Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Patriotismo é algo bom ou ruim?

+9
Itachi Uchiha
Nyah
Ellos
Kamui
Pedobear
Vini
Angel Of Death
TrickzZz
Anv
13 participantes

descriptionPatriotismo é algo bom ou ruim? EmptyPatriotismo é algo bom ou ruim?

more_horiz
Wikipédia escreveu:
Patriotismo, do grego patriótes (patrício), é o sentimento de orgulho, amor, e devoção à pátria, aos seus símbolos (bandeira, hino, brasão, vultos históricos, riquezas naturais, e patrimônio material e imaterial). É razão do amor dos que querem servir o seu país e ser solidário com os seus compatriotas.

Ao longo da história, o amor à pátria vinha sendo considerado um simples apego ao solo. Tal noção mudou no século XVIII, que passou a assimilar noções de costumes e tradições, o orgulho da própria história e a devoção ao seu bem-estar.

Através de atitudes de devoção para com a sua pátria, pode-se identificar um patriota.

Na sua opinião, o patriotismo é algo bom ou ruim?
O Brasil seria um país melhor se os brasileiros fossem mais patriotas?

descriptionPatriotismo é algo bom ou ruim? EmptyRe: Patriotismo é algo bom ou ruim?

more_horiz
Na minha opinião o patriotismo é uma coisa necessária!!
O povo brasileiro é um povo que apenas se considera brasileiro em época de copa(pelo menos a maioria).
Vivem endeusando outros países e desvalorizando a próprio país.
Claro que existem os defeitos:corrupção,violência,má qualidade de ensino,saúde,etc.
Mas o amor a pátria deve fazer as pessoas tentar mudar essa realidade.
Acho que todos deveriam ser patriotas e amar seu país,sua história,suas riquezas e principalmente seu povo.

E em caso de guerra:
Temos o Fuzil vamos combater para salvar a honra do Brasil!

Edit
Spoiler :

descriptionPatriotismo é algo bom ou ruim? EmptyRe: Patriotismo é algo bom ou ruim?

more_horiz
Não me considero uma pessoa patriota. Acho que é preciso acabar com isso e ver o mundo como uma totalidade única, sem partidarismo por nenhuma nação ou país em detrimento de outras. Acho que temos que nos considerar globalmente apenas terráqueos.

more_horiz
Na minha opinião, sim.

Embora não seja brasileiro, eu acho que todos nós devemos ter amor no nosso país, esteja ele passando por uma boa ou má fase, sobretudo nas más, porque são nesses momentos que vemos os verdadeiros patriotas. O Patriotismo é vital para o bem estar do País, pois se nem a própria população gosta do mesmo, quem irá gostar afinal ? Os de fora ? Enfim, nós somos filhos do nosso país, e é nele que a nossa historia está escrita e onde foram travadas todas as lutas dos nossos antepassados em favor do mesmo, portanto, acho que o minimo que devíamos demonstrar é amor e orgulho.

more_horiz
Não tenho dúvida de que ser patriota é uma imbecilidade de proporções semelhantes a defender loucamente um time de futebol. Apreciar a beleza da cultura e do povo de um país é uma coisa positiva, mas morrer por um pedaço de terra ou mesmo amá-lo como se fosse algo concreto simplesmente não faz sentido para mim. O passado nos mostra que patriotismo serve para unir pessoas, para o bem ou para o mal. No entanto, uma união para a realização de um bem em prol da sociedade necessita apenas de amor à justiça. Não preciso amar o Brasil para me manifestar e reclamar meus direitos, muito menos para cumprir com os meus deveres. Portanto, o sentimento de patriotismo não é assim tão necessário, pelo menos não atualmente.

more_horiz
O mais engraçado é que sempre tem aquelas pessoas que acham que o mundo é um mar de rosas e que tudo se resolve na diplomacia e no amor kkk.
O importante é que muitas pessoas não vão a guerra pra morrer por um pedaço de terra como alguns acham mas sim proteger a vida de seus compatriotas.

