Conclusões minhas: Por ichigo ser filho de um shinigami e uma Quincy,Provalmente do mesmo jeito que ele erdou os poderes da mãe ele também erdou os poderes de shinigami do pai , por isso dele também usar o Getsuga Tenshou.
Os poderes quincy do ichigo são representado na forma de Yhwach e os poderes de shinigami na forma de hollow, o que o mangá explicou foi o seguinte,
no dia que a rukia acertou a espada no ichigo,ele despertou os poderes de shinigami é também de quincy, apartir desse momento Yhwach começou a suprimir os poderes de shinigami de ichigo por não querer que ichigo se tornase um eventualmente,apartir dai a gente passou o mangá inteiro achando que a zangetsu éra o Yhwach sendo na verdade éra o Hollow branco que o ichigo acabou erdando da mãe também, na penultima pagina ,Yhwach apenas deixa de suprimir a zangetsu ( ou melhor dizendo ele escondia a verdadeira forma da espada dentro dele para que ichigo não descobrisse) ichigo só usava o poder da verdadeira zangetsu quando Yhwach liberava a forma hollow dele, ichigo é especial por já ter nascido quebrando a barreira entre hollows e shinigames , pois ele já naisceu podendo usar os poderes de ambos ....querendo ou não ele foi uma experiencia de sucesso de Aizem sendo que ichigo se tornou o que aizen queria se tornar usando o hogyoku.
Tensa zangetsu é nada menos do o Yhwach e o hollow do ichigo , no caso Yhwach é mais novo , e o hollow fica na forma de Vasto lord. se perceberam ichigo tem duas transformações de holow a primeira é quando ele ainda não esta usando a bankai aonde podemos ver ele se trasnformando no primeiro treinamento que ele tem, apara dominar o hollow dele:
A segunda transformação de Hollow fica com a aprencia mudada ,aparencia essa que só existe quando ele usa a bankai , quando ele entrou nessa forma de hollow vasto lord ele já estava usando a Bankai contra alquiorra então o que eu quero dizer é que a bankai de ichigo é versão Vasto lord do hollow dele que é a verdadeira zangetsu, VERSÃO HOLLOW VASTO LORD APENAS SURGE QUANDO ICHIGO USA A BANKAI :