Naruto é lento de compreensão a nivel teórico, mas a prova que ele é inteligente é que ele dominou jutsus bastante dificeis desde o inicio.
Kage Bushin no Jutsu
Rasengan
Foi os 2 primeiros jutsus que ele aprendeu, respetivamente de ranks altos. Tanto é que só kakashi, jiraya, naruto, minato e konohamaru devido ao naruto ter ensinado para ele, é que conseguem dominar o rasengan.
A nivel de batalha ela também não é burro, ele ganhou de ninjas mais fortes como neji entre outros, devido às suas estratégias de combate junto ao chakra da kyuubi, obviamente.
Agora é claro que a kyuubi, devido a ele ser um jinchuuriki perfeito o ajuda, mas foi ele que conseguiu passar o chakra para todos da aliança sem ajuda da kyuubi, foi ele que conseguiu aguentar esta guerra tanto tempo, e vai ser ele a finalizá-la.
Eu nunca subestimei o Naruto, cada um tem os seus métodos de aprendizagem, até nós mesmos. Eu aprendo melhor a ver, amigos meus aprendem melhor a ouvir, e outros aprendem melhor a fazer. O naruto é basicamente isso também.
Mas é claro que a nivel de compreender as estratégias dos outros o Minato e o kakashi são superiores. Mas que o Naruto inventa estratégias de cair po lado, ninguem nega.