Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

[Discussão] Moralidade vs Sistema ninja

+11
IceWings
*vert
Uman
Marionete
Sasuke
logos
Ellos
pluuuuffff
Bukura
Túlio Senju
Maito
15 participantes

description[Discussão] Moralidade vs Sistema ninja Empty[Discussão] Moralidade vs Sistema ninja

more_horiz
Hey pessoal!

Vim dessa vez levantar uma questão que provavelmente é remoída por muitos: Sakumo agiu de maneira correta?

Isso mesmo, o pai de Kakashi, que escolheu salvar os amigos em vez de cumprir a missão para a vila, tal ação prejudicou Konoha.

Acontece, que no clássico, fica bem claro, ser ninja é cumprir tarefas sem reclamar.

Como disse Uchiha Madara: "Somos Shinobis, podemos morrer a qualquer momento."

Se olharmos naquela saga, os ninjas eram enviados para as missões, e as cumpriam, não tinha essa de ficar com medo e não completar a missão, ou temer, ou hesitar, se o cara era ninja, ele cumpriria a missão ou morreria tentando.

O que estou dizendo é que ninguém é obrigado a ser ninja (no sistema atual de vilas, o mesmo de Sakumo).

O que significa que se ele foi para a academia, ele sabia o que era ser ninja, ele sabia dos riscos, ele sabia que seus companheiros poderiam morrer, ele sabia que todos do grupo poderiam ser capturados e cruelmente torturados, ele sabia que poderiam ser massacrados, usados e etc.

Estão me entendendo? Estou falando de Uchiha Itachi;

Sim, isso é que é ninja, saber colocar a vila em primeiro lugar, saber que mesmo sendo duro, é a obrigação dele como Shinobi.

Agora, se colocarmos aí nesse meio, a moralidade humana, daria no que Sakumo fez.

Se fossemos falar o que é mais importante, a vida do refém ou o dano que o dinheiro roubado causaria ao público, provavelmente diriam que a vida de uma pessoa não tem preço e talz, e toda aqueles blá blá que vocês conhecem.

Mas foda-se isso, "aqui" é o mundo ninja.

Deveria até ser imoral uma pessoa por interesse próprio prejudicar a vila toda, é como um cara que trabalha e não cumpre com a obrigação.

Fazer igual Tobirama que se sacrificou para seus companheiros é algo, mas  ferrar a vila que depositou as esperanças em você?

Eu acho errado.

Mesmo porque, ninguém obriga ninguém á ir em nenhuma missão, todos estão cientes.

Enfim, analisando os dois ponto de vistas, o que vocês acham?

Comentem!

description[Discussão] Moralidade vs Sistema ninja EmptyRe: [Discussão] Moralidade vs Sistema ninja

more_horiz
Eu faria o mesmo :fem:

Dando uma de machão aqui.

Enfim, eu acho melhor salvar seus amigos e voltar para a vila com eles, saber que a família dele está bem, está feliz e que a vila não caiu por causa da sua desobediência do que deixar todos morrerem e saber que várias famílias e amigos estão tristes, filhos estão sem pai e etc...

Se fosse uma missão que se fracassasse foderia toda a vila e chegaria num ponto que a vila não conseguisse se reerguer, aí dá pra pensar, se não, amigos vivos.

description[Discussão] Moralidade vs Sistema ninja EmptyRe: [Discussão] Moralidade vs Sistema ninja

more_horiz
Infelizmente o conceito de ninja ficou la no classico. Hoje em dia eles nem parecem ninjas. Choram o tempo inteiro, usam poderes like dragonball e tudo mais. Morrer um companheiro??? Inaceitável!

more_horiz
Eu salvaria, e foda-se sistema ninja, quem sabe no futuro uma grande missão é cumprida graças a eles.
Se deixasse morrer a culpa chegaria a 100%, isso provavelmente acabaria com o ninja.
E como o @Maito falou em caso de extremo, ai é só pensar se amigos vivo ou não.

more_horiz
Olhe...

Eu concordo 90% com o que você falou, mas discordo 10%.

Os 10% que me fazem discordar, é que os amigos do Sakumo que estavam morrendo, também podem não ter cumprido com a missão.

Imagine o que é você tentar cumprir a missão, e ouvir gritos falando "AJUDEM-ME!". Você é emocionalmente quebrado...

Mas agora olhe para os ninjas principais:

Naruto não cumpria missões.. Salva seus amigos; Sakura igual; Hinata; ou melhor todos konoha 11 seriam iguais ao Sakumo atualmente.

Sem ser Itachi, não vejo ninguém fazendo isso de fato.

Eu por exemplo não seria frio o suficiente para largar alguém morrendo, ACHO. Isto porque falar é fácil, mas se tivesse na situação podia alterar..

more_horiz
O sistema ninja é muito :aliens:

Sakumo agiu errado, mas foi com boas intenções, Orochimaru, se seu melhor amigo, seu companheiro que conheceu a vida inteira, hipoteticamente falando, estivesse nessa missão junto com outros de seus amigos, você os abandonaria lá tendo poder para salvá-los?

Ele não queria ferrar com a vila, e eu também faria o mesmo.

Sigam as palavras do Obito Kid, mesmo ele tendo se perdido nos caminhos que trilhou, ainda estava certo.

:garcia:

more_horiz
Acho que estao simplificando demais um assunto muito complexo, nao temos como avaliar a situaçao do Sakumo pois no sabemos todos os detalhes a respeito dessa missao.

A formula que esta sendo aplicada usando o itachi como referencia, nao é uma formula 100% infalivel, ela nao é sempre garantidora de sucesso, precisariamos ver caso a caso devido as particularidades, especificidades e etc de cada missao

Imagina que o Sakumo era o Shikamaru e ele é quem foi liderando a missao atras do Sasuke

A missao de resgatar o Sasuke foi um completo fracasso, Chouji, Neji e Kiba quase morreram, fora que o Sasuke foi embora, Shikamaru kiz deixar de ser ninja apos essa missao fracassada, Se fosse o Sakumo ali, oqe sera que ele faria ? deixaria de ser ninja como o shika kiz ??

Vai que a missao desse certo, sakumo salvasse o Sasuke POREM nisso o Kiba, Chouji e Neji morressem ???? sim eles eram gennins mas tambem o futuro da folha, 3 gennins morrendo pra salvar o sasuke ???? isso é resgate do soldado rian ?

Na missao teriamos de ver quem esta indo junto do sakumo, oqe eles representavam para ele e para a aldeia
Na missao teriamos de ver o tao valiosa a missao era para konoha, se perder "X" quantidade de ninjas valeria a pena em troca de "Y" recompensa

Konoha nao funciona como Suna, Kiri, Iwa e Kumo na aldeia da Folha voce pode sim abortar uma missao caso seja necessario, o proprio kakashi kiz fazer isso quando o naruto foi envenenado pelos irmaos da nevoa

Nao acho que devemos sair julgando o Sakumo e comparar ele ao Itachi, o itachi por mais incrivel que seja se arrependeu daquela missao, por outro lado o Sakumo nao se arrependeu de salvar seus companheiros

Sim existem missoes onde seus companheiros irao morrer, porem, cada caso é um caso, e, todos devem ser analisados individualmente

Sakumo pode ser um arregao ou ter feito um put4 ato de bravura

more_horiz
Errado André!

É dito no mangá que OS PRÓPRIOS COMPANHEIROS passaram a critica-lo!

O que significa que eles queriam cumprir a missão.

E poderia ter alguém junto com ele que valesse mais do que todo o clã uchiha de Itachi? Não, então não cola.

Em qualquer situação possível, ele deixou de ser um ninja, Itachi estava nas piores condições e talz, e resolveu fazer mesmo assim.

E ele diz que não se arrependeu? Ele se matou depois por causa disso '-'!

more_horiz
Ele se matou porque nego ficava criticando, era como ser o Naruto quando criança, era como ser um leproso, ninguém queria ficar perto de você.

E provavelmente, não foi dito no mangá, que as pessoas podiam estar chamando ele de traidor, e coisas horríveis do tipo.

Não sei se eu aguentaria :bad luck:

more_horiz
O ser humano é egoísta por natureza, um pai ou uma mãe prefeririam um filho à cidade, soldados morrem pelo seu país mas nem sempre são heróis, se você deixa morrer 3 para salvar 300, sua consciência pesará, se você salvar os 3 mas deixar morrer 300, sua consciência também pesará, quem é realmente capaz de fazer uma escolha envolvendo mortes totalmente livre de emoções sem ser um psicopata?

more_horiz
Sua consciência pesará, significa que você não seja capaz de suportar? Não, temos Itachi como prova.

