Atlas Titan escreveu: E entre os mais votados não vejo onde está a sabedoria do Nagato, ele era simplesmente um cara manipulável e que foi enganado facilmente, isso não é ser sábio...
Nagato apoiava a filosofia do yahiko, e quando ele morreu o mesmo a continuou por homenagem a ele, e também porque acreditava nisso. A nivel de palavras, aprende-se muita coisa com o conceito de dor dele, algumas até nós conseguimos ver que é verdade, apesar de que o "Politicamente correto" não nos deixa falar tais coisas. Você não acha que quem mata pessoas, animais, maltrata outros devia ser morto? Você conseguia não matar alguém que odeia sabendo que ele matou seu melhor amigo/irmão ? Obvio que não, mas falar sem pressão é facil até para mim. Na escola eu mesmo disse que tranquilizava e não me vingaria. (mentira)
Depois ouvindo o Naruto ele simplesmente achou que já tinha morto pessoas que gostava (como o jiraya), e que já estava indo longe demais mesmo sendo apenas pelo bem. Ouvindo o Naruto tão convicto da sua teoria ele simplesmente o ajudou da maneira que pôde. Não vejo o influenciável aqui mano, o tobi só o levou para a akatsuki porque o mesmo entendeu que era necessário todo o mundo sentir a dor, não foi porque ele chegou lá, falou e pronto.
Se formos por aí Itachi também não é sábio, porque escolheu seguir o que o danzo disse, e porque seguiu a ideologia do Shisui! mas isto não é ser influenciável, tal como o nagato não foi influenciado ;b
É só isso que queria falar, mas respeito sua opinião, se quiser falar melhor disto para não fazermos muito flood aqui, mande mensagem que posso explicar mais coisas!