Bom pessoal eu vou dizer o que eu acho, mas é o que parece ser a verdade, pelo menos pela análise que eu fiz desde as primeiras vezes que o Tobi esteve em ação!
Bom antes de explicar pra vocês eu vou dar um pequeno exemplo par aque possam entender, lembram quando Garra tinha o Bijuu de uma Calda em seu corpo né, pois bem naquela época a areia protegia Gaara sem que ele ao menos tivesse conciencia, ou seja, qualquer ataque seria defendido pela areia que ficava naquela "cuia" tosca nas costa dele.
Agora vamos tentar entender esse Jutsu do Madara, eu acredito que ele possa usar sim o Jutsu de Tempo e Espaço para mandar tanto seu corpo, como partes dele. O Fato é que isso acontece tão rápido que ficamos com um imagem dele (como uma ilusão, brincadeira que agente faz com os desenhos em um caderno e começa a passá-los, cada folha passa tão rápido que temos a impressão que o desenho se move), pois bem é isso que acontece com aquele Jutsu, ele vai para outra dimensão e volta com tanta rapidez que de fato se tem a impressão de que ele foi atigindo, mas isso não acontece. No caso dos Insetos do Shino, Madara não podia voltar para o mesmo lugar, então ele teve que voltar da dimensão em outro lugar (no caso a árvore ao lado).
Bom agora quanto a como ele faz isso, eu volto no Gaara, é como se Madara mesmo inconciente (Não estou dizendo que seja assim, mas é que tudo indica pelos fatos já mostrados) é como se Madara possuisse um Jutsu de "Esquiva Perfeita", mesmo se ele for surpreendido pelo inimigo (como foi o amaterasu implantado por Itachi em Sasuke), mesmo sendo surpreendido Madara (O Jutsu dele de alguma forma automaticamente) leva seu corpo o parte atigida para outra dimensão e trás de volta em segurança para o mesmo lugar ou um lugar seguro.
Isso é o que eu acho, postem suas opiniões! ^^