Nome: Yamanaka Ino
Estréia (Mangá): Capítulo 34
Estréia (Anime): Episódio 1
Estréia (Filme): Naruto Shippūden: O Filme
Aparece em: Anime, Mangá, Rock Lee DS, Filme e Game
Seiyū: Ryōka Yuzuki
Dublador Português: Fernanda Bullara
Sexo: Feminino
Time: Time 10 (Time Asuma/Kakashi), Os Nove Novatos, Os Onze de Konoha, Nijū Shōtai, Time Três (Somente no Anime), Divisão de Batalhas Especiais.
Afiliaçao: Konohagakure
Classificação: Ninja Médica / Sensor / Telepata
Família: Yamanaka Inoichi (Pai), Mãe de Ino (Mãe), Yamanaka Sai (Marido), Yamanaka Inojin (Filho)
Clã: Yamanaka
Elemento de Chakra: Liberação de Água (Suiton), Liberação de Terra (Doton), Liberação de Yin (Inton), Liberação de Yang (Yōton)
Aniversário: 23 de Setembro (Virgem)
Tipo Sanguíneo: B
Idade: 12-13 anos Clássico, 15-16 anos Shippuuden
Rank: Clássico: Genin, Shippuden: Chunin
Altura: Clássico: 149.3 cm - 151.2 cm, Shippuden: 162.2 cm
Peso: Clássico: 38.2 Kg - 38.5 Kg, Shippuden: 46Kg
Graduação (Genin): 12 Anos
Graduação (Chūnin): 14 Anos
Registro Ninja: 012604
De acordo com o databook:
-O hobby de Ino é fazer compras.
-Ino deseja lutar contra Sakura.
-As comidas favoritas de Ino são tomates cereja e pudim, enquanto sua menos favorita é sashimi.
-Ino completou 40 missões oficiais no total: 23 rank-D, 9 rank-C, 6 rank-B, 2 rank-A, 0 rank-S.
-A frase favorita de Ino é "As muitas palavras das flores" (花言葉の数々, Hanakotoba no kazukazu).
DataBook 1:
Frase: “É rival de Sakura tanto no amor quanto nas habilidades ninjas!”
Pontuação: Ninjutsu: 2.5/ Taijutsu: 1.5/ Genjutsu: 1.5/ Inteligência: 2.0/ Força: 0.5/ Agilidade: 2.5/ Estamina: 2.0/ Selos Manuais: 2.5
DataBook 2:
Frase: “Uma teimosa personalidade brilhante, uma bela e espirituosa flor que floresce na vila da folha!”/ “Em situações de emergência, ela coloca a sua equipe em primeiro lugar!" / "Ela possui uma inteligência e sentido que são acima dos outros, e uma liderança em todos os seus arredores."
Pontuação: Ninjutsu: 3.0/ Taijutsu: 1.5/ Genjutsu: 1.5/ Inteligência: 2.5/ Força: 1.5/ Agilidade: 2.5/ Estamina: 2.0/ Selos Manuais: 2.5
DataBook 3:
Frase: “A donzela que cultiva a si mesma em uma sublime e magnífica flor!”/ “Ela realiza sua missão com êxito, mesmo que coloque sua vida em risco...! Ela tem coragem e bravura para não se retirar diante do perigo!!”/ ”Quando uma missão termina seu coração de donzela volta com força total!! Com um discurso que reflete seu profundo conhecimento sobre o sexo oposto, ela aumenta seu próprio apelo.”
Pontuação: Ninjutsu: 3.5/ Taijutsu: 1.5/ Genjutsu: 3.0/ Inteligência: 3.0/ Força: 2.5/ Agilidade: 2.5/ Estamina: 2.5 / Selos Manuais: 2.5
DataBook 4:
Frase: “Ela exerce sobre a vontade de seu pai, que morreu no ataque do Juubi, e assume o papel de mensageira da Aliança Shinobi. Seu florescimento na habilidade de percepção, fez as palavras da flor no campo de batalha.”
História:
Ino é filha de Yamanaka Inoichi, sempre foi uma garota extrovertida e muito popular. Durante seu tempo na academia, os resultados de Ino sempre a colocaram numa posição em destaque. Seus resultados eram maiores entre todas as Kunoichis, suas habilidades com Ninjutsu e projéteis era grande, e, seu comportamento ninja, impecável. Graças ao seu alto nível acadêmico, Ino era comparada com Shino e Sasuke, sendo os mais aptos a se tonarem Genin.
Mais tarde Ino conhece Sakura, uma garota que era maltratada e sofria bullying por ter uma testa grande. Decidida em ajudar sua colega, Ino foi a primeira pessoa a se torna sua amiga. Ela convenceu Sakura que esconder o tamanho da testa era inútil, e deu-lhe uma fita para chamar a atenção em outros lugares (como seus lindos olhos verdes), sugerindo que Sakura tinha um grande potencial, mas ainda tinha que alcançá-lo. Ela ajudou Sakura a ganhar a sua confiança, e fez ela abandonar sua timidez, protegeu e ajudou aquele pequeno broto até ele florescer. Após Sakura ficar apaixonada por Sasuke, e descobrir que Ino era apaixonada por ele, Sakura terminou sua amizade com Ino, a tornou-se sua maior rival.
Time 10:
Durante a escolha para as equipes, Ino é colocada no Time 10, juntamente com Chouji e Shikamaru, sendo seu sensei, Asuma Sarutobi. O anúncio do time causou a indignação de Ino, sendo que ela desejava estar na mesma equipe que Sasuke. Além de ter dito que não gostava de estar na mesma equipe que um "gordo" e um "preguiçoso". Fora ter odiado o fato de Sakura estar na mesma equipe que Sasuke. Entretanto, com o passar dos tempos, Ino foi criando laços profundos com Choji e Shikamaru, ao ponto de dar sua própria vida pelos seus companheiros.
Junto com seus companheiros, Ino compõe a nova geração da formação lendária mundialmente conhecida como Ino-Shika-Chō, assim como seus pais eram antes deles. Sendo a equipe que possui um perfeito trabalho em equipe, uma impecável interação entre os membros do grupo, habilmente talentosos na prática de Ninjutsu e estrategismo. Talvez o Time 10 seja o mais indicado a missões Shinobi muito... “complicadas”.
Depois da morte de Asuma, Kakashi passou a liderar o Time 10, sendo substituído por Yamato no Time 7.
