Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Ateísmo

+6
JL
Lelouch
S2ara
Maito
Meliodas, o Pecado da Ira
Angel Of Death
10 participantes

descriptionAteísmo EmptyAteísmo

more_horiz
Para continuar o debate do outro tópico, here we go.

O que é ateísmo?

Ateísmo é a negação ou a falta da crença na existência de deus(es)

O que vocês acham das pessoas que se dizem atéias? Acham que são militantes ferrenhos de uma ideologia ou simplesmente não acreditam em divindades? Ser ateu é um posicionamento quanto a um assunto específico ou é realmente um conjunto de ideais? O que os religiosos acham dos ateus? Estão todos ferrados e condenados?

Muitas perguntas, eu sei. haha

Opinem, debatam, mas sempre com muito carinho. :s2:

descriptionAteísmo EmptyRe: Ateísmo

more_horiz
Tópico Movido pra Mitologia (Mais próximo a Religião)

more_horiz
O que vocês acham das pessoas que se dizem atéias?

Pessoas normais que tem suas opiniões.

Acham que são militantes ferrenhos de uma ideologia ou simplesmente não acreditam em divindades?

Alguns sim são militantes, que querem impôr suas ideologias em cima de outras pessoas, ou seja, reacionários e fanáticos religiosos.

Ser ateu é um posicionamento quanto a um assunto específico ou é realmente um conjunto de ideais?

Conjunto de ideias que o posicionam em um assunto.
Isso quer dizer que, seus ideais podem ser ateístas mas você pode se considerar religioso, isso depende de como você quer se classificar

O que os religiosos acham dos ateus? Estão todos ferrados e condenados?

Alguns acham isso, não todos

:zeus:

more_horiz
Um detalhe, eu errei ali no post principal. Existem religiões com posicionamento voltado para o ateísmo, como algumas vertentes do budismo.

Eu acho que ateísmo é apenas um termo para definir pessoas que não acreditam em divindades, apenas isso. Os militantes já são outra coisa... Em minha opinião, são tão fanáticos quanto alguns religiosos. O problema verdadeiro é querer enfiar uma convicção pessoal na cabeça de alguém como se fosse verdade absoluta.

Sobre o que os religiosos acham... Não sei dizer ao certo, mas os mais conservadores geralmente são preconceituosos.

E o que ateísmo tem a ver com mitologia? ._.

more_horiz
Olha, da mesma forma que existe cristãos que não estudaram nada de religião e mesmo assim acreditam, o mesmo vale para Ateus, e na verdade, vários outros grupos.

Eu até agora só encontrei uma pessoa, que na minha opinião, tinha base concreta para se dizer ateísta. Na minha humilde opinião, todas as outras era simplesmente por motivos equivocados, achismo, e até birra, por incrível que pareça.

Bom, uma pessoa nunca ter tido provas de divindades e não acreditar nelas, seria algo plausível.O tenso, é a pessoa chegar e dizer: "Está errado acreditarem em Deus, em religião e etc", quando ela mesmo não pesquisou por completo para falar.Mas, eu acho normal uma pessoa simplesmente não acreditar por não acreditar, embora não concorde.

Não entendi a parte dos ideais, mas se for o que eu penso, sim, a maioria.É o que eu falei.Tem pessoas que mesmo sem provas, base ou fundamento, irão seguir algo, não querendo ir pelo lado mais lógico e etc.Embora eu respeite, não concordo.

Condenadas? O que é isto, quem somos nós para exercer tal julgamento? Segundo a maioria dos teístas, não somos merecedores de nada, a pessoa ser ateísta não quer dizer que ela esteja condenada.

Enfim...

more_horiz
Isso é muito relativo...
No Geral, eu não tenho uma opinião formada sobre os ateus/ateísmo...

O problema é que o ateísmo é uma ideologia que vai além da ausência de crença no Senhor...
Vejo muitas pessoas se autodenominando atéias, mas não possuen o mínimo de conhecimento sobre o assunto...

Já vi "ateus" que diziam isso e aquilo... Mas na hora do sufoco estavam lá de olhos fechados, orando...
São como os milhões de "católicos" que nunca foram à Igreja e/ou nunca leram a Bíblia...

Ser ateu envolve as duas coisas...
Eles se posicionam em relação àquilo que acreditam... E sim, eles possuem ideais...
Como já disse, ser ateu é muito mais do que apenas não crer nEle...

