Olha rapaz pelo que eu já li no mangá e pela lógica é o seguinte:
O Rikudou criou realmente a lua pra selar a concha vazia(corpo) do Juubi perto do seu leito de morte ,pois temia que fora ele ninguem mais tinha poder suficiente para derrotar a fera ,nem mesmo seus filhos seriam pareo e os bijuus nada mais são do que o chakra do Juuibi dividido e dando-lhe forma pelo velho rikudou com o Banbutsu Sōzō(crianção de todas as coisas), os bijuus são que nem os humanos passam por fazes ,de bebes a adultos;
Pois bem, Rikudou pregando o ninshu(acredito eu que Hamura o acompanhava,tipo coroinha,sacass kkk), dividiu seu chakra com as pessoas, Kaguya já dominada pelo ódio e vingança,não aceitou que as pessoas parassem de venera-la como deusa coelho, deve ter usando o tsukuyomi em um pequeno grupo de pessoas pois não existia a lua , absorvendo seus chakras como esta acontecendo agora ,isso explicaria do porque nem todos terem virado múmias (zetsu banco) na época,,quando hagoromo e hamura descobriram devem ter iniciado a batalha , kaguya perdendo para seus filhos absorve a arvore sagrada transformando-se no Juubi ,rikudou e seu irmao não são pareos para o poder avassador do juubi, como uma ultima cartada pra salvar a humanidade , Hamura (ancestral dos uzmakis) usa uma técnica de selamento suprema selando metade nele e metade em Hagoromo ,morrendo em seguida ,assim como minato fez com Naruto.
Resumindo Kaguya renasceu mais forte pois esta usando o chakra de todos os humanos ,menos o time 7 é claro e o Juubi esta com apenas metade do seu poder;
E uma ultima coisa que não tem muito haver ,mas queria falar aki ,asura deve ter sido o primeiro jinchuriiki da Kurama ,aquele modo deve ser sua forma completa, e não só a metade como ta no naruto;;
Essas são algumas coisas do mangá e algumas que eu imagino que tenham acontecido.;;
falow