Personalidade:
Ino é uma garota extrovertida, segura, presunçosa e convencida, possui uma personalidade forte e um gênio difícil. Faz o tipo astuto, mais em geral, sua personalidade muda com a ocasião. Sabe ser irritante, explosiva, ousada, arrogante, agressiva e mandona, enquanto ao mesmo tempo sabe recolocar suas emoções e modo de agir de acordo com a situação, sendo decidida, cautelosa, dedicada, responsável, corajosa, madura, líder e mostrando o seu lado doce de mulher. Ao mesmo tempo em que consegue ser sempre bem humorada. Ino era a garota mais popular na Academia, e também a mais qualificada. Ela encontrou a pequena Sakura na fossa, e a fez ter coragem de ser si mesma, e parar de se esconder, ela fez aquele pequeno broto florescer, e foi graças a ela que Sakura chegou onde chegou, segundo a própria rosada. Ino, além de ninja, é uma garota, e é a que mais mostra conhecimento sobre romances, percebendo coisas nos outros facilmente. Ela é o tipo de Kunoichi que não esconde o seu lado feminino, sabe deixar o seu lado mulher ofuscar.
Na quarta guerra ninja, Ino tornou-se mais audaz e confiante, caminhando para a divisão de Darui sem medo mesmo depois de Shikamaru dizer o quão poderosos são os Irmãos Ouro e Prata, e Ino estava completamente imperturbável pelo que ele disse. Mantendo a promessa que ela fez para Asuma, Ino resolveu colocar sua vida na linha para proteger seus companheiros de equipe e ela mesma, não importa do quê. Manteve o seu espírito de liderança mesmo depois dos anos, honrando o juramento que fez a Asuma, e tem tomado conta de Chouji e Shikamaru, assim como foi ela quem os levou para a luta contra seu Sensei. Ela é segura de si e é firme nas decisões, mesmo tendo seu coração apertado, ela lutou bravamente contra Asuma ao lado de seus companheiros, e colocou Chouji de volta aos eixos na batalha. Ino se interessa por garotos, se preocupa com a aparência e ama flores e fazer compras.
Inner Ino:
Em uma missão com Naruto, devido a sua fúria, Ino brevemente revelou um "Inner Ino " (内なるいの, Uchinaru Ino ), semelhante a "Inner Sakura" (内なるサクラ,Uchinaru Sakura). As Inner's são uma manifestação de suas emoções interiores. Além de alívio cômico, as Inner's representam a opinião real no pensamento da pessoa, embora a pessoa fale algo oposto do que ela pensa. A aparência das Inner's é normalmente marcada por uma exclamação de “Shānnarō!” (しゃーんなろー). A frase não tem sentido literal, mas geralmente é traduzido como "Inferno! Yeah!", "Claro que não!", ou no caso da Ino "Maldição!", dependendo da situação. O anime em Inglês, por motivos de censura, substituiu as frases acima por um forte "Cha!". Ino do mesmo modo que Sakura, executa o emocional em explosões violentas, uma vez que elas se basearam na fúria interior, muito desanimador para aqueles que estão ao seu redor no momento. Além de impor suas verdadeiras emoções, as Inner's também são uma fonte de coragem e poder.
Aparência:
Embora sempre em uma rivalidade com Sakura para provar quem é a melhor Kunoichi, Ino leva uma grande dose de orgulho em sua aparência, que foi visto até mesmo durante a sua juventude no treinamento como Kunoichi. É uma garota muito vaidosa e com um bom senso de estilo, desde pequena era vista coberta de acessórios e roupas chamativas, que auxiliam a sua boa forma a tornando-a uma garota muito charmosa. Os traços mais notáveis em sua aparência são seus olhos azuis e seu longo cabelo loiro, sempre visto em um rabo de cavalo com uma franja cobrindo o lado direito do rosto. Em termos de vestuário, Ino frequentemente é vista vestindo trajes reveladores, deixando partes do seu corpo expostas. Mais em geral, seu estilo varia, seu look vai de acordo com a ocasião. Mostra ser uma garota atraente, sedutora.
As Promessas:
Promessas rondam a vida de Ino, e desde o clássico, nos foi apresentada três promessas que tem guiado a vida de Ino, e fazendo-a amadurecer cada vez mais. Ino e Sakura, amigas, e ao mesmo tempo, rivais. Tudo começou por causa de Sasuke e a paixão das duas por ele, e depois virou uma disputa, onde uma tenta superar a outra.
Eu não vou perder para você!!!”
Eu nunca vou deixa você me superar!’’
Eu não vou perder para Sakura em nada!
Últimos pedidos do seu professor, promessas relacionadas ao seu Sensei.
Cuide deles!’’
Não perca para a Sakura!’’
Ino e Sakura (Amigas e Rivais):
Ino e Sakura. 50% do público as tem como amigas, e 50% do público as tem como rivais. Frases e quadros de relacionamentos no Databook as ressaltam como rivais, no entanto, momentos no anime/manga as apontam como grandes amigas, também vice-versa... Desde o início da história pudemos ver essas duas garotas brigando por um único garoto. Era o início do ódio dos fãs contra Sasuke, e dos fãs das garotas um contra o outro. Porém, poucas pessoas vêm o real motivo da competição entre essas duas garotas…
Quando criança Sakura era muito triste por não ser amada. As pessoas zombavam dela devido a sua “testa grande”. Sem amigo ou amiga algum, Sakura era, nessa época, tão sozinha quanto Naruto. Foi por causa de Ino que Sakura começou a valorizar ela mesma. Ino deu um laço de presente para Sakura para que ela deixasse de esconder sua testa com a franja. Sakura usa esse penteado até hoje. Ela não usa mais o laço, mas ela prende o cabelo da mesma forma desde que Ino deu o laço para ela. Atualmente, Sakura prende seu cabelo com sua bandana.
Os problemas começaram a surgir entre Sakura e Ino desde cedo. Antes da aparição de Sasuke. Ino era uma Kunoichi talentosa desde a infância. Ela ainda ajudou Sakura a se sentir melhor. Sakura, por sua vez, usava desses pensamentos para ver o quanto Ino era realmente boa. Bonita, talentosa e inteligente, Ino era amiga de Sakura, mas tomava toda a atenção para si. Até mesmo Sakura servia para enaltecer a presença de Ino, que não fazia isso de propósito, mas acontecia eventualmente, sem querer. Pensemos, toda vez que Sakura era pereguida e maltratada, era Ino quem a ajudava, tomando a atenção e a popularidade do incidente para si. Com isso, Ino tornou-se bastante popular, e Sakura continuou oculta na sombra de Ino.
