E o que a Kaguya tem a ver com isso tudo? Hagoromo admitiu que ela era mais forte do que qualquer um, ela era mais forte do que ele. Ele sozinho não conseguiria derrotá-la. E você usa a luta de Naruto e Sasuke vs. Kaguya para dizer que Hamura é superior a eles?
A explicação foi mais porque você deu a entender que o Byakugan não faz diferença. Foi apenas um exemplo de como o Byakugan pode trollar até mesmo um user de Rinegan+Sharingan e um usuário de Senjutsu do Rikudou.
Não me lembro do Hamura lutando, nem de praticamente nada do seus poderes, então pra mim Naruto e Sasuke são superiores. Se eu não vi e nem li nada de grandioso sobre uma pessoa, como vou dizer que ela é isso ou aquilo?
Hamura era um cara de Byakugan/Tenseigan com 50% da Jūbi (eu achei que não, mas nosso amigo Jean Aguiar postou e realmente ele tinha). Isso não é o bastante pra mim dizer que ele é superior a Naruto e Sasuke. Nunca vi ele fazer nada, nunca foi sequer dito algo sobre o que ele podia fazer.
Se você conhece o potencial dele e tem como me mandar alguma imagem do mangá ou algo equivalente, receberei com o maior prazer.
Fora isso, o que ele tem? Foi mostrado ou dito ele usando? Senão, fica difícil considerar.
-Foi dito que Tenseigan = ou > Rinegan
-Foi mostrado o Toneri começando um Jutsu de drenagem do Hamura(mas no nível dele) que colocou Naruto de quatro em menos de 1 segundo(Naruto >> Qualquer outro personagem em quesito quantidade de chakra = Ajoelhado no chão sem chakra, imagina isso usado na potencia do Hamura, e contra ninjas que tem menos chakra que o Naruto??)
-Foi dito que ele possuiu metade do Juubi
-O Toneri cortou a lua ao meio usando o Chakra dele(como já disse a
@Momo-sshi um random Otsukisuki); sendo que o Chakra do Hamura residia na Hinata.
-Gudou Damas
-Modo de Chakra like a Senjutsu turbinando todo o corpo(considerando que os mantos de Chakra são sustentados pelo chakra do user e novamente o chakra do Hamura estava na Hinata² e não no Toneri, logo o manto do Toneri era mais fraco que um usado pelo Hamura)
Vou procurar a pagina sobre o Hamura no Retsu no Sho, tem uma informação la, mas eu não lembro agora aqui.
Só com isso eu não vejo o Sasuke e Naruto >> Hamura, é o mesmo que você considerar o Hagoromo usando todo o potencial do Rinegan num nível absurdamente maior que o apresentado por Nagato/Sasuke/Obito/Madara, pois ele tem mais chakra/experiencia que esses ai, o Toneri era muito inexperiente para mostrar o poder do Hamura e nem detentor de nenhum tipo de poder dele.
-Ele não tem relação direta com o Hamura(diferente de Sasuke/Madara)
-Ele nasceu cego e não sabia usar nem o primeiro estagio do Tenseigan(Byakugan)
-Ele despertou o Modo Tenseigan em meio da luta com o Naruto(pouco tempo para saber o que o modo o proporcionava)
-Ele não sabia controlar nem mesmo metade do poder que adquiriu(tanto que foi a causa de sua derrota no final do filme)
-Ele não tinha o Chakra do Hamura(diferente de Naruto/Madara/Sasuke/Obito que ganharam o poder/chakra do Rikudou, direta ou indiretamente).
Ainda assim, ele mostrou o suficiente para dizer que o Hamura não era alguém nível Naruto e Sasuke.
Pelo que li na Wiki Naruto, ele só tinha o Selo Yin, as Gudōdamas e ajudou o Hagoromo a realizar o Rikudō Chibaku Tensei, que é um jutsu do Rinnegan, porém, utilizado como um selamento através dos dois selos (Yin e Yang).
A Wiki Naruto esta desatualizada... O The Last e Retsu no Sho falam mais do Hamura.