E acho que Hyuugas são muito fracos para pertencerem a linhagem de Rikudou, afinal o Byakugan é Doujutsu muito fraco perante ao Rinnegan e ao Sharingan, o ninja mais forte do clan Hyuuga foi o Neji, e nem de longe ele foi um cara muito forte, acredito que o Byakugan deve ser no máximo uma mutação de sharingan defeituoso.
Na verdade pelas informações do Manga tudo indica que os Hyuugas tem uma relação proxima com o Rikudou + até que os Uzumakis.
-Segundo Kakashi ao questionar sobre o Byakugan e Sharingan ele diz "Dizem que a origem dos Uchihas esta junto a dos Hyuugas" diferente da fala da Kushina[que cita os Uzumakis como parentes DISTANTE dos Senjus], Kakashi da ha entender que os Hyuugas são o Clã primario aquele que deu origem ao Uchiha, ele deixa isso claro em sua proxima fala "Esses dois carregam o nome do
Clã mais antigo e portador do sangue de
maior excelencia da vila da folha... O renomado Clã HYUUGA".
Bem e obvio que se for levar as palavras de Obito-Madara em consideração os Uchihas seriam os mais velho + também a chances dos Hyuugas ja existirem na época do Rikudou.
Agora continuando, o fato do Byakugan ser muitas vezes referenciado como "um dos três GRANDES doujutsus" ja diz muita coisa, pois coloca o Byakugan na mesma linha historica que Sharingan e Rinegan... Kishimoto não daria essa informação por nada, incluir Byakugan no meio de Sharingan e RINEGAN, e algo que deve ser levado em consideração.
Não tenho duvidas que + pra frente sera revelado informações sobre o passado dos Hyuugas, que tenho QUASE certeza que tem uma relação proxima do Rikudou, tanto quanto Senjus e Uchihas.