É aí que surge uma conversa entre elas cheia de duplo sentido. Ino explica como se montar um ramo de flores, pegando primeiro uma flor principal, a cosmos no caso (flor da esquerda), e rodeando ela com flores secundárias, como as pequenas florzinhas que ela pegou. A função dessas flores secundárias era exaltar a beleza da flor principal. Nesse momento, Sakura faz uma comparação, dizendo que Ino era a cosmos (flor principal) e ela era uma Fujibakama (flor secundária). Essa comparação mostra claramente o anseio de Sakura em ser apenas aquela que enaltece a beleza de Ino. Mas Ino diz que ela nem era uma flor ainda, e sim um pequeno broto. No caso, um broto de Sakura (flor da direita). Ino diz que esse broto iria florecer e que ficaria talvez até mais bela que a cosmos. Ino quer dizer que Sakura ainda tem muito que aprender e crescer, e que quando chegasse esse momento ela até a superaria, mas Sakura ainda se sente inferior à Ino. Essa ideia sobre a comparação de Sakura (a flor) com a Cosmos gerou a música da encerramento, Harmony. Ino explica que a Cosmos nasce somente no outono (a flor mais bonita da estação), e que Sakura nasce na primavera (a flor mais bela da estação). Uma não nasce junto à outra para que não haja competição pela beleza. “Isso…- diz Ino- é harmonia…
Nota: A música harmonia é cantada pelas duas dubladoras de Sakura e Ino no Japão, enaltecendo essa ideia.
Foi então que Sakura se apaixonou por Sasuke, e as coisas mudaram. Foi só aí que ela tomou força para desabrochar como uma flor, e lutar pela sua própria opinião. A rivalidade de Sakura e Ino, nesse ponto, não é apenas por Sasuke, mas para ver quem rouba a cena da outra. Ao ajudar Sakura, Ino diz: “Eu disse que eu não vou perder para você.” Ou seja, ela queria dizer que não quer ser inferior à Sakura em nenhuma ocasião. Isso aconteceu porque, duas flores que deveriam desabrochar, cada uma em sua estação (a cosmos no outono e a sakura na primavera), desabrocharam e exibiram suas belas pétalas ao mesmo tempo. Agora, uma fica tentando tomar o espaço da outra, se mostrando superior. Porém, isso não fez delas inimigas, mas sim, rivais. Algo como Naruto e Sasuke, sendo que Kakashi e Asuma já compararam a Yamanaka e a Haruno com o Uzumaki e o Uchiha. De acordo com Masashi Kishimoto , Ino e Sakura representam as formas femininas de Naruto e Sasuke.
Clássico:
Ino fez breves aparições no início da série, após se tornar Genin, ela e sua equipe é inscrita no Exame Chūnin. Na primeira fase da prova escrita do Exame, ela usou seu Shintenshin no Jutsu para usurpar o corpo de Sakura, memorizando todas as respostas a teste, em seguida, passa todas as respostas para Shikamaru e Choji. Mas Ibiki Morino acaba aprovando todos os que não desistiram do exame.
Na segunda fase do exame, um teste de sobrevivência na Floresta da Morte, a Equipe 10 foi confrontada por Neji Hyūga, o mais forte novato, que espantou sua equipe, mas Ino usa seus atributos femininos para seduzir Neji, soltando seus cabelos e jogando charme na tentativa de conquistar o Hyuuga, a fim de ele lhes poupar. No entanto, Neji decidiu não enfrentar a Equipe, por considerá-los muito fracos, despertando a fúria de Ino.
Ainda na Floresta da Morte, Chōji chamou seus companheiros de equipe para verem a luta de Sakura e Rock Lee, contra a Equipe Dosu. Ao ver a determinação de Sakura quando cortou seu cabelo para defender seus amigos, Ino teve flashbacks de sua infância como amigas. Quando observado que a situação realmente estava ficando feia, Ino e sua a equipe entraram em campo de luta para ajudar Sakura. Eles utilizaram a formação Ino-Shika-Chō para dominar a Equipe Dosu. Ino executa seu shintenshin, e pega Kin como refém, mais Zaku acaba atacando sua própria parceira de time, oque resultou causar danos também em Ino. No momento em que Sasuke acordou, Ino, Shikamaru e Choji saem de cena, onde observaram Sasuke forçar de forma brutal, a Equipe do som a recuar, onde assustou Ino.
Nas batalhas preliminares para as rodadas finais, Ino foi colocada para lutar contra Sakura. Ino não estava querendo lutar, a princípio, usando todas as suas forças. Ela diminuiu a intensidade de seus golpes para não machucar Sakura. Mas a garota queria que sua rival usasse todas as suas forças, e a provocou até que ela resolvesse atacar de verdade. Sakura queria apenas uma luta justa. Com isso Ino passa a lutar seriamente, e de seus olhos parece saltar uma fúria indescritível. Ino estava com raiva, pois aquela que fora sua melhor amiga no passado, e a quem ela ajudou a se descobrir, estava alí, zombando de sua cara, e lutando com todas as forças.
É então que Ino cria um plano para acabar com a batalha sem ferir mais a sua amiga. Em uma clara comparação ao momento em que Sakura corta seus cabelos, Ino faz um gesto igual. Qualquer um pensaria que ela fez aquilo por inveja à Sakura e à forma como ela conseguiu chamar atenção com esse ato, mas é justamente esse pensamento que Ino esperava das pessoas. Cortar seu cabelo era parte de um plano. Ino espalhou o cabelo pelo chão, e ameaçou fazer o Shintenshin no jutsu, penetrando dentro da mente de Sakura. Mas essa técnica era muito lenta e difícil de acertar. É aí que entra o plano de Ino. Ela finge errar a técnica na primeira vez para prender Sakura em uma corrente de chakra formada por seus cabelos. Com isso ela prende sua amiga, e pode acabar com a luta simplesmente fazendo ela dizer que desiste… O azar de Ino foi a interferência de Naruto onde chama o nome da Sakura, despertado sua alma interior. Inner Sakura foi crucial para liberar-se do ataque de Ino, que por falta de Chakra falhou no seu jutsu. Com baixo nível de chakra, Ino e Sakura tentaram um último ataque, e bateram-se mutuamente, resultando empate, ou seja, ambas sendo eliminadas. Quando recuperaram a consciência, elas começaram a se tornar amigas de novo, mas ainda assim mantiveram a sua rivalidade e o amor de Sasuke.
Um mês depois, próximo das rodadas finais do Exame Chūnin, Sakura visitou a floricultura da família de Ino para comprar algumas flores para Sasuke, que estava hospitalizado. Depois de terem outra discursarão, Ino acompanhou Sakura ao hospital para verem Sasuke, mas ele havia fugido, deixá-las para verem Rock Lee no hospital. Nas rodadas finais na Arena Chūnin, Ino estava ao lado de Sakura assistindo as lutas finais, e observou que a equipe de Sakura era extraordinária, depois de ver Naruto derrotando Neji. Quando a invasão em Konoha começou, Ino foi colocada para dormir pelo genjutsu de Kabuto. Depois, Ino pode ser vista no funeral do Sandaime Hokage, ao lado dos outros moradores, lamentando sua morte.
