Sakura Hokage ?
Ela não é forte o suficiente, não conseguiria defender a vila de modo algum, acredito que qualquer um que atacasse a vila que seja de Rank S, como a maioria da Akatsuki, seria uma enorme desafio para ela de vencer, e até mesmo Hidan daria grandes trabalhos a ela, isso sem conhecimento.
Hinata Hokage ?
Ela também não é forte suficiente, e eu nem imagino ela nesse posto, ela como líder do Clã Hyuga está ótima, consegue claramente coordenar o clã e torna-lo bem melhor e mais poderoso com as técnicas maravilhosas que ela cria, que servem para atacar, defender e ainda é suplementar.
Ino Hokage ?
Ela tem muito potencial em questão de conseguir avisar a vila, sentir inimigos, defender a vila mandando todos levantarem aquela barreira ou usar uma técnica, consegue fazer a vila trabalhar muito bem em equipe. Porém, dando de frente com o inimigo, ela não tem vantagem, a menos que o inimigo fique parado e não tenha conhecimento do Shintenshin ou Shinranshin, algo provável. Porém, ainda assim, acho que ela tem que ficar mais ofensiva para defender a vila.
Tenten Hokage ?
Nossa, não, ai pegou pesado. Tenten não tem a menor capacidade de dar de frente com alguém, não consegue comandar ou salvar a vila como as outras, nem mesmo consegue dar conta de administrar os assuntos da vila, acredito eu. Tenten é a que está mais distante, ainda precisa evoluir muito para virar Hokage.
De resto, acho que Ino, Hinata e Sakura tem capacidade de ser Hokage somente quando mostrarem mais, porém elas ainda são jovens, ainda tem um futuro enorme pela frente e podem se tornar personagens muito poderosas a chegar a esse nível.
---
Resposta ao tópico:
-Qual delas teria mais capacidade de defender a vila de uma invasão? Acredito que Ino, ela pode conectar todos telepaticamente, planejar vários ataques combinados, pode aproveitar em algum momento e pegar o inimigo com Shintenshin ou Shinranshin, mas se o inimigo der de cara com ela, frente a frente (Like a Hiruzen vs Orochimaru), ela perde feio..
Porém, a Sakura também tem potencial, mas sei lá, não acho que ela é ideal, já basta a Tsunade, não precisamos de uma cópia da Diva Tsunade.
-Qual delas cuidaria melhor da vila ? Qualquer uma delas, menos Tenten, que Kishimoto não quis explorar.
---
Bem, é minha opinião, preferiria a Ino no cargo do quê a Sakura.