Olha depende muito de que momento da vida do Naruto estamos falando em determinados momentos do passado o Naruto nao passava de um Heroizinho qualquer nao muito diferente de outros protagonistas de grandes animes, filmes, series e etc
Pega o Naruto do Inicio do Shippuuden, ele diante do Deidara e Sasori começa a gritar, se irritar, diz que ira matar os viloes, sai correndo como um doido atras de um cara que estava claramente provocando ele, esse tipo de destempero emocional, odio incubado, gritaria e etc é bem comum de herois e nao era muito diferente de como ele era no Classico
Entao eu diria que grande parte do anime o Naruto foi um protagonista regular do tipo cliche bem comumzao
POREM, esse mlk amadureceu isso é algo notavel por exemplo
Naruto no começo da luta com nagato, ele grita, diz que ira matar o vilao, salvar o mundo e aquela tipica atitude de heroi, mas no decorrer da luta, pain yahiko começa a falar de sua propria historia de como sua vila foi destruida, seus pais mortos e seus amigos assassinados, naruto nao se mostrou indiferente ao vilao, se colocou no lugar do cara e apesar de kerer matar o inimigo ele nao o fez por causa de algo que valia mais que seu desejo por justiça/vingança que era o sonho do seu Mestre
Naruto entendendo oqe o Nagato sentia ao falar da vila dele sendo destruida, seus pais mortos, amigos assassinados
Naruto ouvindo os conselhos do itachi sobre nao kerer fazer tudo sozinho e aceitar a ajuda de outros quando ele nao puder fazer algo só
Naruto trollando o obito falando que ele só controlou o juubi porque nao keria esquecer de qem ele era, da Rin e de seu passado, fora tudo oqe rolo diante do zabuza qe o haku nao era uma ferramenta, ele tinha sentimentos e blablabla, gaara kid sobre como ele esteve sozinho a vida inteira, sem familia e agora ele só podia lutar para manter os amigos porq era oqe restava, falando com a kyuubi e etc
Toda vez que o Naruto converte um Vilao ele demonstra um put4 amadurecimento q nenhum outro mocinho tem
Goku era fod4 nao tenho nada a falar dele, mas, ele deu parada pro Cell se curar, apenas por desejos de luta besta, ele deixo o vegeta ir embora pra lutar com ele no futuro e varias coisas q ele fez só porq curtia lutar, colocar seu desejo acima do bem estar mundial achando q tudo é brincadeira é tenso
Ash de pokemon comete os mesmos erros diante da equipe rocket a uns 10 anos, ta loko o mlk nao aprende ou amadurece, nao sei se a aparencia dele fisica atualmente ja mudou, mas, mesmo sem ver o desejo sei q ele ainda deve cair nos buracos q a equipe rocket faz e dale armadilhas bestas
OP, FT, Bleach nao falo nada porq nao conheço direito, outros animes possuem protagonistas sensacionais e nao tem porq fica desmerecendo ngm, oqe sei é q o Naruto do inicio do Shippuuden era um protagonista regular como o Ash e Goku, POREM, agora.... atualmente.... ele ta com um nivel de maturidade e carisma que esta mt acima de protagonistas comuns