E ainda tem coragem de chamar os outros de imbecis.

more_horiz
Erikb escreveu:
O mais engraçado é que sempre tem aquelas pessoas que acham que o mundo é um mar de rosas e que tudo se resolve na diplomacia e no amor kkk.
O importante é que muitas pessoas não vão a guerra pra morrer por um pedaço de terra como alguns acham mas sim proteger a vida de seus compatriotas.

Se você fala do meu post, então precisa ter umas aulas de interpretação de texto com urgência. Chamei a ideia de imbecil, e não as pessoas que corroboram com ela. Existe uma grande diferença entre uma coisa e a outra.

E quando eu disse que acredito que o mundo é um mar de rosas? Caso não tenha percebido, é por não acreditar nisso que defendo a postura que citei no primeiro post. Enfim, se o post não foi direcionado a mim (é claro que foi, mas ok), esqueça o que eu disse.

more_horiz
Angel Of Death escreveu:
Erikb escreveu:

Se você fala do meu post, então precisa ter umas aulas de interpretação de texto com urgência. Chamei a ideia de imbecil, e não as pessoas que corroboram com ela, e existe uma grande diferença entre uma coisa e a outra. E quando eu disse que acredito que o mundo é um mar de rosas? Caso não tenha percebido, é por não acreditar nisso que defendo a postura que citei no primeiro post. Enfim, se o post não foi direcionado a mim (é claro que foi, mas ok), esqueça o que eu disse.

Sim eu entendi o que você quis dizer!
E já esqueci o que você disse!

@Tópico
Bom eu concordo com tudo o que o @Pedro disse!
Se nós brasileiros não amarmos nosso próprio país quem irá?
Não podemos esquecer de todos os antepassados que lutaram pra que hoje tenhamos uma vida mais decente!

more_horiz
Patriotismo, se é que já foi algo positivo, não é mais; e por isso concordo com o dito pelo Angel.

Hitler usou do patriotismo ufanista dos alemães para conseguir sua ascensão ao poder naquele país e dar início à II Guerra Mundial. Isso prova que considerar o patriotismo acima de tudo não traz coisas boas. A população de lá foi levada à desgraça por acreditar que eram superiores aos outros povos; a essência do patriotismo.

Nesse momento me recordo de uma aula de Literatura, em que a professora citou um livro no qual o personagem principal se recusava a interagir com tudo relacionado ao exterior, por considerar que o Brasil seria autossuficiente, independente em todos os aspectos. Ele propunha que falássemos tupi-guarani, se bem me recordo, que é a língua nativa dessas terras.
:aliens:
Deve ser algum livro do Machado de Assis, talvez "Triste Fim de Policarpo Quaresma", não posso garantir...

Voltando ao patriotismo ufanista: Já leram e entenderam (é diferente) o Hino Nacional?
Do que a terra, mais garrida,
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores;
"Nossos bosques têm mais vida",
"Nossa vida" no teu seio "mais amores."

"Traduzindo" para um português menos rançoso:
Teus risonhos lindos campos têm mais flores do que a terra mais garrida (vistosa). Ou seja, nossa natureza é mais colorida e bela que a de outras terras.
Nossos bosques têm mais vida (mais beleza e vitalidade).
Nossa vida, em teu seio (dentro de ti, Brasil), mais amores.

Equivale a dizer que nós, brasileiros, por vivermos no Brasil, somos mais capazes de amar.

Outra coisa que essa estrofe do Hino contém é uma citação à Canção do Exílio, de Gonçalves Dias:
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o sabiá...
...Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas varzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Canção do Exílio. De alguém que não se encontra no país e recorda do que via aqui. Só que esse poema também não é "razoável", justamente por tratar o Brasil como superior em tudo.

Não estou dizendo que no Hino Nacional devêssemos ter citações da Revolução Francesa, não é isso. O que digo é que o excesso de patriotismo é prejudicial. De que adianta ter no Hino "E o teu futuro espelha essa grandeza" desde 1909, se esse tal "futuro" nunca chega?

Um caso recente de patriotismo idiota foi a decapitação do jornalista James Foley pelo Estado Islâmico, vulgo terroristas do Jihad; que não vou comentar aqui.