Pouco tempo após a promoção Shikamaru ao posto de chūnin, a Equipe 10 comemorou no Yakiniku. Em uma breve discussão de Asuma para que Chōji comesse menos e treinasse mais, Ino também repreende Chōji para que ele fizesse uma dieta. Enquanto Chōji ficou brevemente deprimido, Shikamaru convenceu-o a ser ele mesmo. Mais tarde, depois que a Equipe de Shikamaru voltou de sua missão mal sucedida de recuperar Sasuke, Ino chamou Sakura para elas irem ao hospital para ver seus colegas de equipe. No hospital, Ino ficou aliviada ao saber que Chōji não corria mais risco de morte. Mais tarde, ela vira discípula de Tsunade, e aprende Ninjutsu Médico.
Fillers:
Quando Mizuki escapou da prisão, Ino junto com seus companheiros de equipe (Shikamaru e Choji) salvaram Naruto das garras dos irmãos Raijin e Fuujin. Assumindo a batalha, Shikamaru ordena que Naruto siga em frente para ajudar Iruka. Após Shikamaru mobilizar os irmãos com Kage Mane no Jutsu (possessão das sombras), Ino utiliza o shinteshin (transferência de mente) em um dos irmãos, dentro do corpo do Fuujin, Ino começa a atacar o Raijin com socos, porem, Raijin reage e expulsa Ino do corpo de seu irmão. Os ataques Raijin deforma totalmente o rosto de Ino, onde provoca desespero na loira. Quando a situação começa ficar feia, Ino faz um selo de mãos, Shikamaru diz para Ino não utilizar o Shinteshin novamente, pois, ela poderia ser atingida pelo Kubishibari no Jutsu (Jutsu de enforcamento pela Sombra), Ino esnoba Shikamaru e diz que ele não é o único a desenvolver novas técnicas. Assim revela o Shinranshin no jutsu (técnica da confusão mental) e faz os irmãos lutarem entre si, onde ganha elogio de Shikamaru. Depois Chouji revela sua nova técnica e fecha a formação Ino-Shika-Cho. Más Fuujin e Raijin são fortes e lutam para quebrar o combo, porem, o trio foram capazes de resistir até a chegada de Tsunade.
Mais tarde Ino acompanha Naruto, Shino e Anko ao País das ondas, em uma missão para derrotar o Kaima, um monstro marinho que andava destruindo os navios que passavam por ali. Em alto mar, a caminho do país das ondas, o grupo recebe um ataque, Ino é lançada ao mar e fica inconsciente, sendo rapidamente salva por Anko. Chegando lá, eles descobrem que pupilos de Orochimaru estão por trás disso tudo, e que dois deles participaram do exame Chunin em Konoha. Em tentativa de concluir a missão, o grupo investiga o caso e são obrigados a lutar com os ex-participantes do exame Chunin. Primeiro Ino salva a vida de Naruto derrotando Misumi Tsurugi (O ninja que foi adversário do Kankuro no exame Chunin). Utilizando o Shinraiju no Jutsu (Técnica de Manipulação), Ino faz com que Misumi amarre os próprios braços em dois pilares, deixando-o preso em uma sala em colapso, Naruto fica impressionado com Ino e elogia a Kunochi. Após isso, o recinto onde o grupo se encontrava, começa a desabar, Ino então utiliza seus sentidos perceptivos para achar uma saída, salvando a vida de Anko, Naruto e Shino. Mais tarde Ino ajuda Shino, utilizando o Shinraiju no Jutsu (Técnica de Manipulação) em Yoroi (o adversário do Sasuke no exame Chunin), ela impede o ataque dele contra Shino. Irritado Yoroi tenta atingir Ino, porem, Shino consegue detê-lo a tempo. Depois eles conseguem concluir a missão, e juntamente com Isaribi, eles voltam para Konoha.
Em um episódio individual do anime, Ino é contratada por uma princesa, Fuku, para se passar de dublê de corpo por ela em um primeiro encontro com o príncipe do País do Talharim, Chikara. Tsunade também envia Naruto Uzumaki como seu acompanhante nessa missão. Ino inicialmente estava disposta a ajudar fingindo ser Fuku, mas ela ficou decepcionada ao ver que o príncipe na verdade não tinha uma boa forma, por ser gordo, e então estava incapacitada de tentar seduzi-lo. Por isso, Naruto se intrometeu transformando-se em uma versão mais sedutora de Fuku, o que levou Ino a repreende-lo com socos. Mais tarde, Chikara quase beijou Ino antes da interrupção de Fuku, que queria beijar o príncipe primeiro. Assim que a princesa Fuku apareceu acidentalmente em uma confusão com Naruto, Chikara deixou Ino de lado e se apaixonou pela nova forma física de Fuku. Não se sabe, entretanto, se a missão foi realmente considerada um sucesso, mas Ino ficou totalmente surpreendida por ter levado um fora e se negou a acreditar que os homens podem gostar de mulheres gordinhas.
Na busca por Genno (um ninja procurado que estava atacando Konoha), Ino e Sakura foram enviadas para examinar um cadáver que se acreditava ser Genno. Após Ino entrar na sala onde se encontrava o suposto cadáver, ela percebe por imediato que o cadáver não era um ninja ou um carpinteiro, e concluiu que Genno ainda estava vivo. Depois que o Grupo de Genins de Konoha encontra Genno, ele tenta fugir sendo carregado por um pássaro invocado pelo mesmo, Ino então utiliza o Shinteshin (transferência de mente) e impede a fuga de Genno soltando suas mãos da ave. Porem, Ino foi incapaz de manter a técnica, pois, ela notou que Genno estava sofrendo dores extremas.
Após a estudante de Gaara ser sequestrada, Suna pede ajuda para Konha. Assim Shikamaru organiza uma estratégia com os Genins da aldeia da folha, para ajudar Gaara, Kankuro e Temari. Dividindo os Genins em grupos e dando uma obrigação para cada, Ino fica acompanhada de Shikamaru e vão ao encontro de Temari, que no momento estava em batalha contra Kujaku. Chegando lá, Shikamaru e Ino conseguem salvar a vida de Temari, assumindo a luta contra Kujaku. Na tentativa de possuir sua rival, Ino é gravemente ferida por um Futon, deixando-a em risco. Com seus Kikaichus, Shino nota que Ino esta ferida e manda um aviso a Sakura, que devido ao treinamento com Tsunade, estava aprendendo a ser médica e tinha adquirido técnicas de cura. Kujaku então é derrotada por esforços combinados de Shikamaru e Temari. Após Sakura chegar ao local e começar a tratar os ferimentos da sua amiga, ino fica com a consciência pesada, se sentido inútil por não contribuir muito na missão. Voltando a Konoha Ino vai ao encontro de Sakura que estava em treinamento, em conversa com ela, Ino diz que sente inveja de Sakura, e que já algum tempo ela vem pensando em se tornar médica. Ela faz um pedido para que a Sakura falasse com a Tsunade para adicioná-la como uma segunda discípula. Pois, os estudos e o esforço não seriam problemas, segundo a mesma, ela era muito dedicada e aprendia muito rápido. Sakura então aceita o pedido, porem para provocar Ino, ela diz com sarcasmo que Ino também seria sua discípula, já que ela já tinha aprendido o básico na medicina. Resultando a fúria de Ino, respondendo para Sakura que iria mostrar para ela o seu grande valor (onde gerou outra briga).
