Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Para se aprender precisa entrar na escola/faculdade?

+13
EMINEM10
MatheusGeneration
Ellos
JL
Loyal Fangs
Maito
Roupinoll
Kyuko
Gohan
Lelouch
Itachi Uchiha
Merlin
Alef Aburame
17 participantes

descriptionPara se aprender precisa entrar na escola/faculdade? EmptyPara se aprender precisa entrar na escola/faculdade?

more_horiz
Desde pivete, convivo com essa ideia de que para sermos alguém na vida, precisamos estudar, perder vários anos na escola e depois de ter passado nisso, estudar para entrar na faculdade aonde você será de certa forma bombardeado com matérias para no fim, você ter uma profissão.
Mas a pergunta com qual me refiro é, será que é necessário tudo isso para se aprender?
Com o avanço da internet e suas tecnologias, temos grades escolares em questões de minutos e as matérias em questões de segundos, aprendemos com os melhores professores, sem burocracia, sem nada, só com um clique e com "força de vontade".

Então por quê precisamos ir a escola aprender? Por quê não podemos aprender em outros lugares, com outros métodos de ensino, ter contato com algo que realmente importa. Por quê?

descriptionPara se aprender precisa entrar na escola/faculdade? EmptyRe: Para se aprender precisa entrar na escola/faculdade?

more_horiz
Alef Aburame escreveu:
Desde pivete, convivo com essa ideia de que para sermos alguém na vida, precisamos estudar, perder vários anos na escola e depois de ter passado nisso, estudar para entrar na faculdade aonde você será de certa forma bombardeado com matérias para no fim, você ter uma profissão.
Mas a pergunta com qual me refiro é, será que é necessário tudo isso para se aprender?
Com o avanço da internet e suas tecnologias, temos grades escolares em questões de minutos e as matérias em questões de segundos, aprendemos com os melhores professores, sem burocracia, sem nada, só com um clique e com "força de vontade".

Então por quê precisamos ir a escola aprender? Por quê não podemos aprender em outros lugares, com outros métodos de ensino, ter contato com algo que realmente importa. Por quê?

Você não entra na escola só para estudar, é como se a vida fosse um jogo e a escola o tutorial, ali você não aprende só as matérias básicas da vida(como história, matemática e etc...), mas também aprende a se socializar com pessoas, aprende a lidar com elas, quando você tem que fazer um trabalho em grupo você aprende a conviver em grupo e a trabalhar com ele, quando você leva seu dever para casa e tem que trazer pronto, é uma lição de responsabilidade.

Ou seja a escola não é apenas um bombardeado de matérias, mas o tutorial da vida, assim ela não é inteiramente inútil.

descriptionPara se aprender precisa entrar na escola/faculdade? EmptyRe: Para se aprender precisa entrar na escola/faculdade?

more_horiz
Uma frase que ouvi a pouco; o ser humano não compreende as diferenças. A partir do momento que vamos interagir em grupo, isso acrescenta mais em nossa habilidade de convivência do que simplesmente implica em conteúdo avulso jogado pra decorar. Não há um tipo de preparação mais eficiente do que este. Por isso, se ainda vale, este é o ponto importante de frequentar uma escola. O problema está em quando o que deveria ser eficiente se torna ineficiente.

E é verdade, tudo o que se faz dentro de uma sala de aula pode ser feito na própria internet, desde que se tenha uma boa instrução. Porém numa breve analise; muitas instituições de ensino superior possuem um sistema de ead (ensino a distancia) on-line, que é constantemente criticado pela má qualidade do serviço se comparado a uma aula presencial. É claro que existem bons exemplos, ead on-line ou tele-transmitida eficientes, porém na maioria se nota o grave problema dessa "modalidade", que no meu ver implica mais em não saber utilizar deste método. É uma ideia muito recente para a maioria, mas em casos específicos, como da Estácio, é por falta de estrutura administrativa da instituição.

Mas é como um professor já me disse; O futuro da educação está justamente nesse tipo de aula. Logo não está distante do dia que as instituições mostrarão maneiras eficientes de estudo baseadas na internet. Mas no fim, é como uma outra colocação de um outro professor. Até o ano passado um Designer autodidata poderia ser contratado por uma empresa, sem que fosse cobrado certificação de cursos e etc, porém, segundo o que estavam discutindo, isso havia mudado, onde hoje essa certificação já é cobrada. E então você tem uma mudança direta no mercado de trabalho. Aquele cara que não tem a certificação se vê obrigado a fazer um curso, pois se não pode perder uma vaga para alguém com certificação, mas que não é verdadeiramente habilitado. As instituições pagas mas acessíveis acabam apenas vendendo um diploma, onde na verdade não estão nem aí se o cara realmente tem condição de tê-lo e assim, tudo acaba declinando.

more_horiz
E é verdade, tudo o que se faz dentro de uma sala de aula pode ser feito na própria internet, desde que se tenha uma boa instrução.

Não acredito que duas pessoas(que pensam, agem da mesma forma, exatamente iguais, algo que não existe no nosso mundo) que cursaram a mesma faculdade, uma por ead, outra presencial tenham tido o mesmo avanço, não boto fé em cursos ead, mas é a minha opinião né.

more_horiz
Não é inútil, mas de fato é possível aprender as coisas sem a necessidade de estar na sala de aula.
Eu me tenho como exemplo. Muitas vezes eu procuro estudar em casa, e as vezes garanto um rendimento maior do que estando na sala de aula.
Enfim, isso é algo pessoal, tem muitas divergências por ai.

more_horiz
Zeref-kun escreveu:

Você não entra na escola só para estudar, é como se a vida fosse um jogo e a escola o tutorial, ali você não aprende só as matérias básicas da vida(como história, matemática e etc...), mas também aprende a se socializar com pessoas, aprende a lidar com elas, quando você tem que fazer um trabalho em grupo você aprende a conviver em grupo e a trabalhar com ele, quando você leva seu dever para casa e tem que trazer pronto, é uma lição de responsabilidade.

Ou seja a escola não é apenas um bombardeado de matérias, mas o tutorial da vida, assim ela não é inteiramente inútil.

Meio utópico que você disse. Nós aprendemos isso, desde de quando entramos na sociedade. Além do mais isso o que você disse, nós aprendemos por inúmeros meios, como com colegas na rua, desde do sexo masculino até o sexo feminino. Com vizinhos, com conhecidos, com parentes. Sobre responsabilidade, você aprende isso com os pais não com a escola. A escola não tem obrigação de te ensinar lições sobre socializar com as pessoas, ela não te ensina a viver.

Itachi Uchiha escreveu:
...

Isso existe, pelo meio do auto didatismo, inclusive posso te citar muitas pessoas que obtiveram sucesso sem uma faculdade. Leonardo da Vinci, Saramago, Eike Batista, Bill Gates, Woody Allen, Anna Wintour, Ralph Lauren dentre outros.

Pessoas que dentro do seu meio obtiveram lucros e são grandes ( eike é bom em vender utopia ;) na sua área.
Não vejo motivos aparente, claro que a sociedade adora por, que as pessoas para se dá bem na vida precisam se formar em alguma faculdade, precisam de conhecimento, mas esse mesmo conhecimento pode ser adquirido por meios fáceis, só com algumas palavras chaves, consigo ter aulas com melhores do mundo, aprender línguas, mas não adianta eu aprender tudo isso, porque o mercado de trabalho quer porque quer, um pedaço de papel.

more_horiz
É verdade alfinho, atualmente a educação tornou-se algo tão efêmero quanto gotas de chuva!

Eu não sou a favor da nossa atual educação, seja ela pela web ou a presencial, acredito que a primeira pode surtir efeito na questão de a pessoa interessada na mesma, conseguir uma profissão e um trabalho bem remunerado, mas o conhecimento em si...esse não vem só com uma aula bem dada, vem também com o contínuo buscar do próprio ser humano, e por sua experiência no mundo físico também, empirista.

Já a aula presencial, que nossos estudantes recebem em nossas escolas (à nível fundamental e médio, principalmente) é um tanto quanto burocrática e os professores perdem metade do tempo fazendo a chamada, outra metade dando uma aula que não diferencia-se das demais, sinceramente, pra mim é bem claro que nossos estudantes com pensamento próprio, crítico e com identidade intelectual, perderam-se em meio à burocracia existente no nosso sistema educacional, formamos seres que tendem a tornarem-se máquinas de responder, "enens" da vida, vestibulares, concursos públicos...afinal de contas o que importa é só ganhar dinheiro mesmo não é? Até a educação tornou-se refém do capital.

O conhecimento é mero capacho desse nosso sádico e sombrio futuro, infelizmente.

Ps: Daqui a pouco não vão existir faculdades federais não sucateadas, ProUni e FIES estão aí pra cumprir seu papel de privatizar "a porra toda"!.

more_horiz
Não é necessário ao meu ver, a escola só é útil até a 4ª série.

Pois você já sabe Ler e escrever, então pode começar a fazer pesquisas no computador.

Uma pesquisa já comprovou que 4 horas no google é igual a 1 mês na escola.

more_horiz
@Kyuko, concordo com vc de certa forma.

Quando eu estudava(agora eu já terminei os estudos :trollface: )

Tinha coisas que eu passava um ano na escola e não aprendia, e também tinha Matérias e Temas que eu Lia o livro todo e não conseguia entender, coisas que em minutos eu aprendia na Internet.

Mas também tem o fato que já foi citado acima, que a escola também serve pra gente aprender a viver e socializar, não apenas para se estudar.

more_horiz
Não.

Eu tenho amigos que saíram da escola, estudavam quando tinham vontade, liam um livro na hora que queriam, e eles passaram na UFRGS, a melhor faculdade do RS.

Tem gente que não aprendeu nada de matemática, português, matérias em geral, mas aprendeu como viver, aprendeu com a vida.

E tem gente que não aprende nada na escola, porque é um filho da puta e não tem vontade de aprender, porque acha "legal" ser um troxa.

Acho que aprender depende da vontade, conhecimento só tem quem quer, independente da onde arrumar

more_horiz
Que a escola se tornou uma grande fábrica de fazedores de vestibulares, isso sem dúvida. Portanto eu também questiono a questão da obrigatoriedade da escola.

Mas faculdade? Bom, ela é uma facilitadora crucial, tanto pra se obter contatos quanto material pra estudo. Lá dentro mesmo você já (é obrigado) estuda muito por conta própria, quanto a isso, nem precisa se preocupar. Mas aí depende muito do que você quer fazer na vida. O que é algo complicado de se decidir aos 16~17 anos. Chego a achar isso um tantinho ridículo, mas isso é outra discussão.

more_horiz
Cara, na escola eu só aprendi a não ser preguiçoso.
:yoda:

Porque o resto foi na base dos animes e jogos.

E também na rua e com os ''amigos''. Sabendo o que é dor.
Pois essa é maior escola da vida.

Claro que na escola/faculdade você aprende, mas é um aprendizado forçado.
E totalmente supérfluo.

more_horiz
O Certo seria voce na escola aprender a ter disciplica, respeito e aprender a pensar

Problema é que na escola oque mais falta é disciplina, respeito deixo de existir faz tempo ja que hoje ate professores sao agredidos em sala de aula, e, quanto a aprender a pensar acho que isso só ocorre em pouquissimos colegios

Se voce tem uma mente boa, um pouco de carater, um cadinho de maturidade e aprende a pensar, voce pode seguir sua vida de boa, emprego voce ira arrumar e caso se esforce pode conseguir uma carreira que nao dependa exclusivamente de formaçao academica como abrir uma loja de conserto de bicicletas, vendedor de algo, trampo na internet produzindo videos, sites ou sei la oqe e etc

Escola em si nao é tudo, muito Milhonarios, Bilhonarios por aeew largaram escola, facul e afins

more_horiz
É possível ter o conhecimento da escola em casa com auxilio , só que seu conhecimento fica muito fraco , eu recomendo ir na escola mesmo , é o mais saúdavel que você pode fazer ...

more_horiz
O sistema te obriga/força a fazer isso, se tu não ir para a escola não poderá ter um sonho de ir para a faculdade, o que te impede de trabalhar em determinados empregos ou estágios com salários maiores, ou seja teu emprego será de renda baixa (garis, setor de limpeza, pedreiro, babá e por aí vai...) é claro que é possível aprender quase tudo o que tu deseja fora da escola, mas tua vida será essa que eu disse.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos