamento, sucateamento está acorrendo não só por conta da gestão PSDB em São Paulo, sucateamento acontece em todo o país, em diversas federais.
Sobre o Enade, a USP não participa de nenhuma prova feita pelo MEC por considera-la facil de burlar, coisa que foi provada na unica vez que ela fez a prova, por tanto não tem dados da USP no Enade.
O problema mesmo é que o descaso com a Educação não vem só de agora, não é só a gestão do PSDB, que diga-se de passagem é péssima, no âmbito estadual ou do PT no ambito federal, esse problema vem desde a ditadura e não foi solucionado com a implantação da democracia e nós sentimos o preço disso.
@ topico
Eu provalmente não mudaria muito meu rank, só tiraria a UNESP do segundo lugar.