Não sei oq pensam... E quem somos nós para condená-los?

Ps: Só lembrando que não devemos confundir o religioso com o crente...

more_horiz
Ok, vamos lá!

São pessoas com uma visão de mundo voltada para a ciência e também a descrença de coisas sobrenaturais, ou seja, são pessoas comuns que acreditam em coisas diferentes (teorias científicas) e desacreditam de certas coisas.

Acham que são militantes ferrenhos de uma ideologia ou simplesmente não acreditam em divindades?
Depende, há casos e casos. Mas muitos hoje em dia são militantes que tentam expor sua ideologia de maneira ridícula.
Outros não possuem bases para expor suas ideias, vejo jovens que não questionam nada e se dizem ateus.

Ser ateu é um posicionamento quanto a um assunto específico ou é realmente um conjunto de ideais?
Conjunto de "ideais"...

Grande parte dos meus amigos são ateus, mas no meu ponto de vista, ser apenas ateu não condena ninguém. Agora sair difamando ou desrespeitando crenças de outras pessoas como muitos "pivetes" fazem hoje em dia, resultam em uma índole duvidosa e em uma cabeça mais fechada do que a de um fanático religioso.

more_horiz

Pessoas que não creem em coisas divinas, ou sobrenaturais.
São na maioria, pessoas que acreditam piamente na ciência.

Existem uns que se tornam por modinha, e você percebe isso quando os mesmos vivem para criticar as crenças dos outros.
:fem: 

Existem aqueles (Minoria suprema) 
Que realmente tem uma opinião formada de suas ideias e ideais.

Conjunto de ideias.

Não necessariamente.

Primeiro que religião não quer dizer nada.
(Até porque religião é um conjunto de doutrinas, e se você é doutrinário você tá na letra, e a letra mata).

Enfim, nem todo mundo que crê será salvo. Então não cabe a ninguém julgar nada.
Têm Cristãos por exemplo, que acreditam que ainda existe salvação para os Ateus, ou que aquele ateu será convertido.

Têm outros cristãos que condenam geral.

E têm aqueles que respeitam os ateus, e além de respeitar, acredita que eles podem ser convertidos.
(Eu)

more_horiz
O que vocês acham das pessoas que se dizem atéias? Bom, eu não acho nada de ninguém por um motivo tão puntual. Se esta for a única informação que eu tenho sobre alguém, eu não vou achar absolutamente nada. O fato de ser ateu o não não diz nada sobre o caráter de uma pessoa.

Acham que são militantes ferrenhos de uma ideologia ou simplesmente não acreditam em divindades? Cada caso é um caso. Existe tanto um como o outro.

Ser ateu é um posicionamento quanto a um assunto específico ou é realmente um conjunto de ideais? Está mais para um conjunto de ideais. Quem tem uma opinião, a tem por algum motivo. Normalmente a opinião é formada devido a um conjunto de fatores (sejam eles quais forem, não sou ninguém para julgar ou discordar dos motivos dos outros). Dificilmente alguém vai decidir do nada que é atéia, só porque acordou com vontade.

É um conjunto de ideais, mas esses ideais variam de pessoa para pessoa. Nada pode ser generalizado.

O que os religiosos acham dos ateus? Estão todos ferrados e condenados? Novamente, não dá para generalizar e atribuir a um grupo a opinião de um indivíduo. Você vai encontrar religiosos e ateus com as mais diversas opiniões sobre o assunto.

Orochi escreveu:

Eu até agora só encontrei uma pessoa, que na minha opinião, tinha base concreta para se dizer ateísta. Na minha humilde opinião, todas as outras era simplesmente por motivos equivocados, achismo, e até birra, por incrível que pareça.

Me desculpe, mas a palavra humilde ficou totalmente deslocada aí. Esta é a sua opinião, mas não tem nada de humilde nela. Se você julga um motivo de outra pessoa como "equivocado", está arrogando para si o poder de decidir o que é certo e o que é equivocado. Nenhum ser humano tem esse poder. Se existe uma verdade absoluta neste mundo, ela está fora do alcance dos humanos, pois tudo o que nós temos são nossas opiniões e nossos achismos. Você só entenderia os reais motivos de uma pessoa se entrasse na mente dela e lesse todos os pensamentos que ela teve durante sua vida inteira, vivendo todas as suas experiências na pele dela e tendo as mesmas impressões. Por mais superficial que algo pareça, a mente humana é muito complexa, não dá para julgar alguém só porque pensa diferente de você. Você só não compreende os motivos, talvez porque a pessoa não quer falar ou não tem muita habilidade para expressar seus pensamentos, ou ainda podem estar em seu subconsciente e serem difíceis de se expressar, mas não se pode dizer que sejam equivocados.

