Oque Dilma fez:
- Passou os seus 4 anos de governante construindo Estádios para a copa, e deixou os hospitais e escolas públicas de lado.
- Aumentou o bolsa família.
- Desviou bilhões de reais para seu benefício.
- Fez coisas relacionadas a corrupção.
Você ainda é imaturo e simplista. As coisas só são óbvias assim no senso comum...
----------------------------------------------
Dilma Rousseff me desapontou.
Não que eu esperasse grandes coisas do PT - Partido que se diz(ia) do Trabalhador, porém, ao assumir o poder em 2003 adotou as mesmas medidas Social democratas/neoliberais do PSDB de Fernando Henrique Cardoso, esquecendo as bandeiras que levantavam na década de 80.
Dilma foi uma daqueles que lutaram contra a Ditadura Militar de 64, inclusive em grupos armados (o que leva muita gente a chamá-la de "Terrorista", como se a cassação política e instituição de tortura pelo Estado não fosse também uma forma de Terrorismo). Lutou pela liberdade do País, sendo uma das fundadoras do Radical Partido dos Trabalhadores.
Quem diria que o mundo daria voltas, e ela, graças ao apadrinhamento do Presidente Lula, se tornaria a Presidente da República.
O fato é que ela, Mesmo já sendo Ministra, só se tornou presidente graças ao prestígio de Lula, que fez um governo populista (ou até clientelista) com significativo avanço social e econômico.
Mas a Presidenta não teria um destino fácil como de Lula.
2 anos antes de Lula terminar seu mandato, em 2008, a crise nos bancos imobiliários dos EUA deflagrou uma crise Global. Lula chegou a dizer que "O Tsunami que ocorre no mundo seria uma marolinha no Brasil". Mas não foi. De fato o país não quebrou como os EUA e a Europa (e até saiu da crise surpreendentemente rápido), mas a principal importadora dos produtos brasileiros, a China, mostrou alguns limites.
Dilma começou o Governo sem a estabilidade que Lula tivera, os principais investidores e empresas não haviam se recuperado plenamente da Crise, e para conter a Inflação o Governo reduziu o IPI (Imposto sobre produto Industrializado) para agitar a economia ao aumentar o consumo. Essa foi basicamente o modelo de economia de Dilma, o aumento do Consumo - justamente por isso é tão frágil.
Outro detalhe foram as manifestações de Julho de 2013, que resultaram num ódio coletivo na figura da Presidente.
O Governo Dilma lançou o programa Minha Casa Minha Vida, o que estimulou a oferta de crédito para aquisição de casas, o resultado foi uma especulação imobiliária altíssima, mas seus reflexos só serão sentidos no futuro (mão me refiro aos preços, que já estão caros). Ainda assim,
ponto positivo a meu ver.
Assunto polêmico, Copa do Mundo: Mau planejada e mal realizada. O que salvou a reputação do país foram a qualidade dos jogos. Houve muita repressão de manifestações e contas superfaturadas sem esclarecimento. O Assunto é mais complexo que isso, mas não quero estender o tópico.
Ponto Negativo.Programas Educacionais: PRONATEC, Ciência sem Fronteiras, Institutos Federais,
Sisu, Enem, Fies, Prouni (que já existiam no governo Lula, mas foram aprimorados). + Aprovação do uso de 10% do PIB para o orçamento de Educação Pública.
Ponto positivoPrograma Mais Médicos: Mesmo com o terror da mídia, o programa se mostrou relativamente eficiente. Não resolveu, mas serviu de ajuda.
Ponto Positivo.
Controle econômico (análise beeem superficial): A Taxa da Selic chegou a extremos durante o mandato de Dilma, desde uma das mais baixas da história à altas taxas para conter a Inflação. De qualquer forma, o Governo não tomou medidas eficazes, e a Indústrias e Serviços sofreram retração maior a cada ano. / Concessões e privatizações se tornaram recorrentes. (considero
relativo)/ PAC 2 + Corte de Impostos estratégicos (como cesta básica e energia elétrica - Isso em específico considero como
positivo)
Ponto negativo.
Relações Internacionais: Embora Israel tenha desmerecido o Brasil, o País avançou muito em diplomacia com Lula e Dilma, chegando a pedir uma cadeira fixa no Conselho de Segurança da ONU, sendo a Reunião dos BRICS em Fortaleza, o apogeu e símbolo do Novo Brasil no cenário Exterior.
Ponto Positivo.
Programas Sociais: Embora desdenhados e mal compreendidos, o Bolsa Família e o Brasil sem Miséria desempenham um grande papel, sendo elogiado pela ONU como modelo. Diferente do que a maioria pensa, a imensa maioria dos auxiliados pelo programa trabalham e seus filhos têm que estar na escola. Não se pode negar, que tais programas também ganham faces clientelistas.... Mas
Ponto Positivo.
Pontos Negativos que gostaria de ressaltar:* Houve pouquíssima reforma agrária (uma das bandeiras do PT), e péssima relação com indígenas, atendendo aos ruralistas/agronegócio em detrimento destes.
* Muitas das metas estabelecidas no início de Governo não foram cumpridas;
* Dilma não soube se comunicar com as pessoas ou com a Imprensa, perdendo a chance de Explicar ou de esclarecer problemas, o que faz crescer ainda mais o ódio de algumas classes;
*Diferente da promessa, os custos do Governo não diminuíram, pelo contrário;
* Dilma não conseguiu estabelecer um diálogo com os setores produtivos, o que fez que a economia regredisse quando o consumo se reduziu devido o aumento da Inflação;
* O Vice de Dilma é Michel Temer, do PMDB, então dispenso comentários. Se o PT precisa se aliar com pessoas dessa laia para se eleger, percebemos que o partido se vendeu...
*Falta de pronunciamento sobre escândalos de Corrupção ou esclarecimentos fracos, como no caso da Refinaria da Petrobrás.
GERAL
O Governo Dilma não foi Ruim, mas faltou CORAGEM para a Presidenta afrontar as antigas bases do coronelismo e da m´dia Brasileira. Eu, como Mineiro, não voto no Aécio, e eu como Professor, não VOTO NUUUUUNCA NO AÉCIO.
Também tenho minhas suspeitas sobre Eduardo Campos, já que ele é um Aciolly (antiga família oligárquica brasileira.)
Serei obrigado (se nã achar outro) a votar na Dilma. Mas ela terá que deixar de ser covarde. Terá que fazer coisas novas e ter um plano para salvar nossa economia antes que ela comece a decrescer.
Última edição por JuninhoPrimo em Dom Jul 27, 2014 4:43 am, editado 1 vez(es)