Uchiha M escreveu: Madara Jinchuuriki foi surpreendido, mas, ao mesmo tempo também se expôs propositalmente aos ataques de Gai (Gai, Guy, tanto faz; vou chamar de Gai mesmo). O Uchiha quis correr o risco para ver até onde iria o poder do adversário naquele estágio.
Maito Gai é fantástico, mas, os Hokages são extremamente técnicos. Lembremos que a abertura do Oitavo Portão possui uma limitação de tempo e vários efeitos colaterais.
Vejamos algumas possibilidades, deixando claro que nenhum Hokage iria para um embate direto ou se colocaria em risco desnecessariamente como Madara fez:
Shodai Hokage, Senju Hashirama:
1. Shinsuusenju (Um imenso poder de fogo e resistência que poderia rivalizar com os ataques de Gai ou ao menos miná-lo até que os efeitos colaterais o impedissem de atacar, servindo especialmente como um ótimo escudo para Hashirama);
2. Gojuu Rashoumon (Uma das melhores ferramentas defensivas, poderia bloquear alguns ataques do Sobrancelhudo);
3. Moku Bunshin no Jutsu (Gai não tem habilidades sensoriais desenvolvidas a ponto de distinguir o verdadeiro e certamente tentaria atacar a todos indistintamente ou em uma grande área para tentar acertar o maior número possível);
4. Mokuryuu no Jutsu: tocando este Jutsu, Gai teria parte do seu chakra absorvido. Mesmo que não fosse preso ou não fosse por tanto tempo tamanha sua força com o Oitavo Portão aberto, isso poderia atrasá-lo e diminuir seu ímpeto e tempo para finalizar a luta, podendo dar abertura para o Shodai utilizar alguma técnica de ataque mais efetiva);
5. Mokuton - "Kajukai Korin": O Shodai poderia utilizar deste jutsu para tentar envenenar ou limitar os movimentos de Gai com o Polén, após utilizar de alguns dos outros jutsus acima para bloquear, desviar ou se esconder dos primeiros ataques. Com Gai cada vez sofrendo mais os efeitos e perdendo poder de fogo, o "Jukai Kotan" e o Kajukai Korin seriam bons elementos para o sucesso no combate a fim de limitar os movimentos dele após fazê-lo usar seu poder.
Enfim. Vejo o Shodai com algumas ferramentas capazes de fazê-lo esquivar de um ataque direto e finalizar a luta quando Gai já estivesse sofrendo fortemente os efeitos colaterais.
Senju Tobirama e Namikaze Minato:
Bem, coloquei Nidaime e Yondaime juntos porque seus estilos de combate se assemelham bastante (estejam à vontade para discordar, mas, eu enxergo grandes semelhanças).
Aqui temos no Hiraishin a grande chave da questão. Não sei se eles teriam tempo para reagir à assombrosa performance de Gai após a abertura do Oitavo Portão. Acabaria sendo uma espécie de jogo de gato e rato pelo local do combate. Não vejo nenhum ataque tanto de Tobirama quanto de Minato que possa ser efetivo contra ele neste estágio.
As manobras defensivas e ofensivas de ambos se baseariam neste jutsu, contudo, mesmo sem ser um sensor habilidoso, Gai teria uma velocidade de reação e percepção suficientes para atacá-los assim que se teletransportassem. Mesmo assim, ambos podem usar excelentes combinações com Hiraishin e Kage Bunshin.
E Minato utiliza uma técnica com maestria que poderia ser um diferencial: Jikukan Kekkai. A depender da distância em que esteja de Gai, antes de ser atacado ele pode usar esse jutsu e enviá-lo para outro local. Um shinobi analítico como o Yondaime não precisará de grande conhecimento para entender que a abertura dos Portões resulta em perigosos efeitos colaterais (aliás, ele demonstrou ter pleno conhecimento sobre isso quando aconteceu na luta entre Gai x Madara, citando inclusive Maito Dai).
Vejo Minato com leves chances de se safar, mais até do que Tobirama, já que levou o Hiraishin a outro nível e sua capacidade e velocidade de reação foram reconhecidas pelo próprio Nidaime.
Hiruzen, mesmo em seu auge e com seu arsenal de jutsus, não consegui visualizar opções para prolongar o combate até Gai não conseguir mais lutar ou até mesmo para vencê-lo.
Quanto a Tsunade, acho que mesmo com o Byakugou ativado ela não conseguiria se recuperar do "Elefante do Anoitecer" tampouco do "Cara da Noite". O poder regenerativo de Katsuyu é ligado diretamente ao chakra e poder dela e certamente os danos seriam tão grandes ou ainda piores do que vimos Madara fazer. Certamente, Tsuna não conseguiria acompanhar os movimentos, defender-se ou contra-atacar. Não consigo vislumbrar algo assim.
Em resumo, minha opinião é que Hashirama tem boas chances de vencer; Minato e Tobirama tem chances escassas; e, quanto a Hiruzen e Tsunade, sinceramente não vejo alternativas.
Os nomes dos jutsus foram tirados de outro site. Caso haja alguma incorreção, me desculpem.
Ficou bem completo seu post meu caro, parabéns, concordo com quase tudo, só acrescentando algumas coisas ditas pelo Jean Pontim, no qual mesmo tendo um post breve, falou sobre algo interessante.
Com o conhecimento adequado sobre os Oito Portões, algo natural para um Hokage ter, vejo ao menos o Minato podendo fugir para outra Kunai espalhada bem longe, visto que ele fez o mesmo na 4° guerra para desviar a Bijuudama do Juubi, simplesmente deixou uma Kunai no oceano a milhares de metros do local aonde a Bijuudama foi lançada.
Então eu diria que numa ordem de sobrevivência:
1 - Hashirama, além de sobreviver, teria grandes chances de vencer no x1, sem a necessidade de fugir.
2 - Minato, que com o conhecimento certo, poderia fugir e aguardar a morte do Gai.
3 - Tobirama, que por ter uma versatilidade inferior a Minato com o Hiraishin, teria chances minimas de fugir, porém existentes.
Hiruzen e Tsunade não conseguiriam fugir.