Olha, não vou citar Naruto, Sasuke, e muito menos Madara, porque desde sempre já eram ninjas muito poderosos.
Acho que a questão do tópico é saber quais surpreenderam mais com uma evolução, isso foi o que eu achei. Então...
1- Sakura; Sem dúvidas encabeça a lista, era quase que a mais fraca, seu talento era o controle de chakra e inteligência, na fase Shippuden ela dá um salto incrível, se tornando a terceira mais poderosa das ex - novatos. Tem atualmente a maior força do mangá(já visto), uma medicina de alto nível, e um talento no taijutsu.
2- Ino; Uma das mais fracas antigamente, ainda é, MAS; possui uma variedades de técnicas invejável, mesmo sendo suporte, aprendeu muitas técnicas, e está perto de superar seu pai, o líder do clã.
3- Chouji; Quase um lisho antigamente, mas agora, tem um poder muito grande, consegue usar o odo borboleta gigante sem pilulas, algo impressionante, ganhando muita força e uma certa velocidade.
Pra mim, esses 3 foram os que mais se destacaram, os outros continuaram no esperado, outros, uma decepção.