Acho que é algo extremamente pessoal. Mas acho que a escola é algo super necessário para a construção da capacidade de trabalho em equipe, para conhecer real conceito de hierarquia (diversas vezes os pais estão abaixo na hierarquia prática, e acima apenas na teórica), para sociabilização com pessoas diversas, e considero complicado alguém aprender a ler sem um professor pra ensinar.
Sobre faculdade ser necessário. Não é não. Sobre Bill Gates, Mark Zuckerberg entre alguns outros, estes abandonaram a faculdade pois viram que seus projetos iriam dar certo, muito certo. Existem exceções de total autodidatismo pós-escolaridade básica, mas como dizem, pra toda regra há exceção. Além disso, Bill e Mark não fizeram qualquer faculdade, ambos estudaram em Harvard.
O que faz o 'sucesso' da pessoa nesse sentido é apenas obter sucesso (dafuq), seja contratado por uma grande multinacional, seja em um projeto pessoal que se torna algo grandioso, seja investindo de maneira correta alguma renda. Faculdades ajudam nisso, mas não são determinantes, por isso muita gente se forma e fica parado, desempregado.
É o que penso...