Mais tarde, Ino aprende a sentir chakras e uma técnica secreta do seu clã, ensinada por seu pai. Posteriormente, participa novamente do exame chunnin, juntamente com Sakura e Choji, que iria acontecer em Konoha e Suna. Na primeira fase, Ino usou seu jutsu para comunicar-se mentalmente com seus companheiros, fazendo-os passar de etapa. Na segunda fase no deserto infernal, o grupo de Ino lutou contra um time da areia, e graças ao Shindenshin do jutsu de Ino, eles conseguiram derrota-los. Seguindo em direção a torres, eles foram novamente atacado por uma equipe inimiga, sendo uma dos integrantes, uma usuária de marionete, na qual o seu jutsu se assemelha muito com o Shintenshin do clã yamanaka. Com essa motivação de não deixar o Shintenshin No jutsu do clã Yamanaka perder, Ino consegue derrota-los, porém, eles voltam, mas dessa vez, Sakura que os derrotam definitivamente. Com o encerramento do Exame na segunda fase, cabia ao hokage de cada vila decidir que viraria chunnin com base no desempenho de cada, e logo, Ino,Choji,Sakura e seus amigos comemoram por terem se tornado chunnins.
Ino é filha de Yamanaka Inoichi, sempre foi uma garota extrovertida e muito popular. Durante seu tempo na academia, os resultados de Ino sempre a colocaram numa posição em destaque. Seus resultados eram maiores entre todas as Kunoichis, suas habilidades com Ninjutsu e projéteis era grande, e, seu comportamento ninja, impecável. Graças ao seu alto nível acadêmico, Ino era comparada com Shino e Sasuke, sendo os mais aptos a se tonarem Genin.
Mais tarde Ino conhece Sakura, uma garota que era maltratada e sofria bullying por ter uma testa grande. Decidida em ajudar sua colega, Ino foi a primeira pessoa a se torna sua amiga. Ela convenceu Sakura que esconder o tamanho da testa era inútil, e deu-lhe uma fita para chamar a atenção em outros lugares (como seus lindos olhos verdes), sugerindo que Sakura tinha um grande potencial, mas ainda tinha que alcançá-lo. Ela ajudou Sakura a ganhar a sua confiança, e fez ela abandonar sua timidez, protegeu e ajudou aquele pequeno broto até ele florescer. Após Sakura ficar apaixonada por Sasuke, e descobrir que Ino era apaixonada por ele, Sakura terminou sua amizade com Ino, a tornou-se sua maior rival.
Time 10:
Durante a escolha para as equipes, Ino é colocada no Time 10, juntamente com Chouji e Shikamaru, sendo seu sensei, Asuma Sarutobi. O anúncio do time causou a indignação de Ino, sendo que ela desejava estar na mesma equipe que Sasuke. Além de ter dito que não gostava de estar na mesma equipe que um "gordo" e um "preguiçoso". Fora ter odiado o fato de Sakura estar na mesma equipe que Sasuke. Entretanto, com o passar dos tempos, Ino foi criando laços profundos com Choji e Shikamaru, ao ponto de dar sua própria vida pelos seus companheiros.
Junto com seus companheiros, Ino compõe a nova geração da formação lendária mundialmente conhecida como Ino-Shika-Chō, assim como seus pais eram antes deles. Sendo a equipe que possui um perfeito trabalho em equipe, uma impecável interação entre os membros do grupo, habilmente talentosos na prática de Ninjutsu e estrategismo. Talvez o Time 10 seja o mais indicado a missões Shinobi muito... “complicadas”.
Depois da morte de Asuma, Kakashi passou a liderar o Time 10, sendo substituído por Yamato no Time 7.
Personalidade:
Ino é uma garota extrovertida, segura, presunçosa e convencida, possui uma personalidade forte e um gênio difícil. Faz o tipo astuto, mais em geral, sua personalidade muda com a ocasião. Sabe ser irritante, explosiva, ousada, arrogante, agressiva e mandona, enquanto ao mesmo tempo sabe recolocar suas emoções e modo de agir de acordo com a situação, sendo decidida, cautelosa, dedicada, responsável, corajosa, madura, líder e mostrando o seu lado doce de mulher. Ao mesmo tempo em que consegue ser sempre bem humorada. Ino era a garota mais popular na Academia, e também a mais qualificada. Ela encontrou a pequena Sakura na fossa, e a fez ter coragem de ser si mesma, e parar de se esconder, ela fez aquele pequeno broto florescer, e foi graças a ela que Sakura chegou onde chegou, segundo a própria rosada. Ino, além de ninja, é uma garota, e é a que mais mostra conhecimento sobre romances, percebendo coisas nos outros facilmente. Ela é o tipo de Kunoichi que não esconde o seu lado feminino, sabe deixar o seu lado mulher ofuscar.
Na quarta guerra ninja, Ino tornou-se mais audaz e confiante, caminhando para a divisão de Darui sem medo mesmo depois de Shikamaru dizer o quão poderosos são os Irmãos Ouro e Prata, e Ino estava completamente imperturbável pelo que ele disse. Mantendo a promessa que ela fez para Asuma, Ino resolveu colocar sua vida na linha para proteger seus companheiros de equipe e ela mesma, não importa do quê. Manteve o seu espírito de liderança mesmo depois dos anos, honrando o juramento que fez a Asuma, e tem tomado conta de Chouji e Shikamaru, assim como foi ela quem os levou para a luta contra seu Sensei. Ela é segura de si e é firme nas decisões, mesmo tendo seu coração apertado, ela lutou bravamente contra Asuma ao lado de seus companheiros, e colocou Chouji de volta aos eixos na batalha. Ino se interessa por garotos, se preocupa com a aparência e ama flores e fazer compras.
