No final o Sábio não era tão Sábio... Escolheu mal e o resultados foram as guerras que se seguiram, ele achou que o Indra ia gostar dele escolher o Ashura e ia auxiliar ele, mas errou feio.
Se ele tivesse escolhido o Indra, teoricamente o Ashura (que "gosta" de ajudar os outros) iria auxiliar ele e todos viveriam em paz. O sábio não pensou nisso?
Eu no lugar do Sábio simplesmente não teria escolhido sucessor nenhum, o fato dele escolher Ashura faz o Indra achar que também tinha direitos iguais (E com razão, afinal além de primogênito Indra também era tão forte quanto o outro).
O Sábio disse que apoiava o jeito do Ashura de trabalhar em cooperação com os outros, mas ele só esqueceu de um pequeno detalhe: Ashura fazia isso (trabalhava com cooperação) pelo simples motivo de que ele era fraco, e por isso precisava da ajuda dos outros. Era toma lá da cá, eu te ajudo e você me ajuda. Pra quem tem olhar superficial o que Ashura fazia parecia "bonito" mas no fundo era tudo puro interesse, ela precisava daquilo para ficar bem.
Algumas pessoas tem mentalidade de capacho e por isso acham feio o Indra ter se revoltado por ter sido reduzido a mero auxiliar do Ashura, mas na prática o Indra não estava errado.
No fim, o Sábio fez a pior escolha possível.
Agora tem o Madara que quer por um ponto final nesse ciclo vicioso de conflitos, mas provavelmente alguém vai atrapalhar ele (O Naruto? Não, a Jump). Mas no fim, se o problema era um Uchiha com Tutano e ideologias fortes para querer por as coisas no lugar, todos podem relaxar, quando o Madara morrer não terá sobrado mais nenhum Uchiha assim, o Clã morre junto com ele.