Existe esse embate entre os métodos de se alcançar a paz, há o caminho do Madara, pôr todos em uma ilusão eterna, porém, é como se drogar, não é real, é escapismo, uma hora todos morreriam dentro da ilusão, pois a vida de fato pararia de seguir, terminando em extinção.
Existe a visão do Nagato, que acho que faz um pouco mais de sentido, que as pessoas conheçam a dor da guerra, até o momento em que todos estivessem fartos de tantas guerras e dor e desistissem de lutar, mas até que isso ocorresse, quantas pessoas será que sobrariam para usufruir dessa paz?
Pode-se incluir uma visão que, até onde lembro, ninguém pensou em aplicar, a ideologia do bem maior, concentrar o poder nas mãos de um líder, ou país em específico, para que ele extermine os causadores de guerra, ou quem ele achar que a está causando, sacrificar inúmeros pelo bem maior, mas aí teríamos um Hitler.
E o método mais suado e trabalhoso, mas que acho o melhor, o legado do Rikudou para seu filho mais novo, Hashira-sama e Naruto, conquistar a paz através do amor, empatia e compreensão, fazer com que todos possam encontrar seu lugar ao sol e, mesmo que não seja a utopia da paz em 100% do mundo, sendo uns 70% já é um ótimo tamanho, como o companheiro horakhty disse, não precisa ser perfeito, mas o problema, é que para esse método, alguns terão que abrir mão de seus poderes, ou de usá-los pelo menos, para viver em harmonia, e é onde esses, como Orochimaru ou a antiga Iwa por exemplo, iriam tirar vantagem e atacar aqueles que abdicaram do combate, mas ainda ainda assim, acho esse ultimo o melhor método.