Inner Ino:
Em uma missão com Naruto, devido a sua fúria, Ino brevemente revelou um "Inner Ino " (内なるいの, Uchinaru Ino ), semelhante a "Inner Sakura" (内なるサクラ,Uchinaru Sakura). As Inner's são uma manifestação de suas emoções interiores. Além de alívio cômico, as Inner's representam a opinião real no pensamento da pessoa, embora a pessoa fale algo oposto do que ela pensa. A aparência das Inner's é normalmente marcada por uma exclamação de “Shānnarō!” (しゃーんなろー). A frase não tem sentido literal, mas geralmente é traduzido como "Inferno! Yeah!", "Claro que não!", ou no caso da Ino "Maldição!", dependendo da situação. O anime em Inglês, por motivos de censura, substituiu as frases acima por um forte "Cha!". Ino do mesmo modo que Sakura, executa o emocional em explosões violentas, uma vez que elas se basearam na fúria interior, muito desanimador para aqueles que estão ao seu redor no momento. Além de impor suas verdadeiras emoções, as Inner's também são uma fonte de coragem e poder.
Aparência:
Embora sempre em uma rivalidade com Sakura para provar quem é a melhor Kunoichi, Ino leva uma grande dose de orgulho em sua aparência, que foi visto até mesmo durante a sua juventude no treinamento como Kunoichi. É uma garota muito vaidosa e com um bom senso de estilo, desde pequena era vista coberta de acessórios e roupas chamativas, que auxiliam a sua boa forma a tornando-a uma garota muito charmosa. Os traços mais notáveis em sua aparência são seus olhos azuis e seu longo cabelo loiro, sempre visto em um rabo de cavalo com uma franja cobrindo o lado direito do rosto. Em termos de vestuário, Ino frequentemente é vista vestindo trajes reveladores, deixando partes do seu corpo expostas. Mais em geral, seu estilo varia, seu look vai de acordo com a ocasião. Mostra ser uma garota atraente, sedutora.
As Promessas:
Promessas rondam a vida de Ino, e desde o clássico, nos foi apresentada três promessas que tem guiado a vida de Ino, e fazendo-a amadurecer cada vez mais. Ino e Sakura, amigas, e ao mesmo tempo, rivais. Tudo começou por causa de Sasuke e a paixão das duas por ele, e depois virou uma disputa, onde uma tenta superar a outra.
Eu não vou perder para você!!!”
Eu nunca vou deixa você me superar!’’
Eu não vou perder para Sakura em nada!
Últimos pedidos do seu professor, promessas relacionadas ao seu Sensei.
Cuide deles!’’
Não perca para a Sakura!’’
Ino e Sakura (Amigas e Rivais):
Ino e Sakura. 50% do público as tem como amigas, e 50% do público as tem como rivais. Frases e quadros de relacionamentos no Databook as ressaltam como rivais, no entanto, momentos no anime/manga as apontam como grandes amigas, também vice-versa... Desde o início da história pudemos ver essas duas garotas brigando por um único garoto. Era o início do ódio dos fãs contra Sasuke, e dos fãs das garotas um contra o outro. Porém, poucas pessoas vêm o real motivo da competição entre essas duas garotas…
Quando criança Sakura era muito triste por não ser amada. As pessoas zombavam dela devido a sua “testa grande”. Sem amigo ou amiga algum, Sakura era, nessa época, tão sozinha quanto Naruto. Foi por causa de Ino que Sakura começou a valorizar ela mesma. Ino deu um laço de presente para Sakura para que ela deixasse de esconder sua testa com a franja. Sakura usa esse penteado até hoje. Ela não usa mais o laço, mas ela prende o cabelo da mesma forma desde que Ino deu o laço para ela. Atualmente, Sakura prende seu cabelo com sua bandana.
Os problemas começaram a surgir entre Sakura e Ino desde cedo. Antes da aparição de Sasuke. Ino era uma Kunoichi talentosa desde a infância. Ela ainda ajudou Sakura a se sentir melhor. Sakura, por sua vez, usava desses pensamentos para ver o quanto Ino era realmente boa. Bonita, talentosa e inteligente, Ino era amiga de Sakura, mas tomava toda a atenção para si. Até mesmo Sakura servia para enaltecer a presença de Ino, que não fazia isso de propósito, mas acontecia eventualmente, sem querer. Pensemos, toda vez que Sakura era pereguida e maltratada, era Ino quem a ajudava, tomando a atenção e a popularidade do incidente para si. Com isso, Ino tornou-se bastante popular, e Sakura continuou oculta na sombra de Ino.
É aí que surge uma conversa entre elas cheia de duplo sentido. Ino explica como se montar um ramo de flores, pegando primeiro uma flor principal, a cosmos no caso (flor da esquerda), e rodeando ela com flores secundárias, como as pequenas florzinhas que ela pegou. A função dessas flores secundárias era exaltar a beleza da flor principal. Nesse momento, Sakura faz uma comparação, dizendo que Ino era a cosmos (flor principal) e ela era uma Fujibakama (flor secundária). Essa comparação mostra claramente o anseio de Sakura em ser apenas aquela que enaltece a beleza de Ino. Mas Ino diz que ela nem era uma flor ainda, e sim um pequeno broto. No caso, um broto de Sakura (flor da direita). Ino diz que esse broto iria florecer e que ficaria talvez até mais bela que a cosmos. Ino quer dizer que Sakura ainda tem muito que aprender e crescer, e que quando chegasse esse momento ela até a superaria, mas Sakura ainda se sente inferior à Ino. Essa ideia sobre a comparação de Sakura (a flor) com a Cosmos gerou a música da encerramento, Harmony. Ino explica que a Cosmos nasce somente no outono (a flor mais bonita da estação), e que Sakura nasce na primavera (a flor mais bela da estação). Uma não nasce junto à outra para que não haja competição pela beleza. “Isso…- diz Ino- é harmonia…
Nota: A música harmonia é cantada pelas duas dubladoras de Sakura e Ino no Japão, enaltecendo essa ideia.
Foi então que Sakura se apaixonou por Sasuke, e as coisas mudaram. Foi só aí que ela tomou força para desabrochar como uma flor, e lutar pela sua própria opinião. A rivalidade de Sakura e Ino, nesse ponto, não é apenas por Sasuke, mas para ver quem rouba a cena da outra. Ao ajudar Sakura, Ino diz: “Eu disse que eu não vou perder para você.” Ou seja, ela queria dizer que não quer ser inferior à Sakura em nenhuma ocasião. Isso aconteceu porque, duas flores que deveriam desabrochar, cada uma em sua estação (a cosmos no outono e a sakura na primavera), desabrocharam e exibiram suas belas pétalas ao mesmo tempo. Agora, uma fica tentando tomar o espaço da outra, se mostrando superior. Porém, isso não fez delas inimigas, mas sim, rivais. Algo como Naruto e Sasuke, sendo que Kakashi e Asuma já compararam a Yamanaka e a Haruno com o Uzumaki e o Uchiha. De acordo com Masashi Kishimoto , Ino e Sakura representam as formas femininas de Naruto e Sasuke.
