chael escreveu: Calma aí né Dante, não teve relação direta é brincadeira sua o cara simplesmente tirou tudo dos uchihas poder político, jogou na periferia perto da prisão (isso é lá lugar pra morar) e continuou ferrando os uchihas até que as palavras de Madara começaram a fazer sentido pro clã (eu diga bem feito o líder avisou e preferiu o inimigo) até hashirama brigou com ele pelas porcarias que fez dizendo "não falei pra deixar os uchihas em paz!".
Grande parte dos problemas foi ele que arrumou!
Apenas tomou as medidas cabíveis depois do caso do Madara e tendo ciência de que ainda havia alguns rebeldes que seguiam secretamente os objetivos dele.
Você queria que ele desse um cargo de total confiança e com grande influência a eles, sabendo disso tudo e que poderia surgir um "novo Madara"?
Não adianta tentar fazer os Uchihas parecerem santos, porque eles nunca foram.
Tobirama não era ingênuo igual ao irmão, ele sempre agiu da forma mais lógica possível, já que ele sabia melhor do que ninguém da doença mental dos Uchihas que podia se agravar a qualquer momento, além dos problemas que isso poderia acarretar, e como uma medida de evitar futuros problemas, Tobirama criou a polícia de konoha para que eles pudessem concentrar seus esforços num único objetivo.
Por mais que tenha parecido uma medida drástica na visão de alguns, Tobirama conseguiu conter os Uchihas durante o seu período, pois como ele mesmo afirmou, os Uchihas eram um caso especial que merecia devida atenção.
Eles só foram se rebelar contra a vila, depois de terem sido acusados de controlar kyuubi, o que na verdade foi obra do Obito sob influência de Madara.
Se alguém tem culpa no fim dos Uchihas, esse alguém é o Madara se aproveitando da "maldição" do Obito.
Até porque, o Madara não jurou vingança aos Uchihas depois de ter sido traído?
Madara deixou a vila porque se viu forçado a não abandonar seu ódio pelos Senjus, já que o Izuna havia lhe doado os olhos para que ele pudesse continuar lutando contra os Senjus, o que na visão dele, tornou o sacrifício do seu irmão em algo inútil.
Ele estava incerto quanto a posição dos Uchihas à toa, porque os Uchihas não foram completamente excluídos como ele imaginava, afinal, o Tobirama deu um cargo para eles atuarem onde eram bons, não é mesmo?
Madara já estava totalmente tomado pelo ódio desde a morte do Izuna, ele iria se revoltar de vez contra a vila de um jeito ou de outro caso ele ou os Uchihas tivessem suas posições questionadas na vila.
E também, o Tobirama ter implantado a democracia em konoha, foi a melhor coisa que ele fez como conselheiro, já que foi o Hashirama o escolhido para Shodaime de forma unânime, enquanto o Hashirama queria por o Madara direto neste cargo, e ele não era a pessoa mais adequada para este cargo.