Hinata foi bem mais explorada que o Neji durante o Shippuden. O sucesso dele não abafou o dela, com certeza e ela mostraria tanto com ele como sem ele. Hinata lutou costas a costas com Neji. Colaboraram, se defenderam, defenderam um ao outro. Hinata não estava ao nível do Neji, mas estava apta a acompanhá-lo. Pra mim isso não é ser abafada e sim é um fato relevante que se prolongaria, caso ele estivesse vivo. Nivel do Neji é plenamente alcançável e acompanhável.
Se morreu foi porque estava fadado a isso, não foi uma "caridade" do autor, rsrs. Ele era membro da família secundária, "irmão mais velho" e ninja consciente de que proteger Naruto primeiramente, pois este era a prioridade da guerra, depois a prima, sem mais, resto fica na fanfic. Se estivesse vivo formariam uma ótima dupla, como mostraram capacidade de colaboração entre si. Matar alguém pra Hinata superar, então teria que matar Hiashi também, assim como Inoichi, Shikaku, Jiraya, Itachi, etc etc etc, foram mortos.
Neji continuaria sendo mais forte (esse é achismo meu) pois por lógica, se a maioria de sua geração mostrou coisas novas, o próximo passo dele seria mostrar algo também já que ele estava em constante evolução e não exauriu as possibilidades de mostrar jutsus novos. Reitero, Neji era sim o mais forte de sua geração e titulo de jounin fala por si só; problema é que o clã Hyuuga é subestimado em detrimento de outros ninjas, esse é um fato não só deste fórum, mas de tantos outros que não aceitam que o punho gentil, por não causar dano aparente não é perigoso. Destruição > all. Pra mim dano interno e preciso > ou = dano externo.