Clássico:
Ino fez breves aparições no início da série, após se tornar Genin, ela e sua equipe é inscrita no Exame Chūnin. Na primeira fase da prova escrita do Exame, ela usou seu Shintenshin no Jutsu para usurpar o corpo de Sakura, memorizando todas as respostas a teste, em seguida, passa todas as respostas para Shikamaru e Choji. Mas Ibiki Morino acaba aprovando todos os que não desistiram do exame.
Na segunda fase do exame, um teste de sobrevivência na Floresta da Morte, a Equipe 10 foi confrontada por Neji Hyūga, o mais forte novato, que espantou sua equipe, mas Ino usa seus atributos femininos para seduzir Neji, soltando seus cabelos e jogando charme na tentativa de conquistar o Hyuuga, a fim de ele lhes poupar. No entanto, Neji decidiu não enfrentar a Equipe, por considerá-los muito fracos, despertando a fúria de Ino.
Ainda na Floresta da Morte, Chōji chamou seus companheiros de equipe para verem a luta de Sakura e Rock Lee, contra a Equipe Dosu. Ao ver a determinação de Sakura quando cortou seu cabelo para defender seus amigos, Ino teve flashbacks de sua infância como amigas. Quando observado que a situação realmente estava ficando feia, Ino e sua a equipe entraram em campo de luta para ajudar Sakura. Eles utilizaram a formação Ino-Shika-Chō para dominar a Equipe Dosu. Ino executa seu shintenshin, e pega Kin como refém, mais Zaku acaba atacando sua própria parceira de time, oque resultou causar danos também em Ino. No momento em que Sasuke acordou, Ino, Shikamaru e Choji saem de cena, onde observaram Sasuke forçar de forma brutal, a Equipe do som a recuar, onde assustou Ino.
Nas batalhas preliminares para as rodadas finais, Ino foi colocada para lutar contra Sakura. Ino não estava querendo lutar, a princípio, usando todas as suas forças. Ela diminuiu a intensidade de seus golpes para não machucar Sakura. Mas a garota queria que sua rival usasse todas as suas forças, e a provocou até que ela resolvesse atacar de verdade. Sakura queria apenas uma luta justa. Com isso Ino passa a lutar seriamente, e de seus olhos parece saltar uma fúria indescritível. Ino estava com raiva, pois aquela que fora sua melhor amiga no passado, e a quem ela ajudou a se descobrir, estava alí, zombando de sua cara, e lutando com todas as forças.
É então que Ino cria um plano para acabar com a batalha sem ferir mais a sua amiga. Em uma clara comparação ao momento em que Sakura corta seus cabelos, Ino faz um gesto igual. Qualquer um pensaria que ela fez aquilo por inveja à Sakura e à forma como ela conseguiu chamar atenção com esse ato, mas é justamente esse pensamento que Ino esperava das pessoas. Cortar seu cabelo era parte de um plano. Ino espalhou o cabelo pelo chão, e ameaçou fazer o Shintenshin no jutsu, penetrando dentro da mente de Sakura. Mas essa técnica era muito lenta e difícil de acertar. É aí que entra o plano de Ino. Ela finge errar a técnica na primeira vez para prender Sakura em uma corrente de chakra formada por seus cabelos. Com isso ela prende sua amiga, e pode acabar com a luta simplesmente fazendo ela dizer que desiste… O azar de Ino foi a interferência de Naruto onde chama o nome da Sakura, despertado sua alma interior. Inner Sakura foi crucial para liberar-se do ataque de Ino, que por falta de Chakra falhou no seu jutsu. Com baixo nível de chakra, Ino e Sakura tentaram um último ataque, e bateram-se mutuamente, resultando empate, ou seja, ambas sendo eliminadas. Quando recuperaram a consciência, elas começaram a se tornar amigas de novo, mas ainda assim mantiveram a sua rivalidade e o amor de Sasuke.
Um mês depois, próximo das rodadas finais do Exame Chūnin, Sakura visitou a floricultura da família de Ino para comprar algumas flores para Sasuke, que estava hospitalizado. Depois de terem outra discursarão, Ino acompanhou Sakura ao hospital para verem Sasuke, mas ele havia fugido, deixá-las para verem Rock Lee no hospital. Nas rodadas finais na Arena Chūnin, Ino estava ao lado de Sakura assistindo as lutas finais, e observou que a equipe de Sakura era extraordinária, depois de ver Naruto derrotando Neji. Quando a invasão em Konoha começou, Ino foi colocada para dormir pelo genjutsu de Kabuto. Depois, Ino pode ser vista no funeral do Sandaime Hokage, ao lado dos outros moradores, lamentando sua morte.
Pouco tempo após a promoção Shikamaru ao posto de chūnin, a Equipe 10 comemorou no Yakiniku. Em uma breve discussão de Asuma para que Chōji comesse menos e treinasse mais, Ino também repreende Chōji para que ele fizesse uma dieta. Enquanto Chōji ficou brevemente deprimido, Shikamaru convenceu-o a ser ele mesmo. Mais tarde, depois que a Equipe de Shikamaru voltou de sua missão mal sucedida de recuperar Sasuke, Ino chamou Sakura para elas irem ao hospital para ver seus colegas de equipe. No hospital, Ino ficou aliviada ao saber que Chōji não corria mais risco de morte. Mais tarde, ela vira discípula de Tsunade, e aprende Ninjutsu Médico.
Fillers:
Quando Mizuki escapou da prisão, Ino junto com seus companheiros de equipe (Shikamaru e Choji) salvaram Naruto das garras dos irmãos Raijin e Fuujin. Assumindo a batalha, Shikamaru ordena que Naruto siga em frente para ajudar Iruka. Após Shikamaru mobilizar os irmãos com Kage Mane no Jutsu (possessão das sombras), Ino utiliza o shinteshin (transferência de mente) em um dos irmãos, dentro do corpo do Fuujin, Ino começa a atacar o Raijin com socos, porem, Raijin reage e expulsa Ino do corpo de seu irmão. Os ataques Raijin deforma totalmente o rosto de Ino, onde provoca desespero na loira. Quando a situação começa ficar feia, Ino faz um selo de mãos, Shikamaru diz para Ino não utilizar o Shinteshin novamente, pois, ela poderia ser atingida pelo Kubishibari no Jutsu (Jutsu de enforcamento pela Sombra), Ino esnoba Shikamaru e diz que ele não é o único a desenvolver novas técnicas. Assim revela o Shinranshin no jutsu (técnica da confusão mental) e faz os irmãos lutarem entre si, onde ganha elogio de Shikamaru. Depois Chouji revela sua nova técnica e fecha a formação Ino-Shika-Cho. Más Fuujin e Raijin são fortes e lutam para quebrar o combo, porem, o trio foram capazes de resistir até a chegada de Tsunade.
Mais tarde Ino acompanha Naruto, Shino e Anko ao País das ondas, em uma missão para derrotar o Kaima, um monstro marinho que andava destruindo os navios que passavam por ali. Em alto mar, a caminho do país das ondas, o grupo recebe um ataque, Ino é lançada ao mar e fica inconsciente, sendo rapidamente salva por Anko. Chegando lá, eles descobrem que pupilos de Orochimaru estão por trás disso tudo, e que dois deles participaram do exame Chunin em Konoha. Em tentativa de concluir a missão, o grupo investiga o caso e são obrigados a lutar com os ex-participantes do exame Chunin. Primeiro Ino salva a vida de Naruto derrotando Misumi Tsurugi (O ninja que foi adversário do Kankuro no exame Chunin). Utilizando o Shinraiju no Jutsu (Técnica de Manipulação), Ino faz com que Misumi amarre os próprios braços em dois pilares, deixando-o preso em uma sala em colapso, Naruto fica impressionado com Ino e elogia a Kunochi. Após isso, o recinto onde o grupo se encontrava, começa a desabar, Ino então utiliza seus sentidos perceptivos para achar uma saída, salvando a vida de Anko, Naruto e Shino. Mais tarde Ino ajuda Shino, utilizando o Shinraiju no Jutsu (Técnica de Manipulação) em Yoroi (o adversário do Sasuke no exame Chunin), ela impede o ataque dele contra Shino. Irritado Yoroi tenta atingir Ino, porem, Shino consegue detê-lo a tempo. Depois eles conseguem concluir a missão, e juntamente com Isaribi, eles voltam para Konoha.
Em um episódio individual do anime, Ino é contratada por uma princesa, Fuku, para se passar de dublê de corpo por ela em um primeiro encontro com o príncipe do País do Talharim, Chikara. Tsunade também envia Naruto Uzumaki como seu acompanhante nessa missão. Ino inicialmente estava disposta a ajudar fingindo ser Fuku, mas ela ficou decepcionada ao ver que o príncipe na verdade não tinha uma boa forma, por ser gordo, e então estava incapacitada de tentar seduzi-lo. Por isso, Naruto se intrometeu transformando-se em uma versão mais sedutora de Fuku, o que levou Ino a repreende-lo com socos. Mais tarde, Chikara quase beijou Ino antes da interrupção de Fuku, que queria beijar o príncipe primeiro. Assim que a princesa Fuku apareceu acidentalmente em uma confusão com Naruto, Chikara deixou Ino de lado e se apaixonou pela nova forma física de Fuku. Não se sabe, entretanto, se a missão foi realmente considerada um sucesso, mas Ino ficou totalmente surpreendida por ter levado um fora e se negou a acreditar que os homens podem gostar de mulheres gordinhas.
Na busca por Genno (um ninja procurado que estava atacando Konoha), Ino e Sakura foram enviadas para examinar um cadáver que se acreditava ser Genno. Após Ino entrar na sala onde se encontrava o suposto cadáver, ela percebe por imediato que o cadáver não era um ninja ou um carpinteiro, e concluiu que Genno ainda estava vivo. Depois que o Grupo de Genins de Konoha encontra Genno, ele tenta fugir sendo carregado por um pássaro invocado pelo mesmo, Ino então utiliza o Shinteshin (transferência de mente) e impede a fuga de Genno soltando suas mãos da ave. Porem, Ino foi incapaz de manter a técnica, pois, ela notou que Genno estava sofrendo dores extremas.
Após a estudante de Gaara ser sequestrada, Suna pede ajuda para Konha. Assim Shikamaru organiza uma estratégia com os Genins da aldeia da folha, para ajudar Gaara, Kankuro e Temari. Dividindo os Genins em grupos e dando uma obrigação para cada, Ino fica acompanhada de Shikamaru e vão ao encontro de Temari, que no momento estava em batalha contra Kujaku. Chegando lá, Shikamaru e Ino conseguem salvar a vida de Temari, assumindo a luta contra Kujaku. Na tentativa de possuir sua rival, Ino é gravemente ferida por um Futon, deixando-a em risco. Com seus Kikaichus, Shino nota que Ino esta ferida e manda um aviso a Sakura, que devido ao treinamento com Tsunade, estava aprendendo a ser médica e tinha adquirido técnicas de cura. Kujaku então é derrotada por esforços combinados de Shikamaru e Temari. Após Sakura chegar ao local e começar a tratar os ferimentos da sua amiga, ino fica com a consciência pesada, se sentido inútil por não contribuir muito na missão. Voltando a Konoha Ino vai ao encontro de Sakura que estava em treinamento, em conversa com ela, Ino diz que sente inveja de Sakura, e que já algum tempo ela vem pensando em se tornar médica. Ela faz um pedido para que a Sakura falasse com a Tsunade para adicioná-la como uma segunda discípula. Pois, os estudos e o esforço não seriam problemas, segundo a mesma, ela era muito dedicada e aprendia muito rápido. Sakura então aceita o pedido, porem para provocar Ino, ela diz com sarcasmo que Ino também seria sua discípula, já que ela já tinha aprendido o básico na medicina. Resultando a fúria de Ino, respondendo para Sakura que iria mostrar para ela o seu grande valor (onde gerou outra briga).
Mais tarde, Ino aprende a sentir chakras e uma técnica secreta do seu clã, ensinada por seu pai. Posteriormente, participa novamente do exame chunnin, juntamente com Sakura e Choji, que iria acontecer em Konoha e Suna. Na primeira fase, Ino usou seu jutsu para comunicar-se mentalmente com seus companheiros, fazendo-os passar de etapa. Na segunda fase no deserto infernal, o grupo de Ino lutou contra um time da areia, e graças ao Shindenshin do jutsu de Ino, eles conseguiram derrota-los. Seguindo em direção a torres, eles foram novamente atacado por uma equipe inimiga, sendo uma dos integrantes, uma usuária de marionete, na qual o seu jutsu se assemelha muito com o Shintenshin do clã yamanaka. Com essa motivação de não deixar o Shintenshin No jutsu do clã Yamanaka perder, Ino consegue derrota-los, porém, eles voltam, mas dessa vez, Sakura que os derrotam definitivamente. Com o encerramento do Exame na segunda fase, cabia ao hokage de cada vila decidir que viraria chunnin com base no desempenho de cada, e logo, Ino,Choji,Sakura e seus amigos comemoram por terem se tornado chunnins.
Última edição por Uchiha Psycho em 11/2/2014, 16:13, editado 12 vez(es)