Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

[Discussão] Moralidade vs Sistema ninja

+11
IceWings
*vert
Uman
Marionete
Sasuke
logos
Ellos
pluuuuffff
Bukura
Túlio Senju
Maito
15 participantes

description[Discussão] Moralidade vs Sistema ninja - Página 2 EmptyRe: [Discussão] Moralidade vs Sistema ninja

more_horiz
Orochi escreveu:
Sua consciência pesará, significa que você não seja capaz de suportar? Não, temos Itachi como prova.

Significa que você tem que fazer isso? SIM, poo, virou ninja por que?

Entendem? Poo, todos estão cientes, SÃO NINJAS!

Psicopatas? Isso se chama Shinobi de Kirigakure!

Poo, é isso que é ser Shinobi, se o ninja acha que não aguenta, deixa de ser ninja poha!

Mas não, o cara fala que vai fazer a missão, a vila se põe na mão dele, e na hora ele treme na base?

Eu não vejo isso como certo nunca.

Tá nervoso criatura? eu não falei de não cumprir, perguntei quem é capaz de jogar com a vida de companheiros e conhecidos sem sentir pesar, psicopatas são desprovidos de remorso, a Vila da Névoa sangrenta preza por essa "qualidade", é como o companheiro Ellos disse, é questão de se analisar. Kisame matou companheiros por um missão que foi corrompida, Zabuza via como mera ferramenta quem praticamente mantinha a vida dele. Itachi cumpriu a missão mas deixou vivo aquele que pretendia por tudo aquilo pelo que ele lutou a perder, a longo prazo, quase MISSION FAILED, Hiruzen deixou morrer o clã, mas não deteve Orochimaru, que fez o pior do que o clã faria, Hashirama "matou" seu melhor amigo pelo bem da vila, mas não foi algo fácil, teve Tobirama e etc, em fim, esses fizeram pelo bem da vila, lembrando que o próprio anime/mangá define um ninja como "uma lâmina com coração" então pensar duas vezes não o torna menos ninja, não é o mesmo comparar um luta pelo bem maior como Hashirama e Itachi com uma missão corrompida como foi com Kisame, não se sabe as consequências dos atos de Sakumo, então não se pode julgá-lo como errado, e como shinobis que não questionam são passíveis de serem manipulados como Kisame, então Kiri não é tão fantástica. Certo ou errado são ambíguos.

description[Discussão] Moralidade vs Sistema ninja - Página 2 EmptyRe: [Discussão] Moralidade vs Sistema ninja

more_horiz
Mas é justamente essa a questão.

Quem seria capaz de jogar com a vida de companheiros sem sentir a consciência pesar? Ninguém, nem Itachi.

Agora, quem seria capaz de deixar isso interferir em suas tarefas? Alguém que com certeza não deveria ser um ninja.

A situação de Hashirama é a mesma coisa da de Itachi, o cara escolheu matar o amigo pelo bem maior.

Agora, você diz como se em uma situação difícil, o ninja fosse sentar e pensar sobre o que fazer: Isto está errado.

O ninja tem que ter em mente a situação desde o começo, ele conhece os riscos? Conhece! Sabe o que tem que fazer? Sabe. 

E aí, por que na hora de agir, ele fracassa? Não é porque ele hesitou? Mudou de ideia?

É aí que está, é questão de ter o conceito formado, e saber o que você quer.

Kisame foi manipulado? Foi, mas não é para isso que os Shinobis se tornam Shinobis?

Eles não são constantemente usados pelo Kage, que por sua fez é influenciado pelos conselheiros?

Entendeu o que eu quis dizer?

O ninja pensar duas vezes é algo, mas nessa situação, ele já deveria saber o que quer.

Se não está preparado para ver um companheiro dele morrer, então nem coloque a bandana com o símbolo da vila.

more_horiz
Orochi escreveu:
Mas é justamente essa a questão.

Quem seria capaz de jogar com a vida de companheiros sem sentir a consciência pesar? Ninguém, nem Itachi.

Agora, quem seria capaz de deixar isso interferir em suas tarefas? Alguém que com certeza não deveria ser um ninja.

A situação de Hashirama é a mesma coisa da de Itachi, o cara escolheu matar o amigo pelo bem maior.

Agora, você diz como se em uma situação difícil, o ninja fosse sentar e pensar sobre o que fazer: Isto está errado.

