Patriotismo, se é que já foi algo positivo, não é mais; e por isso concordo com o dito pelo Angel.
Hitler usou do patriotismo ufanista dos alemães para conseguir sua ascensão ao poder naquele país e dar início à II Guerra Mundial. Isso prova que considerar o patriotismo acima de tudo não traz coisas boas. A população de lá foi levada à desgraça por acreditar que eram superiores aos outros povos; a essência do patriotismo.
Nesse momento me recordo de uma aula de Literatura, em que a professora citou um livro no qual o personagem principal se recusava a interagir com tudo relacionado ao exterior, por considerar que o Brasil seria autossuficiente, independente em todos os aspectos. Ele propunha que falássemos tupi-guarani, se bem me recordo, que é a língua nativa dessas terras.
Deve ser algum livro do Machado de Assis, talvez
"Triste Fim de Policarpo Quaresma", não posso garantir...
Voltando ao patriotismo ufanista: Já leram e entenderam (é diferente) o Hino Nacional?
Do que a terra, mais garrida,
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores;
"Nossos bosques têm mais vida",
"Nossa vida" no teu seio "mais amores."
"Traduzindo" para um português menos rançoso:
Teus risonhos lindos campos têm mais flores do que a terra mais garrida (vistosa). Ou seja, nossa natureza é mais colorida e bela que a de outras terras.
Nossos bosques têm mais vida (mais beleza e vitalidade).
Nossa vida, em teu seio (dentro de ti, Brasil), mais amores.
Equivale a dizer que nós, brasileiros, por vivermos no Brasil, somos mais capazes de amar.
Outra coisa que essa estrofe do Hino contém é uma citação à Canção do Exílio, de Gonçalves Dias:
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o sabiá...
...Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas varzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Canção do
Exílio. De alguém que não se encontra no país e recorda do que via aqui. Só que esse poema também não é "razoável", justamente por tratar o Brasil como superior em tudo.
Não estou dizendo que no Hino Nacional devêssemos ter citações da Revolução Francesa, não é isso. O que digo é que o
excesso de patriotismo é prejudicial. De que adianta ter no Hino
"E o teu futuro espelha essa grandeza" desde 1909, se esse tal "futuro" nunca chega?
Um caso recente de patriotismo idiota foi a decapitação do jornalista James Foley pelo Estado Islâmico, vulgo terroristas do Jihad; que não vou comentar aqui.
Minha opinião pessoal ficou clara, no sentido de que o patriotismo não acrescenta nada de bom à população global. Abaixo fica um poema de Bertold Brecht, que é um autor muito conhecido nas Ciências Sociais. Leiam uma, duas, três vezes se precisar, tem muita relação com a
consequência do patriotismo; que é alguns levando vantagens sobre outros:
Dificuldade de governar
Todos os dias os ministros dizem ao povo: "-Como é difícil governar."
Sem os ministros o trigo cresceria para baixo em vez de crescer para cima.
Nem um pedaço de carvão sairia das minas se o chanceler não fosse tão inteligente.
Sem o ministro da Propaganda mais nenhuma mulher poderia ficar grávida.
Sem o ministro da Guerra nunca mais haveria guerra.
E atrever-se ia a nascer o sol sem a autorização do Führer?
Não é nada provável e, se o fosse, ele nasceria por certo fora do lugar.
É também difícil, ao que nos é dito, dirigir uma fábrica.
Sem o patrão as paredes cairiam e as máquinas encher-se-iam de ferrugem.
Se em algum lugar fizessem um arado, ele nunca chegaria ao campo sem as palavras do industrial aos camponeses.
Quem, de outro modo, poderia falar-lhes na existência de arados?
E que seria da propriedade rural sem o proprietário rural?
Não há dúvida nenhuma que se semearia centeio onde já havia batatas.
Se governar fosse fácil não havia necessidade de espíritos tão esclarecidos como o do Führer.
Se o operário soubesse usar a sua máquina
E se o camponês soubesse distinguir um campo de uma forma para tortas
Não haveria necessidade de patrões nem de proprietários.
E só porque toda a gente é tão estúpida que há necessidade de alguns tão inteligentes.
Ou será que governar só é assim tão difícil porque a exploração e a mentira
São coisas que custam a aprender?
Adaptei a forma e algumas palavras para facilitar a compreensão.Material de apoio:
http://www.hinonacionalbrasileiro.net/significado-hino-nacional.php