Kaio (
@Sasuke ), você levantou algo interessante sobre o jogo do Real.
Também achei clara a posição de impedimento.
Enfim, vamos ver como o Madrid reagirá de agora em diante com essa "crise" que o clube enfrenta. Opinei anteriormente sobre a tática da equipe e a necessidade de ter um cabeça-de-área com maior poder de marcação, pois, a equipe tem uma característica muito aguda geralmente.
Além disto, o "melhor contra-ataque do mundo" não anda na melhor de suas fases, especialmente pelo rendimento de Bale e pela falta de um jogador que imprima maior velocidade no meio (vamos ver quando James voltar como isso se dará).
Ficou claro que o momento requer mudanças por parte de Ancelotti pra mexer com os brios do elenco. Contudo, considero o Real um gigante vivo. Não vou tomar esta partida como parâmetro diante de toda a capacidade que a equipe já mostrou e pelas peças que têm. É o atual campeão afinal de contas e pode atropelar qualquer equipe se voltar aos eixos.
Me parece que os jogadores andam sem foco e sem saber como reagir diante de uma derrota, estando com dificuldades pra "desligar o filme" a tempo antes da partida seguinte.
Além disto, ainda tiveram aquelas questões que causaram mal-estar no elenco (como a festa de Cristiano) que talvez estejam dificultando a união entre os jogadores.
O Bayern de Munique tá jogando o melhor e mais consistente futebol do momento, não só pelo placar da vitória contra o Shaktar. A fase é exatamente a oposta do Real. Está se apresentando como o maior favorito ao título pela constância e pelo equilíbrio nas peças que possui.
O Barça está numa crescente impressionante e já aparece como grande força novamente, se recuperando da temporada de altos e baixos passada. Isso se deve muito ao entrosamento entre o trio MSN. Mesmo sendo monstros, é claro que precisavam de um tempo para entender a movimentação um do outro e o melhor meio de atuarem juntos.
Suárez está numa ótima crescente agora e isso contribuiu muito para os sucessos recentes do time catalão. Messi também voltou a ser extremamente eficiente e Neymar tem desequilibrado, com gols e abrindo espaços para a equipe. Estão se encontrando e deixando de ser apenas peças valiosas individualmente.
O Porto a meu ver não tem forças para ser uma surpresa contra o grande trio citado acima. Eliminou com facilidade um dos times surpreendentes da primeira fase, mas, ainda não foi testado contra uma equipe com maior poderio financeiro, tático e técnico nem na primeira fase, nem nas oitavas. É uma incógnita pra mim, mas, não acho que tenha chances caso pegue o big trio.
O PSG demonstrou ter forças para lutar. Ainda vejo o time parisiense abaixo tecnicamente, mas, é uma equipe que em um bom dia pode sim se igualar aos maiores favoritos. Ibra precisa voltar aos eixos e acompanhar o ritmo dos demais. Ele tem me passado a impressão de estar desmotivado no Paris. O elenco é muito qualificado e permite interessantes variações táticas.
Sobre os demais, vamos aguardar. Semana que vem, tem mais.