No último domingo tivemos a exibição do episódio 076 e com ele a mais nova abertura do animê. Se tratando da opening, no qual acredito que tenha sido o ponto forte, destaco duas passagens de cena: Sasuke e Sarada, e o bebê incógnita - Ou nem tanto assim rs.
É de conhecimento que desde o lançamento do arco da Sarada o fandom foi surpreendido pela distância do Sasuke de sua família, em especial a Sarada que foi a maior vitima dessa missão que resultou nessa ausência paterna. Todavia, apesar de ter existido sim essa ausência, pouco se discute sobre o período em que o Sasuke ficou junto de sua família em konoha, como mostrado nas lembranças dos primeiros passos da Uchiha (Gaiden) e reforçado nessa opening do animê em que o Sasuke aparece caminhando junto da Sarada antes de desaparecer. E não, não foi algo aleatório.
A novel do filme Boruto destaca a passagem de dez anos do Sasuke em que esteve em missão, entretanto sabemos que essa missão excepcionalmente sigilosa, revelada em reunião com com os kages se iniciou no mandato do Naruto. Período em que a Sarada já era nascida e com uma idade relativamente expressiva, considerando a linha cronológica do filme The Last que mostra o Boruto crescido antes mesmo do Naruto se tornar hokage. Oque nos leva a ideia desses dez anos de missão estar abrangendo eventos que antecedem o nascimento da Uchiha e não que o Sasuke ficou literalmente dez anos afastado de sua família!
Oque coincide com o diálogo do Sasuke para os kages sobre ter começado suas pesquisas pouco tempo após a derrota da Kaguya (Lembre-se que o Sasuke se demonstrava incomodado desde o capítulo 699) e assim ter chegado a conclusão de uma ameça maior que a Ōtsutsuki, oque resultou em seu afastamento. Dito isso, entende-se que enquanto a Sarada tinha no minimo 05 anos de idade o Sasuke ainda não havia entrado nessa missão sigilosa que o afastaria de Konoha, mas sim desenvolvendo pesquisas sobre Kaguya enquanto ainda residia na vila com Sakura e Sarada.
Outros pontos que corroboram para isso é os próprios posicionamentos da Sarada ao longo do gaiden. No capítulo 700.03 ao ser perguntada pelo Naruto sobre o Sasuke, Sarada responde que não se lembrava DIREITO dele; no capítulo 700.08 onde tivemos todas as recordações da Sarada foi nos apresentado o Sasuke ajudando a Sarada a andar; no mesmo capítulo, Sarada antes mesmo de começar a usar óculos indagando 'onde está' o Sasuke e a Sakura respondendo que ele TEVE QUE SAIR para trabalhar — Oque reforça sua estadia até esse dia em konoha.
Saindo desse assunto e indo ao segundo ponto, o bebê. Caso se confirme de ser a Sarada - Oque tem tudo para ser em vista do contexto da abertura - existe a possibilidade do animê abordar o nascimento da Uchiha, ainda mais considerando que a Karin se fez presente nesse atual arco.
Agora falando do episódio em si, apesar de não ter tido nada incrível, em minha opinião, foi legal ver a interação entre a Sarada e a kuchiyose de seu pai, Aoda. Pertinente destacar que o Aoda já possuía conhecimento da existência da Sarada, assim evidenciando o lado orgulhoso do Sasuke com sua filha, já que era única pessoa que se encontrava em posição de ter informado o Aoda.
Indicado pela prévia do episódio anterior, Sakura também marcou presença nesse último episódio. Sempre será gratificante ver ela atuando em sua área. Percebo que a personagem foi deslocada do hospital de Konoha para uma base médica dentro da "área do hokage". Tivemos também diálogos entre Sakura e Hinata, achei importante um momento de reflexão diante das ações dos seus filhos. Esse momento até possibilitou notarmos um contraste entre o posicionamento da Sakura para a primeira e segunda fuga da Sarada. Gosto do significado que a palavra 'shinobi' representa para a família Uchiha!