O ninja tem que ter em mente a situação desde o começo, ele conhece os riscos? Conhece! Sabe o que tem que fazer? Sabe. 

E aí, por que na hora de agir, ele fracassa? Não é porque ele hesitou? Mudou de ideia?

É aí que está, é questão de ter o conceito formado, e saber o que você quer.

Kisame foi manipulado? Foi, mas não é para isso que os Shinobis se tornam Shinobis?

Eles não são constantemente usados pelo Kage, que por sua fez é influenciado pelos conselheiros?

Entendeu o que eu quis dizer?

O ninja pensar duas vezes é algo, mas nessa situação, ele já deveria saber o que quer.

Se não está preparado para ver um companheiro dele morrer, então nem coloque a bandana com o símbolo da vila.
assim faz mais sentido.

more_horiz
Uma pessoa sem sentimentos é um cérebro vazio, uma pessoa sem ideais ou expetativa de vida. Se essa pessoa prefere completar uma missão ao invés de salvar seus amigos, ela irá falhar.

Sozinhos, só os fortes sobrevivem. E mesmo assim, um dia ele morrerá. Sem amigos ou companheiros de equipe, você não passa de um simples alvo.

Itachi completou uma parte da sua missão matando sua família. Mas nem mesmo ele completou sua missão por completo. Ele deixou o Sasuke vivo, e ainda assim não conseguiu mudar o coração do seu irmão.

No final, ele falhou, como ele mesmo disse.

Sakumo falhou, Minato falhou, Tobirama falhou, Itachi falhou, Jiraiya falhou, Hashirama falhou, Yahiko falhou, todos aqueles que mesmo com o apoio do seus amigos tentaram buscar a paz, falharam.

O único que ainda não falhou é o Naruto (por ser o protagonista).

Sem nem com amigos e laços eles conseguiram... Imagina sozinho.

É como o Madara diz... A paz não existe, ela não passa de um sonho.

Ser forte e colocar todas as pessoas sob seu comando na base da força não é paz, é "escravidão". É por isso que só é possível conquistar a paz, se todos cooperarem.

Ao contrário de Konoha que só era pacífica entre seus habitantes por causa da tremenda força, o correto é fazer a paz com amor, e não força.

Por isso o filho mais velho do Hagoromo falhou. Ele desejava ser tão forte ao ponto de deixar o mundo com medo dele e assim ninguém causaria guerras.

Por isso Madara não foi Hokage e nem tinha a confiança de seus companheiros. Ele é outro que queria ser um monstro que manda nas pessoas, ao contrário do Hashirama, que criou uma vila onde os clãs que guerreavam entre si, eram unidos.

É um fato óbvio e claro de que a paz está bem longe de ser alcançada, porém, é possível concluir que não é na base da força que o mundo vai tomar o caminho certo.

Os ninjas que falharam deram o exemplo, mas a geração atual não aprendeu nada.

Pra falar a verdade, os únicos que chegaram perto da paz foram Hashirama, criando a primeira vila onde os clãs eram unidos, Itachi (nem preciso dizer) e Naruto, que está indo pelo caminho correto... Unindo seus amigos.

Eu não estou preparado emocionalmente para matar minha família como o Itachi fez. Dizer isso seria uma mentira imensa.

Só acho meio errado vocês ficarem falando o que fariam porque na verdade não fariam nada.

Uma geração que nunca viu uma guerra de verdade acontecer não tem moral para falar o que faria no lugar dos ninjas do mangá, correto?

"Itachi foi burro, ele devia ter matado o Danzo" :v

O cara que falou isso já teria mijado nas calças só de chegar perto de uma kunai.

more_horiz
Comigo não tem essa não meu irmão, eu completo a missão, eu estou lá para fazer a missão e não de guarda costas de outros ninjas.

Eu meto o pau, não tem essa de pensar em companheiros nem nada, o objetivo seu de acordo com o código ninja são as missões.

Antes 2 amigos mortos do que uma vila ser destruída por uma missão falhada.

E não tem mais essa de código ninja no naruto, hoje o pessoal DESCE O PAU e que morram os outros, isso ficou lá no clássico

more_horiz
@Sasuke

Manu, mas ninguém está falando que faria a mesma coisa no lugar de Itachi.

É óbvio que você nem eu faria, mas nós fomos treinados para isso?

Nós ESPONTANEAMENTE juramos ser parte de um nome, que faria tal coisa se preciso?

Não, mas Itachi sim.

É a mesma coisa de te darem um papel dizendo que se você assinar, você terá que cumprir no trabalho a tarefa mais difícil, você assinar, e na hora não querer fazer.

Oras, porque você assinou então?

Ninguém é obrigado a ser ninja, ninguém, é isso que queria passar no tópico.

"A mas Itachi falhou"-Errado, ele não falhou.

Ele pode até ter falado isso, mas a guerra não foi evitada por causa dele? Oras, então ele não falhou.

Ele fez o papel dele, ELE FEZ O QUE PODIA.

E no fim, você nem se deu conta de que Hashirama fez a mesma coisa, matou Madara pelo bem da vila.

Quer dizer que ele na verdade não ter matado Madara e só "dado" células para ele fazer essa guerra toda ae, Hashirama falhou? Não, ele cumpriu com a obrigação dele.

"Ah mas é muita coisa, eu não aguentaria"- É justamente o que um cara deveria pensar antes de querer ser Shinobi, não?

Agora, é justo a vila inteira pagar, por que o cara não foi homem o suficiente para cumprir com seu dever, e escolher não cumprir?

É aí que está.

Marionete escreveu:
Comigo não tem essa não meu irmão, eu completo a missão, eu estou lá para fazer a missão e não de guarda costas de outros ninjas.

Eu meto o pau, não tem essa de pensar em companheiros nem nada, o objetivo seu de acordo com o código ninja são as missões.

Antes 2 amigos mortos do que uma vila ser destruída por uma missão falhada.

E não tem mais essa de código ninja no naruto, hoje o pessoal DESCE O PAU e que morram os outros, isso ficou lá no clássico

Exato, ganhou um like.

É exatamente assim que um Shinobi deveria pensar.

Não consegue? Retire a bandana de Ninja.

more_horiz
Orochi escreveu:
Não morreu ninguém? Será?

O que você entende com "sérios prejuízos"? Sufoco na guerra, quer dizer apenas +4 Shinobis morrer?????

Interessante esse conceito de sufoco ae.

Hiruzen também errou no mesmo ponto, é aí que estou dizendo, não estou pegando APENAS a situação de Sakumo.

Hiruzen foi um fraco nessa parte, deixando seu pupilo que MATOU INÚMEROS ninjas fugir de boas.

Agora vai dizer que mais ninguém morreu no caso de Orochimaru também?

Danzou é outro ninja exemplar, tudo o que ele fez foi para o bem da vila, ele metia a mão na massa e fazia acontecer mesmo.

Decisão difícil? Espera, o cara vai preparado para tomar essa decisão, e a decisão é difícil? :aliens:

"Ha, mas não sabemos a situação dele"- Os caras são treinados para executar a missão.

Agora André, supondo que o que você disse seja verdade, ninguém tenha morrido por causa do que Sakumo fez: Como ele poderia saber?

Tem como medir no ponto as consequências de suas ações? E se na época que Konoha ficou enfraquecida, eles tivessem tomado um ataque like a Madara de novo, e perdessem por causa disso?

TERIA COMO ELE PREVER ISSO?

Sakumo negligenciou a situação, não agiu como Shinobi, isso é fato.

Assim como Hiruzen também o fez.

É justamente isso que estou levantando aqui.

EDIT: Hiruzen pagou com a vida, e a vila quase se foi por causa da negligencia dele, o mesmo poderia ter acontecido com Konoha, não?

Seriu prejuizos a sua moral, seriu prejuizos financeiros, seriu prejuizos pode ser qualquer coisa cara

O Fato é que voce, eu e nem ninguem sabe se Konoha saiu no lucro ou nao com a decisao do sakumo, o fracasso da missao dele significou oqe de fato ? oque konoha perdeu ?? qual foi o real prejuizo de konoha ??? como vai medir as consequencias dos atos dele se nao sabemos oqe a decisao dele acarretou

O Caso do orochimaru é outra exemplo cara, Orochimaru nao morreu nas maos do Hiruzen e matou muita gente, Voce acha que sem o Minato, Tobirama, Hashirama e o Proprio Hiruzen esse pessoal da aliança teria detido Madara e Obito ?

A escolha do Hiruzen em nao matar o Orochimaru foi ruim ??????????? talvez nao, ele num salvo a tsunade e meio mundo a poucos capitulos ? edo tensei dele num esta mudando o Jogo ?? Qualquer escolha que voce faça podera dar merd4, mas, no caso do Sakumo nao temos como julgar pois nao sabemos oqe ocorreu apos as decisoes qe ele tomou, nao sabemos os prejuizos a konoha e nem nada do tipo

Voce esta dizendo para condenar o sakumo e dizer qe ele fez errado sem saber oqe de fato ele fez

Qual foi o crime do sakumo ? quanto de lucro e prejuizo a escolha dele deu ??

Danzou cara, nem vo entrar nessa de exemplar ou nao, que daria muita polemica, ele no minimo é um cara qe faz o odio no mundo aumentar

Sakumo tomo a escolha dele assim como muitos fizeram, hiruzen morreu pra trollar o orochimaru, qe garantia tinha de qe o orochimaru num voltaria em outro corpo ou arrumaria outro pra fazer o trabalho ? vegita morre pra trollar o majin boo e da fail, ngm nunca tem certeza, apenas fazem oqe acham certo

Se tomasse um ataque like a madara ? ferro, mas, tambem poderia nao tomar

Agir como shinobi sempre é garantia de sucesso ????????? acho qe é essa resposta qe vc ainda precisa alcançar

Hiruzen nao matou orochimaru
Orochimaru matou muita gente
Orochimaru fez isso e aquilo de ruim
Orochimaru ta agora na guerra ajudando o mundo e sem ele geral ja teria morrido

A escolha do hiruzen nao matar o orochimaru beneficiou ou preojudicou konoha ???????????????????? nao sei ate qe ponto foi ruim ou bom, sei qe nesse caso nós poderiamos analisar, ja no caso do sakumo nao podemos pois nao sabemos oqe ocorreu

O fato é qe sempre seguir as regras nem sempre da certo, isso é claramente mostrado na epoca em que obito, asuma e outros morrem, asuma por exemplo ia em uma missao com 4 shinobis e voltava com 1, cumpria a missao, mas, konoha sempre precisava enterrar alguem, perdia poder militar e etc

As regras existem e sao boas, mas, elas tambem devem ser analisadas e saber quando as aplicar, sempre seguir o livrinho de regras dos ninjas nao é garantia de paz no futuro, minato fala exatamente isso pro kakashi durante o gaiden...

Talvez sakumo tenha feito cagada, porem, nao tem como nenhum de nós dizer ou julgar isso com o pouco de informaçoes qe temos

more_horiz
Isso não é uma questao onde possa ser criado um "consenso" logico ou moral.

Entendam que numa guerra, numa situacao que voce enfrenta a morte e que é levado ao limite entre a "moral" e o "ser shinobi" é completamente impossivel estabelecer psicologica ou logicamente o que ele poderia ou deveria ter feito. É muito situacional.

Logo, só estando la pra saber. Cada um tem um "perfil" psicologico. Sakumo era menos capaz PSICOLOGICAMENTE que Itachi para lidar com a situaçao. Isso também pode ter se dado pelo fato de que Itachi tinha um proposito, ao contrario de Sakumo por exemplo.

Itachi estava convicto de que suportaria a situação, e Sakumo deve ter entrado em pane porque o objetivo dele era a missao... Em que ele teve de decidir entre completa-la e salvar sabe-se la Deus quem.

A Moralidade só pode ser exercida (no contexto, de continuar com a missao) quando a imoralidade é uma opcao. Uma vive em detrimento sa outra: quando nao temos opcao, isto é, nao temos a capacidade de fazer uma ESCOLHA RACIONAL entre uma e outra, nao podemos dizer que temos "escolha".

E voltando ao psicologico de Sakumo: quem aqui poderia afirmar qual o estado ou limite psicologico de Sakumo, na situação...?

more_horiz
acho que isso ae vai da moral de cada um.

pega uma cara como danzo como exemplo que provavelmente é capaz de sacrificar qualquer um pela sua moral ninja.

outros como itachi que acabam se auto-sacrificando pra concluir sua missão, embora ele não tenha conseguido eliminar o sasuke no final.

acho que depende, tipo se for uma missão que colocará a segurança da vila e de todos os seus moradores em risco, é melhor sacrificar uma vida ou perder várias ?

agora se for uma missão tipo igual ao resgate do sasuke em que o shikamaru foi sacrificando um a um cada um de seus companheiros, pra salvar o sasuke que simplesmente não estava nem ai. nunca que eu faria o que o shikamaru fez pelo sasuke.

a questão é raciocinar se vale a pena ou não sacrificar tal vida pelo sucesso de determinada missão.

coisas como:

qual o objetivo dessa missão ?

quais conseqüências eu vou ter caso essa missão falhe ?

acho que é nessas coisas que se deve pensar.

embora ache que atualmente a taxa de sacrifícios por missão e até o numero de mortos tenham diminuído bastante, considerando que em qualquer esquadrão, time ou equipe tenha pelo menos um ninja médico, é pra isso que eles servem para diminuir o numero de sacrifícios e assim aumentar o sucesso da missão.

more_horiz
César :aliens: 

Custei a interpretar o que você disse, você deu uma aula de psicologia aqui cara :aliens: 

Em suma, eu entendi o que você quis dizer sim.

Mas é justamente isso que estou criticando: Independentemente do estado em que ele estava, ele tinha obrigação de estar preparado.

O que isto quer dizer? Que se ele hesitou, ele foi para a missão despreparado, é ou não é?

Imagina um soldado que supostamente é treinado para lidar com uma situação, e chega na hora ele entra em pânico, já imaginou? :aliens: 

Eu sei que mesmo um cara preparado psicologicamente ainda por falhar nessa questão, se confundindo, "pane" como você disse.

Mas, basicamente o Shinobi era para ser a máquina de matar, estar pronto para sacrificar todos os seus companheiros pelo bem da vila.

Mas, sendo você, provavelmente diria que poderia haver situações em que realmente forçaria o psicológico, até de um cara como Itachi; Me pergunto se isso seria possível :think:

@vert_ice

É basicamente o que o ninja deveria pensar, ANTES de ir para a missão.

Onde já se viu planejar uma ação sem levar em consideração todos os cenários possíveis? Isso é inadmissível.

more_horiz
É meio Injusto Julgar uma Pessoa Por seus atos,Sem saber as Circustancia..

A Historia De Sakumo serviu Para Criar outra Historia, Ah de Obito , Rin e Kakashi

Todos Ninjas estão disposto a Decidir a Salvar Seus "AMIGOS" ou terminar Missão com Sucesso

O Foco em Primeiro lugar é Salvar Seus amigos e Depois Retomar a Missão ou Simplesmente abandonar a Missão Tudo depende da Circustâncias

Um exemplo ,doq deve ter acontecido

No local Contém duas Cavernas Distântes de uma da outra ,na Primeira esta seus Companheiros ,na segunda esta um pergaminho Contendo Informações ,essa Cavernas estão prestes a explodir

Logo Sakumo Escolhe salvar seus Companheiros e Tudo Acontece ..

Oq ele fez Nada menos Oque Jiraya Faria Por Tsunade e Orochi, Naruto Pelo Sasuke e Sakura.

Obito Fez o Mesmo ,n Se importando Com a Ponte,
Kakashi Levando Rin mesmo sabendo do plano ,e se importando apenas em salvar a Rin a Fim de Cumprir uma "Promessa" de quem "Salvou sua Vida"

Podr ter acontecido Com Sakumo a Fim de além de querer que seus amigos Ficam Vivo e Cumprir uma Promessa doq Ter Mais uma Missao em seus Historicos..

Podemos dar Exemploa de Ninja que Resolveram Matar seus companheiros

Kisame ,ele é Do Bem?
Não , Oque ele faz Pelo bem da Vila? Um Nukenin.

Danzou o Mesmo que Sacrifica varios ,por Seus interesses Pessoais e Pelo bem da Vila,ah O Mesmo que Indicou "Orochimaru" Para Hokage ...

Comparar Itachi a Sakumo,Comparar Itachi a Obito,Comparar Itachi a Naruto !!

more_horiz
Óbvio que é tudo circunstancial e não dá pra falar o que faria na hora, é que nem falar:
"Ah, bando de viadinho, se fosse eu metia porrada em todo mundo" 

Não dá pra saber o que estaria sentindo na hora, isso é óbvio.

Mas como é um tópico, as pessoas dão seus palpites, nada do que falaram aqui as pessoas tem certeza absoluta do que fariam, porque não passaram pelo momento.

more_horiz
Isso ta desvirtuando uma das principais mensagens do mangá, Amigos acima de tudo inclusive do objetivo da missão, os laços são fortemente explorados no mangá Naruto.

Desde o clássico Shinobis se sacrificam pelo bem dos companheiros, é algo que Kishimoto sempre quis evidenciar, por isso o porque da frase do Obito ser explorada desde do início do enredo e depois enfatizada no Kakashi Gaiden.

"Aqueles que quebram as regras são tratados como lixo, mas aqueles que abandonam seus companheiros são piores que lixo."

Já ficou claro que tudo isso tem como intenção propor que os amigos são mais importantes que a missão, mas é óbvio fica a critério de cada um.

No meu ver o único erro do Sakumo foi não ter levado em consideração a opinião dos amigos, visto que os parceiros queriam cumprir a missão mesmo que eles perdessem a vida, então nesse caso o mais plausível seria cumprir a missão já que os companheiros estavam dispostos a morrer, porém isso não tira o fato de Sakumo continuar sendo um Herói.

E se Konoha tivesse sofrido prejuízos futuramente certamente seria citado, pelo que lembro só foi dito que era uma missão muito importante, então dizer que poderia ter destruído Konoha é só especulação e nós sabemos que Konoha não caiu por culpa do Sakumo.

Enfim, pra mim é possível ser um Shinobi mesmo optando por salvar os parceiros, por mais que o Ninja seja psicologicamente preparado, ele não pode prever o que acontecerá na missão e dependendo das circunstâncias isso pode abalar a faculdade mental da pessoa a tal ponto que não seja possível fazer uma escolha racional bem como o Uman explicou.

more_horiz
Vou falar mais um pokin.

Sobre Itachi

Konoha Sabia que os Uchihas estavam planejando uma rebelião,
E que Podia Trazer varias Consequencias nisso konoha Tinham Vario ninjas para Exterminar o Clã antes da Revolta

E itachi e se Sentiu no Dever de Acabar com Seu Poprio clã para Salvar a Vila que amava.

Se tornou um nukenin,perdendo Todo respeito em Sua Vila,Tendo sua Honra manchada

Ele Teve escolha,seus ideis o Permitiram a Suprimir seus Sentimentos ,e sempre Fazer o Bem para Konoha

Oque ele Ganhou Nada,Todos pensam que ele é um Nukenin ,Talvez no Final da Guerra o Hokage naruto iria Restaurar a sua Reputação Como o Heroi ,'Itachi de Konoha'

Comparar a Incrivel Historia de Itachi Com uma Situação que aconteceu que Podia Acontecer Com Shinobis do Bem,Que apesar de Ter a Vontade do Fogo e Também amam seus amigos

Pois como eu ja Falei,Ninjas Que Matam pelo Sucesso da Missão,Provavelmente Querem apenas Crescer sua Honra N Fazer por Ser leal a Vila ,pois a Maioria desses Ninjas são Nukenins

more_horiz
Kakau,

Eu entendi o tópico parcialmente, por isso disse aquelas coisas.

Mas tratando-se do assunto principal... Sim! Um homem/mulher deve estar ciente de que ele(a) terá de cumprir missões e tomar difíceis decisões após se tornar um ninja.

Mas acontecesse que em alguns momentos e situações não dá pra continuar a missão.

Por exemplo:
Em uma missão você deve entregar a carta à um senhor feudal, mas no meio do caminho seu companheiros é pego e feito de refém. Nessa situação você terá duas escolhas, desistir de entregar a carta e salvar seu amigo ou deixar seu amigo morrer e entregar a carta.

Obviamente um ninja ficaria sem reação e para salvar seu amigo ele teria de largar a missão.

Foi o que aconteceu com vários ninjas que foram julgados lixos pela vila. Sakumo é o mais famoso dentre esses.

E se pensarmos bem, até Itachi sofreu com isso. Ele completou sua missão mas passou por cima de seus familiares, assim julgado traidor e despertando o desejo de vingança no Sasuke.

É essa a recompensa que o Itachi merecia? Ele fez seu papel como shinobi, mas isso o que ele ganhou com isso?

E se ele não tivesse matado a família dele? Ele seria julgado de lixo também.

Ou seja, os ninjas estarão fodidos de um jeito ou de outro.

Ou você mata e completa a missão, assim julgado de traidor. Ou você deixa a missão de lado e poupa a vida do seu amigo, assim julgado de lixo.

more_horiz
@Kakau
Acidentalmente voce paro de olhar só pro Sakumo e disparou contra todos os doidos com Vontade de Fogo no Coraçao, oqe se ta falando ta indo direto contra a Hi no Ishi, ai é pedir pra entrar em um territorio minado por opiniões fervorosas kkk

A vontade de Fogo, ate que ponto ela é Util para Konoha ? Se konoha fosse rigida e seguisse as regras do tobirama a risca, o quao ela se beneficiaria ?? e o quanto isso afetaria o mundo ???

Eu lembro que ja teve topico questionando a vontade de fogo do sakumo, itachi, jiraiya, shisui, naruto, hashirama e uma pohada de gente, principalmente a do hiruzen porque ela é muito mole, faz isso e faz aquilo e certo é o danzou

Hi no Ishi é praticamente o pilar da moral dos shinobis de konoha, eles pensam mais nos ninjas de konoha do que na missao em si, nao sei se isso é certo ou errado, mas, eu sei que por min eu preferiria viver em uma vila onde o lider tem a Hi no Ishi no coraçao

Sakumo falhou na missao, ele pode ter salvo a vida do minato kid, a vida do fugaku kid, pode ter ajudado um shikaku da vida a ser qem ele é/era, imagina só ele cancela a missao pra salvar o minato e depois de anos o minato vira hokage ? que fod4 que seria, ne ?

A verdade é que certo ou errado os ninjas de konoha em sua maioria tem a Hi no Ishi no coraçao, no caso de ninjas como o Itachi e Hiruzen podemos facilmente analisar pois sabemos tudo oqe o orochimaru, sasuke, kabuto, yamato, edo hokages, taka e etc fez

Ja no caso do Sakumo nao sabemos qem ele salvo, que tipo de prejuizo konoha tomou e nenhum tipo de detalhe importante para a decisao dessa polemica, segundo as regras, sim ele errou, porem, segundo a contuda de konoha ele acertou e muito

Tudo depende de quem ele salvo, o preju de konoha e de varias variantes lol
como a gente nao sabe de nenhum detalhe o sakumo pode ou nao ter acertado na escolha

more_horiz
Orochi escreveu:
César :aliens: 

Custei a interpretar o que você disse, você deu uma aula de psicologia aqui cara :aliens: 

Em suma, eu entendi o que você quis dizer sim.

Mas é justamente isso que estou criticando: Independentemente do estado em que ele estava, ele tinha obrigação de estar preparado.

O que isto quer dizer? Que se ele hesitou, ele foi para a missão despreparado, é ou não é?

Imagina um soldado que supostamente é treinado para lidar com uma situação, e chega na hora ele entra em pânico, já imaginou? :aliens: 

Eu sei que mesmo um cara preparado psicologicamente ainda por falhar nessa questão, se confundindo, "pane" como você disse.

Mas, basicamente o Shinobi era para ser a máquina de matar, estar pronto para sacrificar todos os seus companheiros pelo bem da vila.

Mas, sendo você, provavelmente diria que poderia haver situações em que realmente forçaria o psicológico, até de um cara como Itachi; Me pergunto se isso seria possível :think:

@vert_ice

É basicamente o que o ninja deveria pensar, ANTES de ir para a missão.

Onde já se viu planejar uma ação sem levar em consideração todos os cenários possíveis? Isso é inadmissível.

Vou fazer uma pergunta singela Orochan.

Voce joga xadrez? Se nao, voce deveria. Se sim, voce consegue premeditar ou mesmo presizer quantas jogadas à frente da inicial?

Uma missao ninja (que podemos colocar aqui como qualquer questao planejada previamente) é como um jogo de xadrez.

Vale a pena dar uma rainha por um peao? As vezes sim, as vezes nao. É situacional.

Agora, trazendo pra discussao o que o carissimo Mirko disse: Olhando pelo ponto de vista filosofico que o Kishimoto quer transmitir com o mangá, o Sakumo é um heroi, nao importa como voce olhe para a situacao.

Como o Shikamaru disse, "que logica tem em cumprir a missao às custas de todos os companheiros de equipe...?"

Eu particularmente penso igual o Shika. Nao existe gloria nenhuma em cumprir uma missao às custas de vidas.

Porém, analisando friamente, concordo contigo: Sakumo é um ninja, e ninja é aquele que suporta as escolhas que faz. Hashirama mesmo passou por isso, nao é?

Agora, voce julga Naruto por ele nao ter matado Sasuke? Ou por ele deixar que os amigos quase morressem no classico por alguem que eles mesmos nao gostavam? (Mais uma vez, lembrando das palavras de Shikamaru...)

Eu nao culpo o Sakumo - ja que ele é uma peça fundamental para o andamento do manga ate agora...
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos