Bom, acho que eu já posso expor a minha opinião aqui, até por que muitos já comentaram.
Pra começar, eu sou completamente a favor da legalização. Mas não algo completamente liberal, em que as pessoas sairiam fumando sem parar pelas ruas. Leiam tudo antes de concordarem ou discordarem do meu pensamento.
Primeiramente, diferentemente do que muitos pensam, a legalização da maconha diminuiria o consumo individual, se implantada da maneira que eu penso. Cada cidadão teria uma quantidade máxima de consumo semanal, não podendo comprar/consumir uma quantidade exagerada de Cannabis. Dessa maneira, o consumo individual diminuiria, tendo em vista este controle. Tudo isso aliado a políticas que estimulam o não-uso da droga e a conscientização dos efeitos da Cannabis. Assim, o próprio uso individual excessivo da droga diminuiria, embora eu ache que o número de usuários aumentaria.
Outro fator importante a ser citado aqui é o de que a legalização da maconha diminuiria o narcotráfico. A venda da maconha cultivada pelo estado (que teria muito mais qualidade, muito menos amônia, com uma erva que não estaria apodrecida) teria muito mais qualidade e ainda seria mais barata que aquelas feitas pelos traficantes, representando uma grande "concorrência" ao tráfico. Sabendo que o dinheiro proporcionado pela venda de maconha é utilizado na produção e comercialização de outras drogas, podemos estabelecer uma relação direta entre a legalização e a diminuição na produção e venda de outras drogas muito mais danosas aos usuários, o que se mostraria muito benéfico. Outra consequência disso seria a diminuição da violência, que tem uma relação direta com o tráfico de drogas.
Seguindo essa linha de raciocínio, outro ponto importante é a grande quantidade de dinheiro gasta no combate com o narcotráfico. Aliado ao fato de que este problema seria combatido com a legalização, a cobrança de impostos na venda da Cannabis seria muito bem vinda. Dessa maneira, a maconha, que antes representava um desperdício de dinheiro no seu combate, agora seria combatida e ainda daria certo lucro. Assim, a descriminalização do uso da maconha se mostra benéfica tanto socialmente quanto economicamente. Tudo que eu estou dizendo toma como exemplo o sistema implantado no Uruguai, em que o presidente do país, Mujica, utiliza a legalização de forma muito inteligente, combatendo o uso de drogas através dela.
Vejo que muitos aqui reclamam que a maconha seria utilizada nas ruas. Pois bem, vejam o exemplo da Holanda, outro país em que o uso da erva é legalizado. A maconha só é consumida em Coffe Shops, não sendo permitido seu uso em público. Logicamente ela pode ser consumida em casa também. A questão é que a legalização não influenciaria a vida de quem nunca teve e não quer ter contato com a droga.
Vejam, então, que a legalização só traria benefícios. Significaria a diminuição do narcotráfico, do consumo individual e do gasto no combate do tráfico, fazendo a maconha ser uma forma de renda para o estado, e não de gastos. Dessa forma, ela se mostra socialmente e economicamente necessária.
Só um adendo:
Os efeitos da maconha na saúde não se mostram tão evidentes. Cigarro, por exemplo, faz muito mais mal ao pulmão. Isso por que um usuário de cigarro fuma diversos maços por dia, enquanto o de maconha fuma um (e olhe lá), e pronto. Além do cigarro ter muito mais toxinas.
Em relação aos neurônios, psicanalistas dizem que a maconha apenas desconecta os neurônios, ao contrário do álcool, que os destrói. Quem estiver curioso em relação a isso, veja esse vídeo:
Lembrando que nunca foi registrada uma morte sequer no mundo inteiro relacionada ao uso da maconha, diferentemente da bebida (que mata quem bebe e a terceiros) e do cigarro.
Sobre o uso da maconha ao volante, que eu saiba nunca existiu um caso desse tipo. Até por que o efeito da maconha no usuário o faz até ficar com medo de dirigir (palavras de quem usou kkk). Além disso, as mortes proporcionadas pelo uso do álcool são inúmeras.
Portanto, vejo a legalização da maconha como algo necessário ao combate do narcotráfico. Além disso, não são vistos danos a saúde como o cigarro e o alcool, a não ser no uso excessivo que, como eu já expliquei, diminuiria com a legalização.
Enfim, comentem ai se concordam ou discordam com a minha opinião em relação ao assunto.
Última edição por Unknown Soldier em Qui 28 Ago - 18:38, editado 1 vez(es)