lucas fernandes escreveu: "qual seria a razão para os demais não terem se tornado jounins ?!"
Se eles se tornaram Jounnins (Sakura e Shikamaru) é porque são ninjas capacitados para o cargo, se o autor colocou eles nesse nível é porque eles tem esse nível. Os demais faltam algo, em habilidades, em liderança, em inteligência, etc.
Isso.
Lendário Sannin escreveu: Parem de avaliar os Ranks de um ninja se baseando no poder de fogo.
Esse nível GOD distorceu a cabeça de muitas pessoas, em relação aos níveis de um Shinobi.
Muitos acham que os Ranks se baseiam apenas em poder de fogo e se esquecem que cada Rank exige requisitos diferentes. Um Jounin é um Ninja de elite, que não só tem poder de fogo, mas um bom senso de liderança, experiência, estratégia e maturidade.(...)
Isso.
Capacidade de liderança para mim é o que pesa mais nisso. Saber explorar a capacidade de cada um no momento certo também. Nem tudo é ninjutsu ou taijutsu, vez que sabemos que Shikamaru não é versátil tendo apenas as variações do Kage Mane; mas a capacidade dele de liderança, percepção e controle da situação é bastante elevada.
Pra mim Shikamaru tinha mentalidade de jounin antes mesmo de terminar o clássico. Tanto que a própria Temari diz que ele daria um ótimo Hokage.
Os chunins tem poder de fogo jounin, mas não possuem a habilidade jounin. Nem TenTen, Ino, Hinata, Chouji, Kiba, Lee, eles precisam do direcionamento de um jounin, isso não é nada vergonhoso, tendo em vista o crescimento deles em habilidades (exceto TenTen). Isso também não é burrice; mas sendo assim não existiriam líderes natos.
O
ÚNICO que eu acho totalmente incoerente não ter se tornado um Jounin é o
Shino. O cara tem tudo para ser um Jounin, menos capacidade de se fazer audível. Vai ver por isso que não conseguiu.
Já a Sakura deve ser uma Jounin especial, como a Shizune o é, passando dela, claro, já que Shizune não é boa em lutas. Mas creio que a Sakura está totalmente apta para liderar um
esquadrão médico. Lembram-se que ela tomou conta do hospital na saga Pein? Ela ajudou em tudo, na logística, no tratamento dos feridos e ainda alcançou os ups like a Tsunade. Creio que ela é uma ótima jounin médica.
Sem se esquecer que o prodígio foi o Neji, e ele não possuía ninjutsu médico, ou algo como a inteligência do Shikamaru. Então existem outros parâmetros, creio que o Neji conseguiu liderança, apesar de isso não ter sido explorado...