Minha opinião pessoal ficou clara, no sentido de que o patriotismo não acrescenta nada de bom à população global. Abaixo fica um poema de Bertold Brecht, que é um autor muito conhecido nas Ciências Sociais. Leiam uma, duas, três vezes se precisar, tem muita relação com a consequência do patriotismo; que é alguns levando vantagens sobre outros:
Dificuldade de governar

Todos os dias os ministros dizem ao povo: "-Como é difícil governar."
Sem os ministros o trigo cresceria para baixo em vez de crescer para cima.
Nem um pedaço de carvão sairia das minas se o chanceler não fosse tão inteligente.
Sem o ministro da Propaganda mais nenhuma mulher poderia ficar grávida.
Sem o ministro da Guerra nunca mais haveria guerra.
E atrever-se ia a nascer o sol sem a autorização do Führer?
Não é nada provável e, se o fosse, ele nasceria por certo fora do lugar.

É também difícil, ao que nos é dito, dirigir uma fábrica.
Sem o patrão as paredes cairiam e as máquinas encher-se-iam de ferrugem.
Se em algum lugar fizessem um arado, ele nunca chegaria ao campo sem as palavras do industrial aos camponeses.
Quem, de outro modo, poderia falar-lhes na existência de arados?
E que seria da propriedade rural sem o proprietário rural?
Não há dúvida nenhuma que se semearia centeio onde já havia batatas.

Se governar fosse fácil não havia necessidade de espíritos tão esclarecidos como o do Führer.
Se o operário soubesse usar a sua máquina
E se o camponês soubesse distinguir um campo de uma forma para tortas
Não haveria necessidade de patrões nem de proprietários.
E só porque toda a gente é tão estúpida que há necessidade de alguns tão inteligentes.

Ou será que governar só é assim tão difícil porque a exploração e a mentira
São coisas que custam a aprender?

Adaptei a forma e algumas palavras para facilitar a compreensão.

Material de apoio:
http://www.hinonacionalbrasileiro.net/significado-hino-nacional.php

more_horiz
Agora que fui ler o primeiro post do Erikb, e tudo faz sentido. Se o cara simpatiza com essa loucura de sacrificar a própria vida por um um pedaço de terra hoje em dia, não tem muito o que dizer.

Não podemos esquecer de todos os antepassados que lutaram pra que hoje tenhamos uma vida mais decente!

Não esquecer é uma coisa, transformar esses caras em divindades dignas de adoração é outra completamente diferente. Além disso, seguindo essa lógica maluca, nós deveríamos amar a França pela quebra do Absolutismo, a Inglaterra pelo Iluminismo, a Grécia pela Democracia, Roma pelo Direito, etc. Ou só devemos olhar para o nosso próprio umbigo? Em minha opinião, nenhum dos dois. Pessoas inteligentes e ideias boas surgem em qualquer lugar do mundo. Sendo assim, posso reconhecer esses avanços sem ter que adorar ou venerar o conceito de nação.

E o Vini fez bem ao mencionar o "Triste Fim", que nos mostra exatamente o que essa paixão incondicional é capaz de fazer com uma pessoa.

more_horiz
Depende do que você entende por patriotismo. Eu amar meu país de certa forma me faz patriota. Eu sou brasileiro e gosto de ser brasileiro. Na real, eu não escolheria nenhum outro país para nascer, pois gosto do país que nasci. Então é errado eu pensar assim? Pra mim não, é algo natural. Da mesma forma que eu gosto da minha casa eu gosto do meu país.

Usando o exemplo de torcida de futebol citado, o mesmo conceito se aplica. É errado eu torcer pelo meu time? Não. O errado são certas atitudes que são tomadas ostentando a bandeira do mesmo. Então não vejo patriotismo como algo ruim, as pessoas que tornam algo negativo.

more_horiz
Ser patriota é bom até o ponto em que a pessoa se torna cega por ele. Amar seu país e defendê-lo é diferente de elevá-lo a um patamar extremo, como se somente aqui fosse um lugar bom para viver, entre outros.

Pedobear escreveu:
[...] Então não vejo patriotismo como algo ruim, as pessoas que tornam algo negativo.

more_horiz
Angel Of Death escreveu:
Agora que fui ler o primeiro post do Erikb, e tudo faz sentido. Se o cara simpatiza com essa loucura de sacrificar a própria vida por um um pedaço de terra hoje em dia, não tem muito o que dizer.

