Stuart escreveu: Vamos ver a mentalidade da galera se baseando nos fatos mais polêmicos.
(Só um pedido, como são assuntos polêmicos, tentem não discutir "ferozmente", ajam de acordo com as regras do fórum, para que o tópico não seja bloqueado. Obrigado!)
1. Você acredita em Deus?
2. Você é a favor do casamento gay?
3. Você é a favor do aborto?
4. Você é a favor da pena de morte?
5. Você acredita em vida fora da terra?
1 - Acredito, embora não ache que minha visão religiosa seja soberana. Vejo cada religião como uma manifestação cultural (base cristã, ocidental) e vejo Deus como uma entidade superior, acima de todas as religiões e suas diferentes formas de representar essa força ou conjunto de forças que governa o universo.
Meu conceito de Deus seria exatamente esse: independente de como é representado em cada cultura, de forma politeísta, monoteísta ou naturalista, Deus é a força ou o conjunto de forças que regem os princípios de funcionamento da vida e do universo.
2 - Do casamento civil, absolutamente a favor, já que se refere a uma garantia de direitos humanos, afetivos, sociais e de bens materiais. A espera do Direito e a esfera da religião devem ser separadas, de acordo com o conceito de Estado Laico. O conceito de família para o Estado Laico deve ser o mais abrangente possível para abarcar a grande maioria da população e suas diversas manifestações.
Já o casamento religioso entre pessoas do mesmo sexo é algo que compete a cada religião em especial, regido por sua cultura e dogmas próprios. Do mesmo modo que a religião não deve interferir no Estado no quesito do casamento civil, o Estado e a sociedade em geral devem respeitar o modo como cada religião concebe dentro de sua cultura essa união, se ela é permitida e aceita por determinada comunidade de acordo com seus princípios.
Eu vejo como duas coisas diferentes, com esferas, competências e raízes diferentes. O problema é quando um tenta invadir o espaço do outro. O Estado e o governo deve se preocupar com a garantia de direitos da população independente da raça, cor, religião, orientação sexual, entre outros.
3 - Sou a favor do aborto em condições muito específicas, como determinadas anomalias genéticas que colocam a vida da mãe em risco e que claramente independem o desenvolvimento do feto/embrião, que pode morrer durante a gestação ou mesmo não ter tanto tempo de vida pós-parto.
Em casos de estupro, sou a favor do acompanhamento das vítimas por médico, psicólogo, assistente social, etc., e que as crianças, caso seja atestado por uma equipe multiprofissional que não há condições dela ser criada por aquela pessoa e sua família, seja entregue à adoção. Acima da avaliação, deve estar a vontade da gestante em relação a isso, mas, ela deve ser totalmente amparada por profissionais qualificados.
Eu ainda não tenho uma opinião formada sobre a interrupção da gravidez nos casos de estupro antes da formação do feto, nos primeiros três meses.
Já em outros tipos de situação, sou bastante reticente ainda sobre o aborto. Não tenho tanto conhecimento sobre os projetos de legalização, embora reconheça o grave problema de saúde pública que são as clínicas clandestinas.
4 - Sou a favor da pena de morte para certos crimes hediondos, especialmente relacionados a assassinatos em massa e terrorismo, apesar de ver nisso uma questão muito pontual também. Se a pena de morte fosse uma solução realmente eficaz, os EUA seriam o país mais pacífico do mundo.
A questão é muito mais profunda que isso. Há muitas questões ideológicas e problemas sociais que fazem com que determinados crimes chocantes sejam recorrentes, mudando-se apenas os indivíduos que os cometem.
5 - Não tenho razão alguma pra não crer nisso. Não acho o ser humano tão especial quanto pensa que é. O universo é algo imensurável, então, já que não podemos ter certeza nem que sim e nem que não, a probabilidade de haver vida dada a extensão incalculável de tudo o que existe é que pode haver vida sim, talvez, de uma forma muito diferente da que estamos habituados.
Daí vem a questão: seríamos capazes de reconhecer quando víssemos? Será que não estaria esta resposta debaixo dos nossos narizes?
Última edição por Uchiha M em Sáb 10 Jan 2015, 02:40, editado 1 vez(es)