Orochi escreveu: Mas não me agrada nem um pouco saber que a "integridade física" possivelmente podendo ser comprometida, seja argumento.
Como eu acho que essa parte foi dirigida ao meu post, vou tratá-la como tal e responder dirigindo-me a você porque sou desses. :ri:
Bom, creio eu que o problema nem é esse.
O problema é que eu não vejo isso trazendo benefício nenhum. rs
Não precisa de muito esforço em uma pesquisa na net para ver que nos vários países diminuíram a idade penal (54 pra ser mais exato) em NENHUM deles, a violência dessa faixa etária diminuiu.
Para se ter uma ideia, a Espanha e a Alemanha voltaram a trás em suas decisões porque essa resolução foi realmente inútil.
Não sei se é do conhecimento de vocês aqui, mas o Estatuto da Criança e do Adolescente, já trata o indivíduo maior de 12 anos responsável pelos possíveis atos infracionais que ele venha a cometer e estipula medidas socioeducativas para "puni-lo" (entre apas, porque não entendo que ele estaria sendo punido com reclusão e sim reeducado).
Mas aí você diria: "essas medidas socioeducativas não resolvem nada, pois o infrator permanece cometendo delitos".
E eu seria obrigado a concordar com você, pois é aí que mora o problema. O Estado trabalha porcamente nesse sentido. Essas medidas raramente acontecem e quando acontecem não resultam em nada porque ela age somente em uma frente de ação. Do que adianta um jovem passar por essa "reeducação" e continuar pobre, vivendo em uma área criminalizada onde o tráfico dita as ordens?
Para você ter uma ideia, o índice de reincidência nas nossas penitenciárias é altíssimo.
O infrator não é "re-aprumado" para voltar a ter um comportamento social honesto e digno, porque o Estado não tem intenção de recuperá-los. Ou seja, o governo "cria" infratores para poder puni-los depois.
E eu não sei você, mas estipular uma norma que visa diminuir a violência que possivelmente não diminuirá, não faz muito sentido. rs
É o que eu sempre digo, é mais fácil regulamentar maioridade penal do que mudar a realidade socioeconômica de milhões de brasileiros.
Enfim...