pluuuuffff escreveu: Só o simples título deste tópico, já é racismo.
Sabe como você evita o racismo? Não falando sobre ele.
Embora eu não seja entendido do assunto, vou postar aqui discordando de ti, caro Leo.
Eu não acho que "não falar sobre" seja o meio mais correto de se combater formas de discriminação e preconceito. A arma mais poderosa, na minha visão, é justamente a educação. Como fazer uma pessoa entender que cada pessoa é única e que o mundo é plural mas que ainda merece ser tratada com respeito e dignidade não importando sua cor da pele, etnia, credo, cultura, sexo, opção sexual, condição social ou qualquer característica que seja se ela não tem o mínimo de instrução ou convívio com esta pluralidade?
Eu acho que as pessoas precisam entender que não nada disso que define o caráter das pessoas e que não é ruim ser negro, muito pelo contrário. Quantos caucasianos do colarinho branco roubam descaradamente e contribuem para a perpetuação de coisas ruins (corrupção, violência, maus serviços públicos, alienação das massas)?
Acho que é com debates assim que conseguiríamos fazer daquelas pessoas que possuem preconceito que é tolice cometê-los. Do que adianta criar leis para punir racistas e homofóbicos se a cabeça das pessoas não muda?
Certa vez eu vi em algum lugar a seguinte citação, não da forma que escrevi, mas ainda sim sintetiza muito bem o que eu penso:
Educai as crianças para que, no futuro, não seja necessário punir os homens.
Não lembro o autor, mas enfim..
Enfim, quanto a pergunta do tópico, tento ao máximo que posso não cometer atos preconceituosos, por que eu, infelizmente, não tive a educação que me mostrasse que é errado destratar alguém só por ela ser diferente de mim. Tive que adquirir este pensamento observando o mundo ao meu redor. lol
Por que querendo ou não, nos são passadas coisas quase que culturalmente.
Bom, é o que eu acho. kkkk
PS. Leo, desculpe-me se fui muito rude, ou caso você não tenha compreendido meu texto da forma que eu gostaria, mas eu citei a realidade que eu enxergo aqui no Brasil. Não sei se você, como pessoa de outro país, vê estas mesmas situações acontecer ai onde você mora, até por se tratar de culturas diferentes.
Enfim, é isso. kk