Significa que você tem que fazer isso? SIM, poo, virou ninja por que?

Entendem? Poo, todos estão cientes, SÃO NINJAS!

Psicopatas? Isso se chama Shinobi de Kirigakure!

Poo, é isso que é ser Shinobi, se o ninja acha que não aguenta, deixa de ser ninja poha!

Mas não, o cara fala que vai fazer a missão, a vila se põe na mão dele, e na hora ele treme na base?

Eu não vejo isso como certo nunca.

more_horiz
É dito no mangá que OS PRÓPRIOS COMPANHEIROS passaram a critica-lo!

O que significa que eles queriam cumprir a missão.

Cara nao sabemos em que circunstancias ele tomou essa decisao, se foi no começo, meio ou fim
Ele podia estar só com mais 2 caras decidindo tudo e os outros 5 nocauteados, feridos ou sei la oqe

Problema é que em Konoha a vontade de fogo nao é uma regra, muitos possuem ela como o Hiruzen por exemplos e outros simplismente nao a tem como no caso do Danzou

Danzou quer cumprir a missao sacrificando todos do grupo
Hiruzen quer desistir da missao e voltar pra konoha

Pode ter rolado algo assim naquele momento, como eu disse, Sakumo nao se arrependeu da escolha que fez

E poderia ter alguém junto com ele que valesse mais do que todo o clã uchiha de Itachi? Não, então não cola

Cara esse exemplo é sem sentido

Itachi matou 25 pessoas do cla uchiha pra salvar 25 mil pessoas em konoha e outros paises
Se o sakumo tivesse de escolher nesse caso do itachi, ele tambem poderia fazer a mesma escolha

Sakumo salvou um grupo de shinobis, ALGUEM em konoha morreu por causa dessa decisao dele ? konoha pode ter perdido prestigio, dinheiro, ter tomado um put4 sufoco na guerra e passado vergonha, mas, morreu alguem ?????????????? ele salvo seu grupo e pode nao ter morrido ngm por conta disso, diferente do itachi, se ele desistisse de matar os 25 uchihas, morreria 25 mil no mundo durante mais uma grande guerra

Como nao sabemos oqe konoha perdeu com esse fracasso nao devemos julgar, nao sabemos os detalhes para condenar o cara

Em qualquer situação possível, ele deixou de ser um ninja, Itachi estava nas piores condições e talz, e resolveu fazer mesmo assim.

Cara voce ta fazendo uma comparaçao tola

Sakumo salvo 3 pessoas e falhou na missao, alguem morreu porque ele falhou ? talvez alguem em kiri com isso tenha arrumado um byakugan no maximo

Itachi matou 25 uchihas, se ele desistisse da missao oqe ocorreria ? 25 mil pessoas pelo mundo morreriam porq estoraria mais uma grande guerra, ele matou 25 para evitar uma guerra mundial

Sakumo foi em uma missao para matar o Hitler ????? foi em uma missao para conseguir a Play Boy da Megan Fox ????? nao sabemos nada da missao do cara, ele pode ter feito a melhor escolha ou nao, o fato é qe temos muito poucos detalhes para julgar ele

É como no caso do Shisui

Shisui podia ter lutado ao lado do Itachi contra os uchihas e evitado uma guerra, ele kiz fazer isso? ele se matou e meteu o pe, ele arregou vergonhosamente ?? Eu nem vo entrar muito no assunto do shisui nao ter lutado ao lado do itachi porq tem topico disso, a questao é qe o sakumo pode ter feito ou nao a melhor escolha, mas o fato é qe no temos info suficiente para escolher um lado

E ele diz que não se arrependeu? Ele se matou depois por causa disso '-'

Basta ver quando ele conversa com o Kakashi

Unico arrependimento qe o sakumo tinha nessa vida era de nao ter tido uma ultima conversa com o kakashi e etc, fora isso, ele nao se arrependia de nada e justamente por poder falar com o kakashi ele pode ir para o paraiso

more_horiz
Não morreu ninguém? Será? 

O que você entende com "sérios prejuízos"? Sufoco na guerra, quer dizer apenas +4 Shinobis morrer?????

Interessante esse conceito de sufoco ae.

Hiruzen também errou no mesmo ponto, é aí que estou dizendo, não estou pegando APENAS a situação de Sakumo.

Hiruzen foi um fraco nessa parte, deixando seu pupilo que MATOU INÚMEROS ninjas fugir de boas.

Agora vai dizer que mais ninguém morreu no caso de Orochimaru também?

Danzou é outro ninja exemplar, tudo o que ele fez foi para o bem da vila, ele metia a mão na massa e fazia acontecer mesmo.

Decisão difícil? Espera, o cara vai preparado para tomar essa decisão, e a decisão é difícil? :aliens: 

"Ha, mas não sabemos a situação dele"- Os caras são treinados para executar a missão.

Agora André, supondo que o que você disse seja verdade, ninguém tenha morrido por causa do que Sakumo fez: Como ele poderia saber?

Tem como medir no ponto as consequências de suas ações? E se na época que Konoha ficou enfraquecida, eles tivessem tomado um ataque like a Madara de novo, e perdessem por causa disso?

TERIA COMO ELE PREVER ISSO?

Sakumo negligenciou a situação, não agiu como Shinobi, isso é fato.

Assim como Hiruzen também o fez.

É justamente isso que estou levantando aqui.

EDIT: Hiruzen pagou com a vida, e a vila quase se foi por causa da negligencia dele, o mesmo poderia ter acontecido com Konoha, não?

more_horiz
Orochi escreveu:
Sua consciência pesará, significa que você não seja capaz de suportar? Não, temos Itachi como prova.

Significa que você tem que fazer isso? SIM, poo, virou ninja por que?

Entendem? Poo, todos estão cientes, SÃO NINJAS!

Psicopatas? Isso se chama Shinobi de Kirigakure!

Poo, é isso que é ser Shinobi, se o ninja acha que não aguenta, deixa de ser ninja poha!

Mas não, o cara fala que vai fazer a missão, a vila se põe na mão dele, e na hora ele treme na base?

Eu não vejo isso como certo nunca.

Tá nervoso criatura? eu não falei de não cumprir, perguntei quem é capaz de jogar com a vida de companheiros e conhecidos sem sentir pesar, psicopatas são desprovidos de remorso, a Vila da Névoa sangrenta preza por essa "qualidade", é como o companheiro Ellos disse, é questão de se analisar. Kisame matou companheiros por um missão que foi corrompida, Zabuza via como mera ferramenta quem praticamente mantinha a vida dele. Itachi cumpriu a missão mas deixou vivo aquele que pretendia por tudo aquilo pelo que ele lutou a perder, a longo prazo, quase MISSION FAILED, Hiruzen deixou morrer o clã, mas não deteve Orochimaru, que fez o pior do que o clã faria, Hashirama "matou" seu melhor amigo pelo bem da vila, mas não foi algo fácil, teve Tobirama e etc, em fim, esses fizeram pelo bem da vila, lembrando que o próprio anime/mangá define um ninja como "uma lâmina com coração" então pensar duas vezes não o torna menos ninja, não é o mesmo comparar um luta pelo bem maior como Hashirama e Itachi com uma missão corrompida como foi com Kisame, não se sabe as consequências dos atos de Sakumo, então não se pode julgá-lo como errado, e como shinobis que não questionam são passíveis de serem manipulados como Kisame, então Kiri não é tão fantástica. Certo ou errado são ambíguos.

more_horiz
Mas é justamente essa a questão.

Quem seria capaz de jogar com a vida de companheiros sem sentir a consciência pesar? Ninguém, nem Itachi.

Agora, quem seria capaz de deixar isso interferir em suas tarefas? Alguém que com certeza não deveria ser um ninja.

A situação de Hashirama é a mesma coisa da de Itachi, o cara escolheu matar o amigo pelo bem maior.

Agora, você diz como se em uma situação difícil, o ninja fosse sentar e pensar sobre o que fazer: Isto está errado.

O ninja tem que ter em mente a situação desde o começo, ele conhece os riscos? Conhece! Sabe o que tem que fazer? Sabe. 

E aí, por que na hora de agir, ele fracassa? Não é porque ele hesitou? Mudou de ideia?

É aí que está, é questão de ter o conceito formado, e saber o que você quer.

Kisame foi manipulado? Foi, mas não é para isso que os Shinobis se tornam Shinobis?

Eles não são constantemente usados pelo Kage, que por sua fez é influenciado pelos conselheiros?

Entendeu o que eu quis dizer?

O ninja pensar duas vezes é algo, mas nessa situação, ele já deveria saber o que quer.

Se não está preparado para ver um companheiro dele morrer, então nem coloque a bandana com o símbolo da vila.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos