Vini escreveu: Estava analisando as fichas cuidadosamente e me deparei com esta situação (retirei os jutsus/habilidades sem relevância para o assunto aqui):
GENJUTSU
* Libera até 3 Jutsus em elemento primário do tipo Genjutsu até rank A ou do tipo Ninjutsu/Taijutsu até rank B
* Libera até 2 Jutsus em elemento secundário do tipo Genjutsu até rank B ou do tipo Ninjutsu/Taijutsu até rank B
* Jutsus elementais podem ser trocados pelos nao elementais ao custo de 2:1
Ficha 1 - 4 Jutsus
* Troca de elementais: Kirin
* Elemento terciário (Raiton):
-Shuriken Kage Bunshin
-Kuropansa
* Elemento Quinário (Katon):
-Gouka Messhitsu
-Genjutsu: Sharingan
Vantagens:
* +2 jutsus rank A em cada elemento
Poderia colocar esses jutsus destacados (não-elementais) ao custo de 1:1, se a ficha GENJUTSU especifica custo de 2:1?
Nenhum problema quanto aos elementos primários/secundários trocados pelo Jutsu Rank S. A ficha limita somente à Genjutsus rank A esses dois, então em tese poderia colocar qualquer tipo (NIN, GEN, TAI) nos terciários/quaternários/quinários. Tudo ok.
O ponto principal do questionamento está na vantagem da ficha: "+2 jutsus rank A em cada elemento". Esses jutsus são os elementais e não qualquer jutsu. A ficha 4 Jutsus foi criada justamente pra homenagear o Hiruzen, que dispõe dos 5 elementos. Nisso, entendo que se aplica o custo de 2:1 da ficha GENJUTSU, que está se referindo a todos os jutsus (exceto os quaisquer rank S). Pra não incidir esse custo dobrado, os jutsus teriam de ser os elementais.
Não desmerecendo os outros, mas algum juiz/organizador poderia esclarecer isso?
Hm, essa é minha ficha, e não está especificado, se os Jutsus são elementais, ou não. Ou, se são NIN, GEN, ou TAI. Então, a situação está correta, creio eu. Isso seria uma vantagem da ficha, onde, independentemente da categoria, eu poderia usar jutsus Rank-A nos elementais.
Tem uma habilidade, Linhagem Sarutobi, que permite colocar 3 jutsus rank-A, independentemente da categoria. É tipo isso...
Está escrito "2 jutsus Rank-A", não especificando se são elementais ou não.
Enfim, alguém poderia esclarecer minha outra dúvida?