Você está insinuando que eu sacrificaria minha vida por um pedaço de terra?é isso mesmo?
Acho que você está inventando coisas...
em nenhum momento eu disse isso!
Eu disse que muitos vão a guerra para defender seus compatriotas!
Mas se você acha que é imbecilidade lutar pelas vidas de brasileiros inocentes crianças,idosos e mulheres eu lamento.

Não esquecer é uma coisa, transformar esses caras em divindades dignas de adoração é outra completamente diferente. Além disso, seguindo essa lógica maluca, nós deveríamos amar a França pela quebra do Absolutismo, a Inglaterra pelo Iluminismo, a Grécia pela Democracia, Roma pelo Direito, etc. Ou só devemos olhar para o nosso próprio umbigo? Em minha opinião, nenhum dos dois. Pessoas inteligentes e ideias boas surgem em qualquer lugar do mundo. Sendo assim, posso reconhecer esses avanços sem ter que adorar ou venerar o conceito de nação.

MDS quem aqui está venerando alguém??
Não sei da onde você está tirando essas coisas porque dos post não é!!

Pedobear escreveu:
Depende do que você entende por patriotismo. Eu amar meu país de certa forma me faz patriota. Eu sou brasileiro e gosto de ser brasileiro. Na real, eu não escolheria nenhum outro país para nascer, pois gosto do país que nasci. Então é errado eu pensar assim? Pra mim não, é algo natural. Da mesma forma que eu gosto da minha casa eu gosto do meu país. .

Concordo plenamente!!

more_horiz
Patriotismo é algo bom e positivo, o que nao se deve é deixar a razao de lado e perder o senso de realidade porque ai vira fanatismo

Fanatismo é algo ruim, se voce é fanatico por um artistas, banda, personagem de anime (ja vimos muito isso no forum), Pais, time de futebol ou qualquer coisa vai dar merd4 como exemplo eu poderia simplismente pegar o fanatismo religioso que ao longo da historia da humanidade causou milhoes de mortes sem sentido

Defender seu lar é o dever de todo homem

Tanto os brasileiros quanto uchihas deviam ser mais patriotas por assim dizer...

more_horiz
Você está insinuando que eu sacrificaria minha vida por um pedaço de terra?é isso mesmo?
Acho que você está inventando coisas..

Orly? Não estou insinuando nada, fui muito claro e direto no outro post.

Temos o Fuzil vamos combater para salvar a honra do Brasil!

Pois é, estou inventando mesmo. haha

Aqui você foi bem claro: matar é uma atitude aceitável quando a suposta honra do país está em jogo.

O mais hilário nisso tudo é ver que você realmente acredita que fuzilar gente é uma atitude honrada. Se ter honra significa ter que se submeter e enxergar esse banho de sangue como algo honrado, prefiro continuar desonrado. Assassinato é assassinato, seja de brasileiros, argentinos, japoneses, etc. É evidente que na maioria das vezes os conflitos são inevitáveis, mas tratar a guerra como uma fonte de honra e glórias é uma postura digna de Hitler.

Enquanto você salva pessoas do seu país, do outro lado muitas outras estão sendo sacrificadas. É, não tem honra nenhuma nisso, apenas sofrimento.

MDS quem aqui está venerando alguém??
Não sei da onde você está tirando essas coisas porque dos post não é!!

Mais um engano seu.

Patriotismo, do grego patriótes (patrício), é o sentimento de orgulho, amor, e devoção à pátria, aos seus símbolos (bandeira, hino, brasão, vultos históricos, riquezas naturais, e patrimônio material e imaterial).

Caso tenha esquecido, existe um tal CULTO À BANDEIRA. "Culto", "veneração", "adoração", sinônimos. Ou seja, ser patriota (de acordo com a definição) é amar, adorar e ter devoção pelos símbolos que representam a nação, incluindo os nossos antepassados. Agora você já sabe de onde eu tirei "essas coisas".

Sei lá, cantar hinos, exaltar, louvar, prestar culto... religioso demais para o meu gosto.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos