Nara Shikamaru escreveu: Talvez um pouco com o Obito somente, mas como precisava de um vilão decente, tá tudo certo.
Antigamente tinha lutas que o Shinobi usava a inteligência, evitava gastar chakra desnecessariamente, fundamentos ninjas, utilizar jutsus que pareciam básicos de forma bastante eficaz etc.
Depois que o Juubi entrou na história, o mangá tá se encaminhando para lutas com o uso do poder absoluto mesmo, não que isso impeça que os ninjas utilizem manobras astutas mas realmente tem uma diferença, mesmo assim, acho que não ficou exagerado, era o que foi programado desde o começo mesmo, Naruto iria se tornar muito poderoso e precisaria de inimigos à altura para se tornar reconhecido.
Eu gostava MUITO quando Naruto era assim, eu simplesmente era apaixonado pela serie, principslmente no classico, hoje, do jeito que esta, sendo so disputa pura de poder eu acho que Naruto perdeu um de seus pontos mais legais e envolventes da serie, porem, ela nao esta ruim, e ainda é um dos melhores mangas da atualidade. Porem, nao existe mais aquela tensao de ver o personagem pensando e armando uma estrategia mirabolante para sair de uma situaçao quase perdida, como o proprio Naruto ja fez varias vezes.