João Lucas escreveu:

E têm aqueles que respeitam os ateus, e além de respeitar, acredita que eles podem ser convertidos.
(Eu)

Isso que você falou é o mesmo que: Respeito os ateus, mas eu queria que eles não existissem, (mesma coisa de "respeito os gays, mas queria que todos eles virassem héteros"). Respeitar significa aceitar a pessoa como ela é e não desejar que ela mude. Se você usa a palavra conversão, está colocando sua ideologia como superior à do outro. Ou seja, não há respeito nenhum aí. A mesma coisa é um ateu que diz respeitar os crentes mas não perde uma chance de tentar convencer um crente a se tornar ateu. Se você acredita em algo, claro que para você aquilo é a verdade, mas entenda que para quem acredita em algo diferente, para ele aquilo é a verdade. Nenhum dos dois pode provar que sua verdade é a mais verdadeira, no máximo pode usar bem as palavras e convencer o outro a vir para o seu lado, mas provar irrefutavelmente não pode. Nada garante que aquele que mudou de lado não estava do lado mais verdadeiro antes, nada garante o contrário também. Só de um desejar que o outro mude de lado, já não o está respeitando.

more_horiz
Uchiha Pyscho escreveu:
Me desculpe, mas a palavra humilde ficou totalmente deslocada aí. Esta é a sua opinião, mas não tem nada de humilde nela. Se você julga um motivo de outra pessoa como "equivocado", está arrogando para si o poder de decidir o que é certo e o que é equivocado. Nenhum ser humano tem esse poder. Se existe uma verdade absoluta neste mundo, ela está fora do alcance dos humanos, pois tudo o que nós temos são nossas opiniões e nossos achismos. Você só entenderia os reais motivos de uma pessoa se entrasse na mente dela e lesse todos os pensamentos que ela teve durante sua vida inteira, vivendo todas as suas experiências na pele dela e tendo as mesmas impressões. Por mais superficial que algo pareça, a mente humana é muito complexa, não dá para julgar alguém só porque pensa diferente de você. Você só não compreende os motivos, talvez porque a pessoa não quer falar ou não tem muita habilidade para expressar seus pensamentos, ou ainda podem estar em seu subconsciente e serem difíceis de se expressar, mas não se pode dizer que sejam equivocados.

Nada haver.Mas nada haver mesmo.

Se eu julgar algo errado, ou equivocado, ou meio errado, ou parcialmente errado, ou totalmente errado, ou absurdo, mas colocar que é minha opinião, qual a diferença?

E não, não estou arrogando para mim o poder de decidir, é justamente por isso que coloquei como uma opinião, oras essa.

Esteja certa de algo: Se não fosse minha opinião, eu colocaria com fatos, e argumentos concretos e irrebatíveis.

Agora pois, se pelo simples tom e colocação da frase por causa do grau de minha convicção em uma achismo que eu deixei explícito que justamente era (é) um achismo, você julga arrogante, nada posso fazer. 

Poderia ser por outros motivos? Sim, poderia, mas que coisa.Se não pudesse, eu teria apresentado fatos e argumentos irrebatíveis.Mas justamente por não ter, e ser simplesmente achismo, eu coloquei, na minha humilde opinião, o que eu bem acho.E a partir do momento que fatos concretos também inexistem para me contradizer ou o achismo em si, eu ter convicção em algo, indica realmente, arrogância? Pois bem, mais uma opinião minha, ou opinião arrogante, como preferir: Isto sim, é um equívoco e enorme, e um julgamento inteiro feito e tendo como base, a simples colocação de uma frase.

Sério, esta eu não entendi.

more_horiz
Os motivos de um religioso crer em Deus são melhores que os de um ateu em descrer? Racionalmente, as duas afirmações não podem ser comprovadas. Acho que o equívoco verdadeiro neste caso seria imputar um ponto de vista como absoluto, mesmo que seja uma opinião pessoal. Seria o mesmo se eu, como ateu, afirmasse que a maioria dos religiosos que eu conheço é composta por gente burra, fanática e que não consegue nem ao menos questionar suas próprias convicções, além de que acreditam em Deus sem motivos ou por atraso mental. Mas isso é desonestidade intelectual, considerando que as razões para crer ou não são totalmente pessoais. O "em minha opinião" não anula nada disso.

Por fim, eu não posso afirmar que Deus não existe, mas a ausência de evidências me levaram a pender para a descrença. Não foi por birra, não me revoltei com religião, além de que gosto bastante do aspecto mitológico das crenças. De qualqiuer forma, só existe uma verdade absoluta sobre esta questão: não existe verdade absoluta. O que faz do islamismo mais verdadeiro que o cristianismo, por exemplo? Será que os cristãos não aceitaram Maomé por birra ou conservadorismo? Como é que eles podem negar os dons do profeta? O inverso também se aplica.

As experiências pessoais de um indivíduo justificam a existência de um ser Y, assim como as experiências de um outro alguém justificam um outro X. O primeiro acha que outro está equivocado, e vice-versa. Quem está certo? A resposta mais honesta é "não sei", certezas sobre isso são convicções pessoais apenas.

more_horiz
Condenados eu acho que não, embora ignorar o fato de que algo nos criou é ignorar a realidade.
Acho que pode se acreditar que um poder superior exista, mas ateus não acreditam que isso irá de alguma forma os ajudar.

more_horiz
Paty escreveu:
Isso que você falou é o mesmo que: Respeito os ateus, mas eu queria que eles não existissem, (mesma coisa de "respeito os gays, mas queria que todos eles virassem héteros"). Respeitar significa aceitar a pessoa como ela é e não desejar que ela mude. Se você usa a palavra conversão, está colocando sua ideologia como superior à do outro. Ou seja, não há respeito nenhum aí. A mesma coisa é um ateu que diz respeitar os crentes mas não perde uma chance de tentar convencer um crente a se tornar ateu. Se você acredita em algo, claro que para você aquilo é a verdade, mas entenda que para quem acredita em algo diferente, para ele aquilo é a verdade. Nenhum dos dois pode provar que sua verdade é a mais verdadeira, no máximo pode usar bem as palavras e convencer o outro a vir para o seu lado, mas provar irrefutavelmente não pode. Nada garante que aquele que mudou de lado não estava do lado mais verdadeiro antes, nada garante o contrário também. Só de um desejar que o outro mude de lado, já não o está respeitando.

Oras, eu respeito a decisão dele, mas não vou perder a oportunidade de convencer ele.
Se ele mesmo assim não quiser, tô de boa.

Não me considero superior a ninguém nesse aspecto.

Eu tenho um conjunto de ideias, ele tem um conjunto de ideais.
OBVIAMENTE, eu ACHO o meu conjunto o certo. 

Eu acho o Homossexualismo uma coisa certa? Não!
Mas, respeito a decisão dele, porque pra ele aquilo é normal.

Respeito não é você aderir teu ponto de vista.
Respeito é você apenas reverenciar o próximo.

more_horiz

Nem mais... Concordei totalmente.
É por isso que eu achei o Nagato brilhante quando li o arco pain, é por isto que ele é o meu personagem favorito e não devido à sua ideologia de matar pessoas.
Para mim, ISTO É O CORRECTO! As pessoas só se entendem se passarem pela mesma dor que a outra passou.. Eu não posso sequer imaginar a dor que é perder alguém que nos é querido, eu posso TENTAR entender.

Aqui é a mesma coisa... Nós podemos achar que por uma pessoa não ter uma argumentação com base, a teoria dela está errada, mas não. Ela tem a sua razão, ela tem a sua maneira de pensar, e ela tem esse direito.

Eu não me importo que haja Homossexuais, apesar de discordar quanto à co-adoção, não devido a eles serem diferentes, mas pelo facto que o resto da civilização não pensa como eu. O mais certo era essas crianças virem a sofrer bastante na escola, por terem uns pais diferentes, e é por isso que sou contra. Porém há milhões de pessoas a favor, aliás, tem o exemplo da minha turma, em QUE EU SOU O ÚNICO CONTRA A COADOÇÃO. Mas eles respeitam a minha opinião, e eu a deles, falamos normalmente sobre outros assuntos, pois sabemos que divergimos ali.

Bom, saiu fora do assunto :\

Ateísmo... Epá, eu não tenho nada contra essas pessoas, e respeito totalmente a opinião deles.
Eu acredito na existência de Deus, mas não acredito em muita das coisas escrita na Biblia, e uma dessas coisas foi a forma como o Mundo foi criado.
Eu acredito na existência de um Deus que quer o bem de todos.. Eu não acredito que Deus castigue, que Deus mate porque algo não foi como ele quis, mas acredito que Deus esteja sempre por perto, esse é um facto.

Para mim um Deus é alguém que além de poder, sabe utilizá-lo pelo bem das pessoas. É alguém A-D-M-I-R-A-D-O.

Essa é a minha definição de deus. Não me expressei bem? Não me importo, é o que eu acredito.

Nada. São pessoas, tal como eu. Têm ideias próprias, e seguem o que acreditam por algum motivo.

Acredito que por alguma razão eles tenham deixado de acreditar. Algo mau que lhes aconteceu em vida, como a perda de alguém querido, ou algum motivo parecido. Algo que não correu como eles queriam.

hmm... Penso que é um posicionamento e um conjunto de ideais ao mesmo tempo. Há pessoas que nascem numa família que é ateu, e acabam por seguir o mesmo rumo. Eu por exemplo, sou católico, porque quando nasci assim fui baptizado, e claro que, visto que toda a família tem a mesma ideologia, eu fui me habituando e concordando com essa mesma ideologia. Já o posicionamento, depende como disse em cima, se as pessoas têm um motivo forte para acreditarem em tal coisa.

Nada a dizer. Para mim, são Humanos normais como eu, que apenas querem o bem, mas à maneira deles.

Aqui em Portugal, estes temas são pouco discutidos, então não tenho uma opinião muito sólida quanto a isto, porque não conheço ninguém ateu...

more_horiz
AngelOfDeath escreveu:
Para continuar o debate do outro tópico, here we go.

O que é ateísmo?

Ateísmo é a negação ou a falta da crença na existência de deus(es)

O que vocês acham das pessoas que se dizem atéias? Acham que são militantes ferrenhos de uma ideologia ou simplesmente não acreditam em divindades? Ser ateu é um posicionamento quanto a um assunto específico ou é realmente um conjunto de ideais? O que os religiosos acham dos ateus? Estão todos ferrados e condenados?

Muitas perguntas, eu sei. haha

Opinem, debatam, mas sempre com muito carinho. :s2:

O ateísmo pode ter as duas vertentes: Uma questão de posicionamento pessoal como também uma militância política.

A questão religiosa não está apenas no âmbito da crença, mas, envolve questões sociais relevantes como influência ideológica e até mesmo poder político. Combater a ideia da existência de um deus ou de deuses pode ter para os ateus (como alguns que conheço) essas características também de ir contra um regime ideológico que muitas vezes quer envolver um país que pretender ser laico e moldá-lo de acordo com os preceitos da lei "divina" (como Feliciânus parece querer).

Religião também é cultura e seus impactos na sociedade devem ser devidamente estudados e analisados.

A negação da existência de deus é apenas uma face do que se chama ateísmo. A outra é o combate à influência religiosa em campos mais amplos de uma sociedade que deve atender a todos, independente de sexo/orientação sexual, cor, índice econômico, orientação religiosa, entre outros.

Todos sabemos que as religiões têm preceitos muitas vezes rígidos, seculares (muitas vezes, ultrapassados para os desafios do mundo atual) e que segregacionistas.

O que eu acho dos ateus? Simplesmente respeito o posicionamento individual.

O que os religiosos acham dos ateus? Primeiro de tudo, vamos considerar religiosos como cristãos já que as demais vertentes religiosas mostram maior nível de aceitação à liberdade individual de escolha.

Pelo que observo, cristãos acham aquilo que seu código religioso expressa: ateus são pessoas que devem ser convertidas (a Palavra deve ser levada a elas) ou são pessoas que estão fugindo dos preceitos de Deus e não encontrarão a salvação.

Creio que os ateus são vistos sobre as duas óticas principalmente.

Minha opinião pessoal é clara. Cada um deve ter liberdade de culto ou falta de culto. Não há nada que indique que meu modo de ver o mundo é superior ou melhor do que o de ninguém.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos