Nagato: o Poeta
- "Aqueles que não entendem a dor verdadeira nunca podem entender a verdadeira paz."
- (Para Jiraiya) "Mas um dia eu vou quebrar a maldição. Se há uma coisa como a paz, eu vou encontrá-lo!"
- (Para Akatsuki) "Nós somos da mesma raça, depois de todos os motivos para a guerra ... já não interessam. A religião, a ideologia, os recursos, a terra, rancor, amor, ou apenas porque... Não importa o quão patético motivo, é suficiente para iniciar uma guerra."
- (Para Tsunade) "Vocês só dão importância a si mesmo. Acham que podem adiar a morte. Vocês se iludem com essa frívola paz. Quando se mata alguém, você assina sua própria sentença de morte. O ódio é a corrente que liga vocês." [16]
- (Para Tsunade) "Eu quero que vocês sintam a dor, pensem na dor, aceitem a dor, conheçam a dor" [17]
- (Para Jiraiya) "Até mesmo uma criança tola pode crescer em um caminho certo, quando ele descobre que é dor. Sabendo que dor controla os pensamentos e decisões."
- (Para Naruto depois de derrotar Hinata) "É por causa do amor que sacrifícios são feitos... e o ódio nasce..."
- (Para Naruto) "Nós somos apenas homens, atraídos para agir em nome da vingança que julgamos ser de justiça. Mas quando chamamos a nossa justiça, da vingança, mas só gera mais vingança ... forjar o primeiro elo na cadeia de ódio."
- "Morrer como moscas... um ódio sem fim, e uma dor que nunca sara... Isso... é guerra... Naruto... é isso... que você terá que enfrentar... daqui pra frente... esse livro... e agora você... eu quase sinto... como se alguém... estivesse preparando tudo para esse momento... ou... talvez... seja a vontade de Deus... e é aqui onde o meu papel nisso termina... Naruto... Eu acredito que você realmente pode..."